terça-feira, 17 de julho de 2012

Navio mercante “Ultra Initiator” atraca com carga de cloreto de potássio.


 Chegou ao porto de Porto Alegre, na manha desta segunda-feira (16) o navio “Ultra Initiator”, de bandeira panamenha com um carregamento de 10 mil toneladas de cloreto de potássio. A carga embarcada originalmente no porto canadense de Vancouver destina-se à indústria de fertilizantes. Em sua viagem pela costa brasileira, o navio fez uma escala no porto de Paranaguá antes de vir para a capital de nosso estado.

Construído no ano de 2007, pelo estaleiro japonês Mitisui Tamano Engineering & Shipbuilding, a embarcação mede 190 metros de comprimento e possui largura máxima de 32,26 metros. Para as operações de descarga o navio esta equipado com quatro guindastes de bordo, com capacidade de içamento de até 30 toneladas cada.

A vinda de mais um navio de grande porte à capital de nosso Estado é sempre motivo de alegria, Pois demonstra nossa capacidade de receber navios de longo-curso, ou seja, que fazem rotas internacionais. Fato que deve ser estimulado, pois possibilita uma interação mais completa no tocante ao comércio exterior. Trabalhar esta realidade para que surja uma rota comercial fixa deve ser um objetivo a ser perseguido. Possibilitando com isto não só que nosso porto seja um tradicional recebedor de cargas, mas que também possa enviar cargas para outros países no trajeto de volta dos navios que aqui aportam. Quem sabe um dia esta realidade possa se repetir novamente. E o porto da capital retome seu potencial a muito perdido de também embarcar cargas em grandes volumes.

Ainda sobre a chegada do “Ultra Initiator” devemos fazer o registro de um fato preocupante ocorrido durante sua manobra de atracação. Na qual o mesmo realizou o giro em frente ao Cais Navegantes, local em que, pelas suas dimensões não lhe é permitido, por questões de segurança, realizar tal manobra. Esta situação ficou muito clara após o encalhe do navio mercante “Santa Katarina” no ano passado. E segundo as normas internacionais, adotadas pela Marinha do Brasil, o local apropriado para a realização do giro para este tipo de navio é em frente ao Cais Mauá. Por sorte, nenhum incidente ocorreu desta vez. Mas caso algo tivesse ocorrido certamente o Estado seria corresponsável pelo mesmo, por exercer o devido controle sobre uma área sob sua responsabilidade. Não é preciso lembrar, que por ali também passam os navios que se destinam ao Polo Petroquímico de Triunfo e ao terminal de gás do rio Gravataí. Qualquer impedimento na livre circulação deste tipo de embarcações acarretaria sérios prejuízos econômicos a sociedade gaúcha. Com risco de desabastecimento de gás GLP e com comprometimento na produção industrial do polo petroquímico. Que em última instancia resultaria na perda de arrecadação de impostos e tributos pelo Estado. Com relação a este fato, devemos deixar bem claro que o Estado não pode ser ou manter uma postura reativa. Agindo apenas quando um fato surge ou buscando atender as demandas existentes. Cabe ao Estado moderno, ser um agente proativo. Identificando situações perigosas com antecedência e agindo antes que as mesmas ocorram. De forma a evitar não só problemas futuros; mas a possibilitar uma sociedade melhor de se viver. Creio ser este o tipo de administração pública moderna que todo cidadão deseja. E não custa nada reafirmar esta opção, principalmente neste que é um ano de eleições municipais.

Navio mercante "Ultra Initiator" chegando ao porto de Porto Alegre. Navegando em frente ao Cais Mauá, com bacia de evolução superior a 400 metros de largura.

Navio mercante "Ultra Initiator" em frente ao Cais Navegantes cuja bacia possui no máximo 300 metros de largura e contava com dois navios mercantes atracados junto aos cais.
Início da manobra de giro do navio mercante "Ultra Initiator" entre os navios "Santa Anna" e "Eva".

Manobra de giro sendo executada, no alinhamento entre os armazéns D-2 e D-3 do cais Navegantes.

Após concluída a manobra o navio é levado de ré para sua posição de atracação em frente ao armazém D-4.

Fotos: Carlos Oliveira

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