Embarcação veio de Hamburgo carregada com 14 mil toneladas de cloreto de potássio
Um possível erro na manobra associado à forte correnteza do Lago Guaíba, em razão das chuvas, provocou o encalhe do navio Santa Katarina. O incidente aconteceu por volta das 10h30min desta sexta-feira. A embarcação estava prestes a atracar junto ao Cais Navegantes, no Porto de Porto Alegre, quando saiu do canal em direção à Ilha do Pavão e acabou encalhando, conforme informações da Superintendência de Portos e Hidrovias.
A Marinha está acompanhando a manobra e vai averiguar as causas do incidente. Para retirar a embarcação, que mede 189,9 metros de cumprimento por 32,3 metros de largura, estão sendo usado quatro rebocadores. O navio, de bandeira panamenha, veio de Hamburgo, na Alemanha, carregado com 14 mil toneladas de cloreto de potássio.
De acordo com o Superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos, só a Marinha poderá dizer exatamente o que aconteceu.
— O que temos certeza é que a hidrovia está em plenas condições tanto de calado, quanto de sinalização — afirmou.
O diretor de Hidrovias, Pedro Obelar, destacou que com a cheia o Guaíba está permitindo um calado de até sete metros.
— Nosso calado oficial é de 17 pés (5,18 metros) e estamos com um nível bem acima. Além disso, as sinalizações estão em dia, sem qualquer carência, especialmente na chegada do cais — informou.
FONTE:
ZERO HORA
12/08/2011
12/08/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário