Atracou no final da manhã de domingo (29), no cais Navegantes, do porto de Porto Alegre, o navio panamenho "Santa Theresa". A embarcação que pertence ao armador Rudolf A. Oekter possui 189,9 metros de comprimento e 32,26 metros de largura. Sua viagem iniciou-se em 23 de junho, no porto alemão de Hamburgo. Sendo que sua última escala ocorreu no porto de Rio Grande, onde descarregaram 20 mil toneladas de cloreto de potássio granulado. Já na capital do estado, esta prevista o descarregamento de 14 mil toneladas de seus porões.
A execução da construção deste navio coube ao estaleiro japonês Kawasaki Heavy Industries, da cidade de Kobe, no ano de 2008. Sendo que seu projeto é semelhante ao de outros navios como o "Santa Isabella", "Santa Anna", "Santa Elena", "Santa Phoenix", "Santa Ursula" e "Santa Katarina". As diferenças, quando ocorrem, são mínimas, e refletem melhorias desenvolvidas a partir de constatações práticas no desempenho do navio em operação. Esta realidade demonstra também, o quanto a indústria naval pode obter de redução nos custos ao produzir vários navios a partir de um único e bom projeto. Pois as peças e partes do navio passam a ser produzidas em escala, e não mais uma a uma. A economia não se dá apenas na escala de produção, mas também na fase de estudos e definição das características do navio. É por isto que é importante incentivar o desenvolvimento de nossa indústria. Buscando sempre agregar o que há de mais moderno em termos de equipamentos e conceitos. Pois é isto que a tornará uma indústria competitiva para enfrentar os desafios dos dias de hoje.
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