Quando o navio mercante “BBC Austria” chegou a Porto Alegre para ser carregado com 12 transformadores, recebi da parte do Carlos César a proposta de não divulgá-lo de imediato. O objetivo era o de comprovar que as operações de carregamento não são valorizadas pela atual administração da Superintendência de Portos e Hidrovias – SPH. O motivo pelo qual isto ocorre é inexplicável. Pois ele foge a lógica de todo o porto comercial, no qual tão importante quanto receber cargas, embarcá-las, também é importante.
Assim, o navio chegou e nenhuma linha foi escrita pela dita autarquia pública, sobre sua chegada. Na sequencia, o Carlos César sugeriu o envio de material para a imprensa. Sendo que o veículo escolhido foi o “Jornal do Comércio”. Um jornal com 80 anos de vida. E que é reconhecido e lido no meio empresarial gaúcho. O fruto desta iniciativa resultou na publicação de uma pequena matéria na prestigiada página 2, da edição de sexta-feira (08/NOV). Mesmo isto tendo ocorrido, nada foi escrito pela autarquia. Nenhuma linha nas poucas matérias divulgadas pelo site oficial da SPH ou da Secretaria de Infraestrutura fez referência ao fato. O Estado do Rio Grande do Sul simplesmente desconsiderou a operação. E isto é realmente muito constrangedor.
Talvez isto justifique o comentário que o gerente do escritório local da Agência Marítima Orion fez sobre o ano de 2013. Classificado com “muito ruim”. Revelando de forma indireta, as dificuldades que a empresa vivenciou. Mesmo sendo a única que consegue realizar operações de embarque por Porto Alegre.
A mesma realidade persistiu, por parte da Superintendência de Portos e Hidrovias – SPH, com a chegada do rebocador “TS Atirado” e da balsa “TS-6”. Nada foi escrito ou mencionado sobre a nova operação de embarque. Como se ela não existisse. E a operação era do conhecimento geral da administração da autarquia. Diante deste fato, o que nos resta é levantarmos questionamentos sobre o porquê deste silêncio. Será que o Estado não tem interesse em divulgá-lo? Se isto for verdade, porque motivo isto ocorreria? Ou será que embora o Estado tenha interesse em divulgar os bons fatos, as boas notícias, quem não o tem é a autarquia! E neste caso por quê? Quais são os interesses envolvidos. Onde só se divulgam os navios que aqui aportam e descarregam e os que embarcam não merecem uma simples citação.
A certeza é que se isto esta ocorrendo, e se há alguma culpa. Ela é do Estado. Que escolhe mal os seus administradores!!!. E que por este fato podem por a perder, todo um programa de governo. Elaborado para gerar o melhor resultado possível. Mas que inexplicavelmente não deslancha. Gerando no final das contas resultados pífios para o governo mostrar. E que por mais que sejam dourados, serão sempre minguados e capengas.
Pensem nisso. Pois o que esta sendo dito aqui foi percebido por quem não só entende do assunto, mas o vivencia com muita atenção.
Muito Obrigado!
Vanderlan Vasconselos
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