Atracou no porto de Porto Alegre, no meio da tarde deste sábado (14) o navio mercante "Eva". A embarcação que Possui como porto de registro a cidade de Valleta, na ilha de Malta, mede 190,8 metros de comprimento e possui largura máxima de 30 metros. Até o ano passado, antes de ser vendido, possuía bandeira sul-coreana e seu nome era "Ocean Royal". Foi construído no ano de 1987, pelo estaleiro Hanjin Heavy Ibdustries, da cidade de Pulsan. E seu atual proprietário é a empresa grega Vulcanus Technical Maritime Entreprise, com sede em Atenas.
Sua viagem iniciou-se no porto israelense de Ashdod no dia 03 de maio. De lá rumou para o porto brasileiro de Paranaguá, chegando no dia 25 de maio, ocasião em que fundeou fora da barra. Sua espera para entrar no porto se prolongou até o dia 04 de julho. Ocasião onde recebeu autorização para entrar e fundear em seu interior. Sua atracação em definitivo só veio a ocorrer, finalmente no dia 05, às 16 horas. A operação de descarga ocorreu até o dia 10, quando às 23:55 finalmente o navio partiu de Paranaguá rumo a Porto Alegre. E em nosso porto esta previsto que o mesmo descarregue cerca de 10.362 toneladas de insumos para a indústria de fertilizantes.
Como podemos constatar, um dos fatos que deve atrair toda a atenção das classes governantes é a política para fortalecimento do setor portuário. É inadmissível e sem justificativa o fato de um navio ter de ficar fundeado ao largo de um porto por mais de 40 dias para poder operar. Esta espera representa um custo elevado de aluguel da embarcação, que o importador tem de arcar. Elevando de forma assustadora o custo em toda a cadeia produtiva. Drenando dólares de nossas reservas cambiais sem nada trazer de volta. Pois este pagamento ocorre a título de nossa ineficiência. É por este motivo, que devemos cobrar de nossos governantes mais investimentos para o setor. A espera do navio no porto de Paranaguá eleva o preço do produto no porto de Porto Alegre. E nós não podemos pensar que este problema só ocorre com os outros portos. E que o nosso é uma maravilha. Temos de cobrar novos investimentos para os nossos portos, para que quando o movimento ocorra não sejamos mais um porto a mostrar sua ineficiência. Temos de nos preparar para o futuro, que já chegou. Pois se não o fizermos, vamos perder cargas e navios para os outros portos, melhor preparados. E ficaremos sem os empregos e as receitas que isto nós pode gerar. Investir nos portos e na hidrovia é gerar empregos, baratear o custo de vida e ter um Estado mais forte economicamente, para nós e para nossos filhos.
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