Depois de oito dias de encalhe e mais quatro horas em uma operação especial, o navio Santa Katarina foi retirado do local onde ficou preso junto ao canal de navegação do Guaíba.
A operação que contou comum tecnico japonês e outro americano começou por volta das 10 horas deste sábado, 20 e seencerrou por volta das 14h20.
O navio de bandeira panamenha só foi recolocado dentro do canal de acesso ao porto de Porto Alegre depois que teve parte das 14 mil toneladas de Cloreto de Potássio transferidas para uma outra embarcação. Após ter o peso aliviado, dois rebocadores "Atlas" e "Hércules", a embarcaçãovoltou a flutuar e a partir de então, conseguiu executar o giro necessário para a atracação junto ao Cais Navegantes.
Por questões contratuais, os técnicos envolvidos na operação não puderam falar. No entanto, otrabalho envolveu de 30 profissionais, entre pessoal de terra e embarcado nos dois rebocadores deslocados de Rio Grande especialmente para a missão.
Por parte da empresa de salvatage "Smit Americas", foram 5 os técnicos deslocados para coordenar a operação. Os rebocadores "Atlas" e "Hércules", iniciaram o retorno ao porto de Rio Grande logo após o desencalhe.
O Superintendente de Portos e Hidrovias,Vanderlan Vasconselos, comemorou o sucesso da operação."Foram oito dias em que assistimos as tentativas de retirara embarcação do encalhe. Nossa navegação não foi prejudicada em nenhum momento. A Superintendencia de Portos e Hidrovias, (SPH) tem trabalhado fortemente no sentido de valorizar e fomentar a hidrovia e o Porto de Porto Alegre. No dia 1º de agosto o porto comemorou 90 anos de existência sem nunca registrar um incidente desse porte", disse.
SAIBA MAIS
Um possível erro na manobra somado à forte correnteza do Lago Guaíba, em razão das chuvas, provocou o encalhe do navio Santa Katarina, de bandeira Panamenha. O incidente aconteceu por volta das 10h30 do dia 12 de agosto. A embarcação estava prestes a atracar junto ao Cais navegantes, no Porto de Porto Alegre quando saiu do canal em direção à Ilha do Pavão e acabou encalhando. A Marinha acompanhou a manobra e vai averiguar as verdadeiras causas do incidente edeve entregar oresultado das investigações em 90dias.
Para retirar a embarcação, que mede 189,9 metros de cumprimento e 30 de largura, foramusados inicialmente quatro rebocadores comuns e,no domingo,14, foram trazidos outros dois rebocadfores de Rio Grande compotência maiorpara este tipo de operação,mas sem alcançar sucesso.
De acordo com o Superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos, só a Marinha poderá dizer exatamente o que houve. O diretor de Hidrovias, Pedro Obelar destacou que com a cheia, o Guaíba,no momentodo encalhe, permitia um calado de até 7 metros. O calado oficial do Lago Guaíba é de 17 pés – 5,18 metros. As sinalizações também estavam em plenas condições para a condução segura dos navios.
O NAVIO
O Santa Katarina, de bandeira panamenha, veio de Hamburgo, na Alemanha, carregado com 14 mil toneladas de cloreto de potássio. A embarcação de longo curso mede 189,9 metros e 32,3 metros de largura.
Fotos: Carlos Oliveira
FONTE: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=675
Nenhum comentário:
Postar um comentário