Em matéria divulgada pelo site oficial da Superintendência de Portos e Hidrovias – SPH, referente à chegada do navio mercante “Just Fitz III”. E que teve parte do seu conteúdo reproduzido pelo jornal “Correio do Povo”, na edição de 19/NOV/2013, em sua página 6. Há um erro grosseiro por parte da autarquia estadual.
Nela foi dito que o navio mercante “Just Fitz III” chegou ao Porto Organizado de Porto Alegre no domingo (18/NOV). Na verdade o navio chegou um dia antes. Para sermos bem precisos, às 9 horas da manhã ele já havia dobrado a curva do canal de navegação junto a Usina do Gasômetro. E navegava paralelo ao cais Mauá. O rebocador “Almirante Saldanha da Gama” posicionado em sua proa (parte frontal) pegou o cabo de amarração fornecido pelo navio às 09:10. No mesmo momento, o rebocador “Goiânia” repetia a manobra em sua popa (parte de trás do navio). Segundo o site oficial da Praticagem da Lagoa dos Patos, o navio atracou às 10 horas da manhã de sábado.
Alguns leitores podem se perguntar, o motivo pelo qual estou escrevendo sobre este fato. Que para a grande maioria não faz diferença. No entanto temos de concordar, que não é admissível que um órgão público não tenha o cuidado e esmero com as coisas pertinentes a sua gestão. Se nós admitirmos que isto ocorra, o resultado será uma perda crescente da qualidade do serviço por ele prestado. Com a contaminação cultural de toda a estrutura pública.
Se nós já criticamos a qualidade de serviços essenciais como o da saúde, da segurança pública, da educação, da manutenção das nossas estradas isto sinaliza uma recusa a este descaso existente na estrutura pública.
Por outro lado, a SPH administra o Porto Organizado de Porto Alegre. E no momento em que ela publica uma informação totalmente equivocada, o que se evidencia é a desorganização interna da referida autarquia.
Finalizo, chamando a atenção para um fato que julgo importante. O preciosismo das informações por mim prestadas hoje. No qual divulgo o nome dos rebocadores envolvidos na manobra de atracação. Bem como os horários em que a manobra ocorreu e a sua dinâmica. Revela a consideração que dou para este que é o maio importante instrumento de logística de nossa capital. Que é o porto de Porto Alegre. Capaz de, se bem aproveitado, alterar e alavancar toda a economia da região metropolitana, de forma direta e imediata. Atingindo inclusive os municípios da nossa serra e da região central do RS. Estes detalhes só podem ser fornecidos por quem esteve lá. Acompanhando o fato de perto. E para isto eu conto com o apoio do Carlos César. Que como meu assessor superior na SPH, me auxiliou na divulgação de todos os navios que aqui atracaram. Trabalhando além do expediente normal, inclusive nos sábado, domingo e feriados, sem nada a mais receber além do seu salário. Serviço com esta qualidade e dedicação o porto não possui. E é isto que garante a este blog, a qualidade que ele busca atingir. Informando e auxiliando na formação de opinião. Para que o nosso estado e o Brasil tenham um futuro melhor. Com um povo culto. Que sabe se posicionar frente as circunstância que lhe são apresentadas.
Muito Obrigado!
Link da matéria no site da SPH: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=1234
Foto: Carlos Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário