sábado, 7 de julho de 2012
“Van Star” atracou com carga vinda do Canadá.
O navio mercante “Van Star”, de bandeira chinesa, atracou na manhã de quinta-feira (05) com um carregamento de 10 mil toneladas de insumos para a indústria de fertilizantes. Medindo 199,98 metros de comprimento e com largura máxima de 32,24 metros o navio passou 28 dias esperando para atracar no porto de Santos. Esta espera que ocorreu entre a manhã do dia 9/6/2012 até a noite do dia 27/6/2012 foi influencia não só pelo grande movimento do maior porto brasileiro, mas também pela paralisação realizado pelos 7 mil trabalhadores avulsos santistas. Após sua entrada o navio atracou no terminal da empresa Cargil onde estava prevista sua operação de descarga até a noite do dia 30/6/2012. Concluído seu descarregamento para este porto o navio seguiu rumo a capital do RS. O porto de Porto Alegre é o segundo e último desta viagem pelo Brasil, que se iniciou na cidade canadense de Vancouver.
O “Van star” foi construído no ano de 2011, o que o torna um navio extremamente novo. Isto ocorreu no estaleiro Shin Kasado Dockyard, da cidade japonesa de Kudamatsu. Seu armador é a empresa Northstar Shipmanagement, com sede na cidade de Hong Kong, China.
Como podemos ver, dois são os fatos marcantes relacionados ao “Van Star”. O primeiro é sua demora em atracar e descarregar nos portos brasileiros. Fato que sem dúvida encarece sua viagem e acarreta aos importadores, que o alugaram, um custo muito maior do que o planejado. Custo este que será necessariamente repassado à cadeia produtiva.
Já como segundo fato, devemos destacar sua baixa idade. Um indicativo da grande dinâmica da construção naval atual. E que desejamos possa ser aproveitada também pela indústria de construção naval brasileira. Pois não podemos ficar na dependência única e exclusiva de um único projeto, financiado com recursos públicos e que visa atender a Petrobras e ao pré-sal. Temos de conquistar novos mercados, novos clientes, pois somente assim a indústria naval obterá o sucesso e terá vida longa.
Foto: Carlos Oliveira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário