Dois navios de grande porte chegaram ao Porto de Porto Alegre em operaram em curto espaço de tempo. O primeiro a atracar no Cais Navegantes, foi o Mercante Nord Hakata", que trouxe 5 mil toneladas de insumos para a indústria de fertilizantes. Ao todo foram desembarcados de 3 mil toneladas de cloreto de potássio e 2 mil toneladas de sulfato de amônio granulado. A operação que se iniciou na manhã de sexta-feira, 25, foi concluída em menos de 24 horas
O navio teve sua carga embarcada nos portos de Hamburgo – Alemanha, e Antuérpia – Bélgica. A direção da SPH ressaltou que por se tratar de um navio estrangeiro, com carga internacional, sua operação de descarga foi direcionada para ocorrer junto a área alfandegada, e sob controle das normas do ISPS-Code (código internacional de segurança que rege os portos e terminais).
O "Nord Hakata" é de bandeira Panamenha e mede 169,77 metros de comprimento e 27,2 metros de largura.
SAL – Na manhã de sábado, 26, foi a vez do Boron atracar no Porto da Capital com uma carga de 8 mil toneladas de sal, originária do porto de Areia Branca, no Rio Grande do Norte. Após o descarregamento o navio teve como destino o porto de San Lorenzo, na Argentina.. A embarcação, que também é de origem Panamenha, teve toda a operação realizada na área alfandegada do Porto de Porto Alegre, a fim de garantir a segurança exigida pelo código internacional dos portos. O navio Boron tem uma estrutura de 139,92 metros de comprimento e 25 metros de largura.
PORTO COM AGILIDADE
Um dos destaques das ultimas operações realizadas no Porto de Porto Alegre foi a agilidade. O trabalho que normalmente ocorre em dois e até três dias, dependendo da carga, foi concluído, em menos de 24 horas para cada uma das embarcações. "Esta agilidade permitiu a antecipação da saída do navio do Porto de Porto Alegre, para seu local de origem. A economia deste dia de viagem é um dos objetivos que a SPH tem por meta", disse o superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos.
O chefe da SPH destacou que no período do verão, com dias mais longos, é antecipar uma viagem pela hidrovias nas condições atuais. No entanto no inverno isto não é possível, tendo em vistas as limitações de sinalização existentes. "Para que este quadro mude, será preciso fazer um grande trabalho, envolvendo a dragagem e sinalização da hidrovia, o que já está acontecendo. Há um grande interesse de governo e, quando isto estiver pronto, a navegação noturna das grandes embarcações poderá ser liberada pela Marinha do Brasi", disse.
Além disso, a utilização das hidrovias e dos portos representam maior segurança nas estradas. "Um navio que chega em Porto Alegre com 8 mil toneladas de carga, representa a retirada de 166 caminhões das estradas. "Isso implica numa economia que atinge não apenas os cofres públicos, mas no bolso do empresário e do consumidor. É comprovado que 2% do que é transportado pelo modal rodoviário, ficam na estrada. É preciso valorizar a hidrovia, sempre pensando na integração dos modais, de forma econômica e segura", afirmou.
FOTOS: CARLOS OLIVEIRA
FONTE: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=788
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