O navio mercante liberiano “Sileb” chegou no meio da manhã de domingo (15/MAR) a Porto Alegre. Medindo 182,8 metros de comprimento e possuindo 30,51 metros de largura, o “Sileb” trouxe para a capital de nosso estado um carregamento de sal marinho. Cujo volume é estimado em cerca de 9.000 toneladas.
Sua viagem começou pelo porto de Areia Branca, localizado no estado do Rio Grande do Norte. E contou com uma escala junto ao porto de Santos (SP), ocorrida entre os dias 04 e 10 de março para descarregar 26.500 toneladas de sal.
A atracação do “Sileb” junto ao cais Navegantes, do porto de Porto Alegre, se deu às 11:30. E ela marca a única carga alimentícia que o nosso porto recebe de origem nacional. Já que o trigo que nós aqui recebemos vem do mercado externo, normalmente argentino. E chega por meio de navios e barcaças. Sendo que no caso das barcaças, este produto foi carregado no porto de Rio Grande. Em uma operação de transbordo, que muitas vezes visa apenas aliviar o peso do navio para permitir que ele chegue a Porto Alegre. É diante desta situação de empobrecimento progressivo do papel e do valor estratégico e econômico do porto de Porto Alegre. Que eu convido o leitor a refletir sobre o seu futuro.
Muito Obrigado!
Vanderlan Vasconselos
Fotos: Carlos Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário