Somente na manhã de sexta-feira (27/FEV) é que a Superintendência de Portos e Hidrovias – SPH providenciou a retirada de boia luminosa encarnada que se encontrava fora de posição nas águas do Guaíba. A mesma que faz parte da sinalização do Canal do Cristal se desgarrou na manhã de terça-feira (24/FEV). Dia em que dois navios, conduzidos pelos práticos da Lagoa dos Patos chegaram a Porto Alegre. Pelo profissionalismo o serviço de praticagem da Lagoa dos Patos informou SPH sobre o fato. E enviou cópia da mensagem à Marinha do Brasil, que é a autoridade marítima brasileira. E que cuida de tudo o que diz respeito a navegação.
O deslocamento da posição da referida bóia causava não só um inconveniente, como um perigo à navegação. A retirada da mesma de onde se encontrava é, sem dúvida um ponto positivo. No entanto é lamentável a demora para que isto fosse providenciado pela autarquia estadual. Cuja sede esta a menos de 10 Km do local aonde ela veio a encalhar.
Vale apena lembrar, que neste período o navio-tanque “Zeugman”, que transporta carga inflamável produzida pelo Polo Petroquímico de Triunfo, passou duas vezes pelo local. O navio mercante “Crimson Majesty” de 179,97 metros de comprimento e 30 metros de largura chegou. E o navio mercante “Santa Katarina”, aquele que encalhou em frente ao cais Navegantes, e que se encontra mal sinalizado até os dias de hoje. Também passou pelo local aonde a boia se encontrava encalhada, quando de sua partida do nosso porto. Além de muitas outras embarcações menores que circularam pelo local, como as barcaças-tanque que carregam carga perigosa, as barcaças graneleiras e o catamarã que transporta passageiros entre Porto Alegre e Canoas.
Foto: Carlos Oliveira
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