sábado, 27 de dezembro de 2014

MENTALIDADE RODOVIÁRIA e MENTALIDADE MARÍTIMA.

Na quarta-feira (17/DEZ) um fato chamou a nossa atenção. Este blog tem se esmerado ao máximo para difundir a mentalidade marítima entre os seus leitores. Divulgamos sistematicamente o máximo de informações possíveis sobre a movimentação de carga por meio de embarcações. Para mostrar o quanto este seguimento é importante, seu potencial e seus benefícios.


Pois na manhã deste dia, quando o Carlos César ia realizar mais algumas fotografias do movimento dos navios. Ele avistou uma carreta transitando com uma carga de grandes dimensões. Após fazer as fotografias que pretendia, foi na busca pela dita carreta. Que foi encontrada estacionada no acostamento da rua João Moreira Maciel, próximo a unidade industrial da empresa Yara Brasil Fertilizantes, unidade de Porto Alegre.

Lá ficou sabendo que o caminhão e as duas carretas, de propriedade da Transportadora HAS Ltda. viajaram da região metropolitana de São Paulo, escoltados por dois veículos batedores. De domingo (14/DEZ) até aquele dia. Transitando somente durante o dia, devido as grandes dimensões da carga e seguindo as regras para este tipo de transporte definidas pela Agência Nacional de Transporte Terrestre – ANTT.

As peças, em número de 05 (cinco), eram tanques de polímeros reforçado de fibra de vidro – PRFV. Foram produzidas pela empresa TECNIPLAS, e tinham como destino final a unidade da Yara Brasil Fertilizantes localizada em Porto Alegre

O que quero mostrar é o quanto nós estamos presos ao transporte rodoviário. As peças em questão, por não serem feitas de aço, são muito mais leves e fáceis de serem transportadas de caminhão. No entanto, pelo tamanho delas, a logística é tão grande como a que seria necessária para transportar peças de aço. Seu transporte, por via rodoviária, certamente acarretou uma série de transtornos ao trânsito. Pois o comprimento total do comboio, a velocidade reduzida não passa despercebida. Se isto tudo aconteceu com uma empresa que sabe e conhece o valor da navegação. Pois a utiliza o tempo todo para receber matéria-prima. O que sobra para as demais empresas. Que tem na navegação uma realidade distante. Fortalecer a mentalidade marítima é abrir portas e possibilidades para um futuro melhor. Não somos contra o transporte rodoviário. Ele faz parte do sistema. No entanto temos de ver e aproveitar melhor as outras opções que possuímos. Destas, destaco por afinidade a navegação. Que trás inúmeros benefícios à sociedade. E principalmente aos setores produtivos. Pensem nisso!

Vanderlan Vasconselos

Fotos: Carlos Oliveira

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