21/12/2011 22:58:06 A retirada dos Navios Paraguaios do Porto da Capital agora está mais próxima. O Superintendente de Portos e Hidrovias do Estado, Vanderlan Vasconselos, entregou na Central de Compras do Estado (Cecom), na tarde desta quarta-feira (21) o processo que dá as diretrizes para a formatação do edital para o leilão dos dois navios Mariscal José Felix Estigarribia e General Bernardino Caballero. As duas embarcações estão atracadas no Porto de Porto Alegre desde 1997, quando foram apreendidos pela Marinha do Brasil, em razão da falta de segurança para navegação.
Segundo Vanderlan, a conclusão do processo que permite a venda dos navios através de leilão teve início a partir do momento em que o governo paraguaio autorizou a transferência das embarcações para o patrimônio da SPH. "A partir daí demos início a análise de todo o patrimônio que consistem os navios e, através de laudo feito por um engenheiro naval foi dada baixa patrimonial e contábil das embarcações", disse. "Além disso foi feito um laudo estrutural que constatou os riscos ambientais que estes navios oferecem, já que sua estrutura está comprometida e nos porões foi encontrada uma solução aquosa, formada por óleo e água."
O superintendente destacou ainda que o termo de referência elaborado a partir destes levantamentos técnicos, foi entregue para a Central de Compras do Estado, para que o edital com vistas à alienação das embarcações através de leilão, possa ser publicado. "É importante destacar que aquele que arrematar os navios ficará responsável pela retirada da solução aquosa que está armazenada dentro deles, para depois deslocá-los para aproveitamento de peças e/ou desmanche", destacou.
O documento foi entregue à Superintendente da Central de Compras do Estado, Nizani Torres.
HISTÓRICO
Os dois navios de bandeira Paraguaia, Mariscal José Félix Estigarríbia e General Bernardino Caballero, chegaram ao Porto de Porto Alegre em 1997 carregados com trigo. A partir de uma inspeção de rotina, a Marinha do Brasil detectou falha em sistemas de segurança e outros pontos das embarcações e não permitiu que retornassem ao País de origem até que os ajustes fossem sanados.
Construídos em 1994, os dois navios que pertenciam a uma empresa estatal de navegação do Paraguai foram privatizados um ano mais tarde. Durante dois anos operaram na linha de navegação do Mercosul e em 1997, depois de retidos em Porto Alegre, foram abandonados pela empresa proprietária.
O dação dos dois navios ao governo Gaúcho foi declarada através do decreto 6.722 da república do Paraguai, com data de 8 de junho de 2011, assinado pelo presidente Fernando Lugo Mendes.
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