sexta-feira, 11 de maio de 2012

Navio mercante “UBC Sagunto” atraca garantindo a manutenção de empregos.


Na manhã desta quinta-feira (10) atracou no porto de Porto Alegre o navio mercante “UBC Sagunto”, registrado no porto de Limassol – Chipre. O mercante que mede 171,93 metros de comprimento e possui largura máxima de 28 metros veio ao nosso porto para descarregar 9.000 toneladas de fosfato monoamonico granulado – MAP. Antes disto, o navio que teve sua carga embarcada no porto norte-americano de Morehead City, também fez escalas nos portos de Aratu, na cidade de Salvador – Bahia (18/ABR) e Rio Grande (RS). Oportunidade onde descarrego outras 9.145 toneladas de MAP.

Em Porto Alegre a operação de descarga do navio esta a cargo da empresa D&F LOG – Logística e Representação Ltda. Que foi nomeada pelo importador da carga para executar esta tarefa. Sendo que a cada turno de 6 horas de trabalho são gerados no mínimo 12 vagas para os Trabalhadores Avulsos Portuários – TAP. Durante a permanência do navio no porto o mesmo necessita ter um vigia, e na operação abordo um capataz, dois contramestres, quatro varredores que auxiliam na remoção da carga situada nos cantos do porão e na limpeza do convés durante a operação, dois operadores de guincho/guindaste para operar os guindastes de bordo com capacidade de 30 toneladas cada, e dois operadores de retroescavadeira para colaborar na formação do monte onde o guindaste do navio vai pegar a carga a ser removida. Em terra o trabalho exige dois homens para a operação do funil, dois na varrição e limpeza do cais, e um motorista de retroescavadeira que junta a carga por ventura derrubada no cais e a coloca no caminhão se a mesma estiver limpa, ou a leva para o setor de descarte de material contaminado. Esta estrutura dobrada se justifica em virtude de se trabalhar em dois porões concomitantemente. E para finalizar, devido ao tamanho do navio, nas manobras de atracação e desatracação são empregados mais sete trabalhadores, sendo um na função de chefe da equipe e os demais na colocação e retirada dos cabos de amarração do navio ao cais.
Como se pode observar, a cada navio que o porto de Porto Alegre recebe há a manutenção de um grande número de empregos. Que não se limitam aos TAP, mas que também inclui os motoristas dos caminhões que vão transportar a carga para o depósito, dos conferentes, dos funcionários responsáveis pelo recebimento da carga no destino final, o prático responsável pela condução do navio e a tripulação dos rebocadores que o auxiliam nas manobras de atracação e desatracação. É por isto que os portos são um importante instrumento capaz de gerar emprego, riqueza e garantir o nosso crescimento econômico. Defender o seu fortalecimento é defender o desenvolvimento do Brasil. Pois se hoje nosso porto esta sendo utilizado muito abaixo de sua capacidade, não podemos nos esquecer de que no passado ele já foi muito mais dinâmico e próspero. E que a volta desta condição depende da nossa capacidade de ver nele seu potencial e de acreditar que nele se encontra a solução de muitos problemas que hoje nos afligem (estradas ruins e congestionadas, poluição, elevado custo de transporte).
Investir nos portos, na construção naval e no transporte marítimo e hidroviário é a solução mais barata que podemos ter.
Fotos: Carlos Oliveira


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