08/12/2011 11:21:18 A recuperação das características originais da rua João Moreira Maciel foi tema de nova reunião entre as entidades envolvidas na construção da BR 448 – Rodovia do Parque. A obra provocou redução significativa na principal via de acesso ao Porto de Porto Alegre. A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira, 7. Na ocasião, Armindo Brostmann, da ECOPLAN entregou estudos que assinalam os traçados possíveis de serem implementados na via, levando-se em consideração a largura oficial, a existência de passeio em ambos os lados e de um ramal ferroviário. Também foi assinalado pela empresa, que novos estudos dependem de solicitação e autorização formal do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre - DNIT, responsável pela construção da rodovia do Parque. O secretário municipal de Planejamento Urbano, de Porto Alegre, Breno Ribeiro, apresentou cópia do ofício endereçado ao diretor do DNIT, no RS. No documento a administração municipal solicita a recuperação das características da via pública. Também foi assinalada a necessidade de ter a Rua João Moreira Maciel gravada no plano diretor da cidade, levando em consideração suas características máximas, mesmo que as obras não aconteçam neste primeiro momento. Já o representante da Concepa, Jorge Carvalho, informou que a empresa iniciou os trabalhos de levantamento na área para que, no futuro, possa ser realizado estudo detalhado das obras necessárias no local e bem como dos custos. O diretor Superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos lamentou a ausência de representantes da Agencia Nacional De Transportes Terrestres (ANTT), Companhia Estadual de Energia Elétrica - CEEE, do DNIT e da América Latina Logística - ALL, concessionária da malha ferroviária no Estado. Ele explicou que o objetivo do trabalho é recuperar não só a largura da rua João Moreira Maciel, mas também o ramal ferroviário, considerado importante no esforço de redução do fluxo de veículos nas estradas. “Nossa preocupação é garantir a intermodalidade do porto, reduzindo custos para toda a cadeia econômica. A ferrovia é um modal alternativo e mais econômico no transporte de produtos e mercadorias e, integrado à hidrovia, vai beneficiar tanto empresários como consumidores”, disse. Foto: Carlos Oliveira FONTE: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=798 |
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
Nova reunião aborda recuperação da via de acesso ao porto de Porto Alegre.
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