No dia 1º de outubro, quarta-feira, data em que a Superintendência de Portos e hidrovias – SPH comemorou os seus 63 anos de fundação. Considerando neste cálculo o tempo do antigo Departamento Estadual de Portos Rios e Canais – DEPRC, do qual ela se originou. Fui homenageado, com a apresentação de minha fotografia, na galeria dos ex-superintendentes. Na ocasião também foi apresentada a fotografia do superintendente que o antecedeu, Gilberto Cunha e do que me sucedeu.
Lamentavelmente a cerimônia coincidiu com o período eleitoral. Que possui regras específicas, e que restringe a participação dos candidatos em cerimônias públicas. Por este motivo, coube ao meu fiel companheiro e ex-assessor superior Carlos Oliveira a tarefa de representar-me.
Presentes, prestigiando o evento, além de funcionários e prestadores de serviço da autarquia, se encontrava o representante do Comando do 5º Distrito Naval, Capitão-de-Mar-e-Guerra Luciano Peres de NOVAIS; o Delegado da Capitania dos Portos em Porto Alegre, Capitão-de-Fragata Carlos Henrique de Lima ZAMPIERI; a coordenadora para a área do porto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA Isaura Streit; e o representante da Associação Brasileira dos Terminais portuários, Sérgio krisch.
Para mim este momento é muito representativo. Pois fecha um ciclo de minha vida pública. No qual pude não só trabalhar, mas principalmente, contribuir para o melhoramento da qualidade do serviço público estadual. E isto ocorreu e se materializou em inúmeros atos:
Como foi o que resultou no início da remoção das embarcações que ali se encontravam atracadas, há anos. Inicialmente foi o navio-tanque “Pernambuco”, seguido dos navios “Laranjal” e “Porteiras”.
O recebimento da posse legal e a realização de todos os trâmites para a venda dos cascos dos navios paraguaios “General Bernardino Caballero” e “Mariscal Felix Estigarribia”, em leilão.
A conclusão da instalação do sistema de segurança ISPS-Code. Fato que possibilitou a inspeção e aprovação do porto de Porto Alegre pelos órgãos fiscalizadores federais.
A identificação de falhas e sua correção, de procedimentos internos que resultavam em perdas financeiras para o Estado. E cuja documentação apresentada permitiu, ao Estado, iniciar processo investigativo do porque isto ocorria. No qual ele busca o ressarcimento dos valores pagos a menor.a
A regularização, assinatura contratual e inauguração do Transporte Hidroviária de Passageiros entre Porto Alegre e Guaíba com CATAMARÃS.
A manutenção do processo de dragagem dos canais artificiais do Guaíba e da Lagoa dos Patos durante todo ao ano de 2011 e início de 2012.
A manutenção de transformadores empregados na área operativa. Cuja manutenção era inexistente. Fato que os colocava em situação de extremo perigo.
A remoção do ASKAREL que havia vazado de um transformador. E que representava perigo a via humana.
A retirada da SPH do Cadastro Informativo dos Débitos não Quitados – CADIN.
A ampliação do espaço destinado ao escritório do Ministério da Agricultura. Órgão de vital importância e obrigatório em todo porto comercial. E que assim pode ter maior conforto para instalar seu pessoal.
E finalmente a ampliação da arrecadação da SPH. Que neste um ano de trabalho dobrou o seu valor real. Apenas corrigindo os erros existentes. Já que o movimento do porto se manteve e o valor do serviço cobrado não foi majorado.
Estes são apenas alguns dos exemplos que me lembro neste momento. Pois me marcaram e vão ficar em minha lembrança para o resto da vida. Ter trabalhado no porto, me abriu os olhos para a sua importância. Tanto é que meu blog VCVESTEIO continua, até os dias de hoje, divulgando a navegação e sua importância.
Por este motivo agradeço do fundo do meu coração, a singela homenagem realizada nesta tarde ensolarada de primavera.
Muito Obrigado!
Vanderlan Vasconselos
Fotos: Roberto Schuh – SPH DIVULGAÇÃO
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