quarta-feira, 19 de junho de 2013
Cavacos de madeira são exportados para Cingapura.
A barcaça “Trevo Oeste” de propriedade da Navegação Aliança realizou mais uma viagem com cavacos de madeira destinados à exportação. Desta vez a “Trevo Oeste” transportou 1.500 toneladas do produto, produzido pela MITA e embarcado no terminal de uso privado (TUP) que a empresa possui às margens do rio Taquari, no interior do estado. O produto chegou ao Terminal Marítimo Luiz Fogliatto, ás 19:00 de quarta-feira (12/JUN). Para ser embarcado diretamente nos porões do navio mercante japonês “Hokuetsu Bright”, que mede 199,91 metros de comprimento e possui 22,65 metros de largura.
O “Hokuetsu Bright” veio do porto de Cingapura exclusivamente para ser carregado, em Rio Grande, com 42.000 toneladas de cavacos de madeira, aonde atracou às 16:40. E após concluída esta operação retorna a este porto novamente. O importante que devemos destacar neste embarque, não se limita ao volume em si que esta sendo movimentado. Mas a toda a cadeira produtiva envolvida no negócio. Que tem por base o setor rural, que é o responsável pela atividade de reflorestamento. Plantando de forma científica, uma floresta para uso comercial. O setor de transporte terrestre, que leva esta madeira para a indústria beneficiá-la. A indústria, que não só beneficia, mas que se organiza para a produção e comercialização desta madeira beneficiada. Articulando a sua produção pelos produtores rurais. Com os interesses de compradores internacionais, dos quais o produtor rural nunca conseguiria manter contato. O setor do transporte fluvial, que envia por barcaça, a madeira transformada em cavaco para o porto. E finalmente o setor portuário, que viabiliza o embarque da carga no navio. Em todos estes distintos momentos há a geração de emprego, a distribuição de riqueza e o fortalecimento de nossa economia. É assim que temos de ver todo e qualquer negócio. Sabendo que cada qual cumpre a sua missão. E neste contexto, o transporte por barcaças além de garantir o deslocamento da produção, o faz a um custo mais baixo. Dando ao sistema um benefício duplo que garante a sua competitividade. Pensem nisso, e reflitam sobre o potencia da navegação para o incremento de outras atividades econômicas. Obrigado!
Foto: Carlos Oliveira
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