Passava do meio dia quando a forte neblina começou a se dissipar na terça-feira (19/AGO). Com isto a navegação retornou a sua atividade. E entre as embarcações que aproveitaram a melhora das condições climáticas, estava a corveta “Imperial Marinheiro” da Marinha do Brasil. Atracada junto ao cais Mauá, do porto de Porto Alegre. Ela partiu logo em seguida rumo ao porto de Rio Grande. Aproveitando a viagem para dar prosseguimento no trabalho de vistoria da qualidade da sinalização náutica entre a capital do estado a cidade de Rio Grande.
A Marinha do Brasil, na qualidade de autoridade marítima brasileira esta sempre atenta a segurança da navegação. Motivo pelo qual sempre realiza vistorias visando identificar as possíveis deficiências e providenciar sua correção. Para que com isto a navegação tenha sempre a melhor qualidade possível. Fato importante na prevenção de acidentes. Que do ponto de vista econômico se traduz na cobrança de seguros mais baratos para os navios que transitam em áreas melhor sinalizadas. Que consequentemente possuem um índice menor de encalhes e acidentes.
Neste ponto é importante salientarmos que nos últimos anos tem havido muitos casos de encalhes em nossos canais interiores. Sejam na área de Pelotas, como na de Porto Alegre. E isto á serve como um alerta para a autoridade marítima. Pois mostra que nem tudo esta bem. Merecendo por tanto uma trabalho mais atento e minucioso para avaliar a real situação do trecho em questão.
Para o leitor do blog. Os encalhes não são novidades. Pois sempre que eles ocorreram nós os noticiamos. Já para quem esta lendo pela primeira vez, isto pode parecer uma novidade. Devido, principalmente ao fato do assunto ser pouquíssimo comentado pela imprensa. Não que ela não divulgue o assunto. Mas pelo simples fato da notícia não ser divulgada pelos órgãos competentes. Principalmente a quem cabe cuidar e manter a nossa hidrovia em perfeito estado. Que é a Superintendência de Portos e Hidrovias – SPH.
Por este motivo quando nós podemos constatar que a Marinha do Brasil esta realizando uma vistoria. Nós temos de ver isto como algo positivo. Indica que há, Por parte da Autoridade Marítima Brasileira a preocupação com a qualidade da mesma. E que ela não esta esquecida. Que há uma cobrança para que a sua manutenção seja feita. Pois se assim não fosse. Certamente ela estaria num estado muito pior. Já que hidrovia e portos interiores não são prioridade dos nossos governantes há muitos anos.
Foto: Carlos Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário