sábado, 27 de abril de 2013

"Porto de São Pedro" retorna com sulfato de amônio.


As barcaças “Porto de São Pedro” e “Branave V”, ambas de propriedade de navegação guarita, retornaram no final da manhã de sexta-feira (26) do porto de rio Grande. Em seus porões elas trouxeram um carregamento de sulfato de amônio. Produto carregado junto ao terminal de uso privado (TUP) da empresa Yara Brasil fertilizantes, localizado na área do Super Porto de Rio Grande.

A operação de carregamento das barcaças ocorreu por meio do transbordo da carga oriunda do navio mercante “Sea Melody”, de bandeira da ilha de Malta e que mede 180 metros de comprimento e possui 30 metros de largura. O “Sea Melody” havia atracado no terminal de empresa Yara no final da manhã de sábado (20) com um carregamento de 28.050 toneladas de sulfato de amônio. Carga embarcada no porto de Gdynia, na região polonesa da Pomerânia. E sua partida esta prevista para ocorrer às 15 horas da tarde de sexta-feira (26).

É interessante observar, que o perfil das importações na atualidade não é mais idêntico aos anos anteriores. Onde cada importador fretava um navio cheio para suprir suas necessidades. Nos dias de hoje é mais comum que o navio traga carga a ser compartilhada por vários importadores. Neste caso a carga do “Sea Melody” foi dividida da seguinte forma:

Para a empresa Coxilia Indústria de Fertilizantes e corretivos Ltda., foram descarregado 1.000 toneladas. idento volumo também foi destinados as empresas Fertilizantes Piratini Lyda; Macrofertil – Indústria e Comércio de fertilizantes; Josapar – Joaquim Oliveira S/A participações; TIMAC Agroindústria e comércio de Fertilizantes Ltda. Para a Fertilizantes Heringe S/A foram 2.000 toneladas. Por sua vez a multinacional Bunge Fertilizantes importou 3.000 toneladas. A Yara Brasil Fertilizantes ficou com 1.655 toneladas e as outras 14.130 toneladas foram compartilhadas por outras empresas de menor porte. O volume transportado pelas barcaças “Porto de São Pedro” e “Branave V” faz parte deste total. E ao ser transportado para a região de Porto Alegre o faz para abastecer a unidade industrial de seu comprador. Gerando desta forma mais renda e movimentando a nossa economia.

Foto: Carlos Oliveira

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