sábado, 2 de novembro de 2013

“Trevo Norte” transporta cavacos de madeira para Rio Grande.

A barcaça graneleira “Trevo Norte” atracou às 14:30 da tarde de sábado no Terminal Marítimo Luiz Fogliato do Porto de Rio Grande. Para lá descarregar 1.400 toneladas de cavacos de madeira, de propriedades da empresa MITA. E que foram embarcados no terminal que esta empresa possui ás margens do rio Taquari. Sendo que este produto se destina à exportação.

Poucos dias antes, mais precisamente na manhã de quinta-feira (15/AGO) a “Trevo Norte” foi fotografada navegando nas águas do Guaíba rumo ao cais Navegantes. Local onde foi abastecida com combustível antes de seguir sua viagem pelo rio Jacuí. Para que assim pudesse ser carregada e então seguir sua viagem rumo a Rio Grande. Até bem pouco tempo o cais Mauá, do porto de Porto Alegre, era utilizado com ponto de apoio para a navegação interior. Local não só de abastecimento de óleo combustível, mas também de troca de tripulação e recebimento de mantimentos. Como ponto de apoio ele era tido como muito bom. No entanto, nos dias de hoje, com o início do processo de revitalização da área portuária. Este espaço não pode mais ser utilizado pela navegação interior. Ficando permitida a operação apenas no antigo terminal graneleiro da SPH. Cujo tempo de duração desta permissão é uma grande incógnita, já que muitos espaços portuários estão sendo negociados. E os novos locatários vão certamente não vão permitir a atracação de embarcações estranhas aos seus interesses.

Diante desta realidade fica aqui a dúvida, se não esta faltando uma visão mais ampla e profunda da política portuária desenvolvida pelo Estado para o porto de Porto Alegre? Visando muito mais interesses imediatos, sem levar em consideração outros fatores importantíssimos para a atividade como um todo. Haja visto que no atual processo de revitalização muitos problemas já surgiram ao se entregar a totalidade das docas do cais Mauá.

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário