O navio-tanque “Gas Cathar” chegou às 08:56 da manhã de sexta-feira (05/SET) a Porto Alegre. Transportando um carregamento estimado em 2.000 toneladas de gás liquefeito de petróleo – GLP, seu destino era o Terminal de Gás do Sul – TERGASUL, operado pela PETROBRAS, e que se localiza no município de Canoas, as margens do rio Gravataí.
Um fato que chamou a atenção foi o horário da chegada do navio. Que foi mais cedo e esta relacionada com o término do inverno e a aproximação do período de verão. Quando o Sol amanhece mais cedo e se põe mais tarde. E isto permite aos navios iniciarem sua navegação também mais cedo. Fato que lhe é vedado na área de canais artificiais. Seja no conjunto de canais que compõe a Feitoria ou que compõe o Guaíba. Pois os mesmos são estreitos, sinuosos e com deficiência em sua sinalização náutica. O que representa um perigo à navegação. Já que por eles transitam navios de grande porte ou com carga perigosa. E o cruzamento entre estas embarcações sempre acarreta um risco. Que durante o dia é minimizado pela possibilidade dos navios se verem mutuamente. Mas no torno da noite é potencializado pelos problemas acima referidos de má sinalização, sinuosidade e pouca largura.
Penso que reconhecer estas carência e dificuldades é o primeiro passo para mudar a situação. E é por este motivo que aqui escrevo insistentemente sobre o assunto. Como forma de buscar uma mudança. Que certamente vai ser muito benéfica a todo o povo gaúcho. Contribuindo para que nós possamos progredir econômica e socialmente. Pensem nisso!
Foto: Carlos Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário