Em vários textos aqui apresentados fiz referência ao Terminal de Gás do Sul – TERGASUL, localizado as margens do rio Gravataí, no município de Canoas. De propriedade da Petrobras, este terminal se localiza próximo da foz do rio Gravataí como rio Jacuí. O acesso até ele, ocorre por meio de um canal artificial construído. Que mais se parece com um braço natural de nossos rios. E que corre paralelo a rodovia General Osório, popularmente conhecida com Freeway. Em trecho que se inicia logo após o vão móvel da ponte do Guaíba e termina junto ao novo viaduto da rodovia do parque, junto a Arena do Grêmio.
A construção desse canal possibilitou a navegação de alguns dos navios mandados construir pela Petrobras para transportar o gás liquefeito de petróleo – GLP. Estes navios com capacidade para até 4.000 toneladas possui altura padrão para poderem passar por debaixo do vão móvel. No entanto o calado, ou seja, a profundidade deles, embora seja muito maior, foi limitada a 5,18 metros, em virtude das limitações de nossa hidrovia. Isto representa dizer, que mesmo podendo transportar 4.000 toneladas, os navios ao viram para cá só carregam 2.000 toneladas em seus tanques especiais.
As fotografias que aqui apresentam mostram parte do trecho percorrido pelos navios rumo ao terminal. Na primeira das fotografias temos uma visão do navio-tanque “Guarujá” após ter passado pelo vão móvel. Depois é possível vê-lo aproximando-se da curva existente no rio Gravataí. Local onde navio normalmente larga sua âncora no rio. No intuito de parar. Enquanto um rebocador localizado a sua frente direciona a proa do navio e outros dois rebocadores orientam a sua popa. A manobra neste local é sempre muito arriscada. Exigindo agilidade e força do navio, e dos rebocadores. Já que o rio Gravataí além de estreito esta muito assoreado. E é preciso acertar a posição do navio ao mesmo tempo que se busca freá-lo. Feito este procedimento o navio começa a ser puxado lentamente de ré rumo ao terminal. Local onde será amarrado para possibilitar seu descarregamento.
A descarga do navio é um procedimento relativamente rápido, Possibilitando que em 24 horas o mesmo já esteja pronto para navegar novamente. Um fato importante a ser observado na segurança desta operação, esta relacionado à proibição do trânsito de embarcações próximas ao navio.
As fotografias aqui apresentadas foram feitas na sexta-feira (26/JUL) quando o navio-tanque “Guarujá” aqui chegou. E a manobra de atracação dele contou com o apoio dos rebocadores “Rio Guaíba” e “Pedro Marques” da Navegação Amandio Rocha – NAR e “Taura” da F.Andreis. Espero que os leitores tenham podido visualizar e compreender um pouco mais esta operação. Cujo sucesso garante a toda a população de nosso estado, um abastecimento tranquilo do gás de cozinha. Muito obrigado!
Fotos: Carlos Oliveira
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