quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Navios movimentam o porto da Capital.
09/08/2011 16:41:06
O porto de Porto Alegre recebeu três navios quase que simultaneamente na manhã de domingo, 7. Os três navios mercantes cumpriram rota de longo curso. Além dos três cargueiros atracados no Cais Navegantes, o navio-tanque "Forte de Copacabana" passou por Porto Alegre em direção ao terminal Santa Clara, no Pólo Petroquímico de Triunfo. O movimento exigiu agilidade no atendimento de todas as embarcações, principalmente por parte das equipes do rebocadores que trabalham junto ao porto e pelos responsáveis pela atracação, junto ao cais.
Por volta das 10 horas o navio mercante "Aktea R" iniciou sua atracação. Vindo do Porto da Antuérpia – Bélgica, chegou à Porto Alegre com 7 mil toneladas de sulfato de amônio granulado e 1.500 toneladas de sulfato de amônio standard. O graneleiro com regirstro em Malta, mede 169,37 metros de comprimento e 27,20 metros de largura.
Em seguida começou a operação com o navio mercante "Obrovac". Medindo 180 metros de comprimento e 30 de largura, este graneleiro de bandeira croata precisou reduzir a velocidade na aproximação para não interferir na finalização da manobra de atracação do "Aktea R". O "Obrovac" que veio do Porto da Klaipeda – Lituânia, chegou ao RS com 8.100 toneladas de uréia.
Eram quase meio dia quando os rebocadores iniciaram a atracação do o "Sea Swift". Com 190 metros de comprimento e 28,40 metros de largura, sua carga é composta de 9.164 toneladas de uréia, originária do porto de Damietta - Egito.
"A chegada destes navios ao porto de Porto Alegre é a prova de que nossa estrutura pode operar navios de longo curso de forma a beneficiar economicamente não só a cidade, mas o Estado com um todo. Nosso porto deve ser visto não como um auxiliar, mas como um porto capaz de competir com os demais portos marítimos brasileiros", afirmou. Vanderlan destacou ainda que as autoridades portuárias consideram o Prto de Porto Alegre como porto marítimo. Ele destacou que a história do Porto registra que este foi o pensamento da elite intelectual republicana, já nos primeiros anos deste regime. "Na época que projetou o futuro do porto, fez de forma a mantê-lo em condições de operação por muitos anos. Esta realidade continua viva, passados 90 anos de sua inauguração. E pode manter-se como realidade, se o mesmo receber equipamentos modernos e seus canais de acesso forem devidamente dragados e sinalizados. É neste sentido que devemos trabalhar e concentrar os esforços e os recursos do Estado", avalia.
Já na manhã desta terça-feira, 9, outros dois navios mercantes de longo curso aguardam para atracar junto ao Cais Navegantes. Heron, de origem grega, traz superfosfato simples e triplo e o Santa Catarina, de bandeira panamenha, descarrega cloreto de potássio.
Texto e Foto: Carlos Oliveira
fonte:

http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=665

Nenhum comentário:

Postar um comentário