quinta-feira, 21 de março de 2013

Investir na hidrovia é o caminho certo para desafogar nossas estradas.


A imagem aqui vinculada mostra o exato momento em que a barcaça graneleira “Rio Grande do Sul” se cruza com o comboio composto pelas barcaças “Porto de Viamão” e “Branave VI”. Este fato ocorreu na sexta-feira (08) e enquanto a primeira seguia para o porto de Rio Grande, a segunda chegava carregada a região de Porto Alegre.  A tranquilidade com que este trânsito ocorreu, contrasta com o intenso movimento de nossas estradas. Principalmente no período de escoamento de nossa safra agrícola. E é uma boa oportunidade, para que possamos ver e refletir sobre a utilização de nossos cursos d’água como vias de transporte. No entanto para que isto ocorra é preciso enfrentar muitas opiniões contrárias. Principalmente aquelas oriundas do transporte rodoviário, que temem em perder mercado para o transporte fluvial. Fato que não é correto, pois sempre haverá mercado para o transporte rodoviário, que é o responsável pelo deslocamento da produção entre o local de origem e o porto no qual o mesmo será embarcado. Na verdade o que muda é a forma com que o transporte rodoviário será empregado. Deixando de realizar longas viagens, para fazê-las em percursos menores, porém com uma intensidade maior. Nesta mudança de perfil, que não abrange toda a realidade do transporte rodoviário. Já que há pontos onde nossos rios não conseguem viabilizar sua navegação. Têm como grande benefício reduzir o fluxo de veículos pesados em nossas estradas. Possibilitando uma melhor manutenção das mesmas, uma redução nos custos deste serviço, refletindo também na qualidade do transporte rodoviário como um todo. Pois estradas melhores geram desgaste menor nos veículos de carga. Além de aumentar a segurança, diminuindo o risco de acidentes. É por este motivo que faço aqui o convite para a reflexão sobre o assunto. Pois é preciso amadurecer esta ideia, para que a mesma possa viabilizar-se. Pensem nisso!

Foto: Carlos Oliveira

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