Partiu no início da tarde de quinta-feira (15/AGO), do cais Navegantes do porto de Porto Alegre o navio mercante “Capitan V Mazurenco”. Era aproximadamente 12:30 quando o navio iniciou sua desatracação do cais. Em manobra que contou com o apoio dos rebocadores da empresa Navegação Amandio Rocha – NAR. E nos oito (08) dias em que o navio aqui esteve, foram descarregados 12.000 toneladas de fertilizantes, entre super fosfato simples e cloreto de potássio.
Um dos pontos negativos que pode ser identificado na operação diz respeito a demora com que a mesma ocorreu. Representando uma baixa produtividade na descarga do navio. E isto esta relacionado a falta de estrutura do porto. Que não consegue absorver uma demanda tão grande de navios ao mesmo tempo. Situação muito diferente de outros tempo, quando o nosso porto possuía uma dinâmica maior. Com mais trabalhadores e guindastes capacitados para realizar a descarga de tantos navios.
Para completar esta realidade triste, ao sair de Porto Alegre, o navio nada levou em seus porões. Fato que em outros tempos dificilmente ocorreria. Já que nosso porto era um forte facilitador da atividade comercial dos setores primário e secundário.
Fotos: Carlos Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário