A chegada do navio mercante “Alianca River” na manhã de domingo confirma a vocação do porto de Porto Alegre para o comércio exterior. O navio que esta registrado no porto de Monróvia – Libéria, foi construído no ano de 1998. Já possuiu outros dos nomes diferentes ao longo de sua vida, “Yangtze river” (2008) e “Gertd Odendorff” (2010). Foi construído no estaleiro chinês, Guangzhou International Shipyard, da cidade de Guangzhou. E pertence à empresa Mpc Munchmeyer Petersen Steamship, de Hamburgo – Alemanhã. Mede 199 metros de comprimento e possui largura máxima de 30 metros. Seu motor principal é um Hyundai-Sulzer, com 10.600 HP de potência. Capáz de imprimir 13,7 nós de velocidade máxima ao navio.
Sua viagem teve início no porto de Antuérpia – Bélgica no dia 07MAR2012, do qual o mesmo seguiu para o porto alemão de Hamburgo. Deste saiu em 16MAR2012, rumo ao Brasil, onde fez escala nos portos de Itaqui, no Maranhão (01ABR2012), Aratu, na Bahía (20ABR2012) e finalmente Porto Alegre, no Rio Grande do Sul (29ABR2012).
Sua operação de descarga na capital do Estado esta a cargo do escritório local da Agência Marítima Orion. E por se tratar de fertilizante, matéria prima sensível à umidade, depende de boas condições climáticas para ser descarregado. O importante da chegada do “Alianca River” é vermos o quanto nosso porto é capaz de ser um instrumento de ligação comercial com o exterior. Reafirmando sua vocação, e o trabalho de quem o idealizou a mais de 90 anos. E como tal, não podemos perder este rico e imprescindível instrumento de fomento econômico.
Fotos: Carlos Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário