sábado, 2 de novembro de 2013

Navio mercante “Martha” atraca com fertilizante proveniente da Russia.

Atracou no cais Navegantes do porto de Porto Alegre, na terça-feira (13/AGO) o navio mercante “Martha”. O navio veio do porto russo de Murmanski, no extremo norte do território russo. Cujas águas no período de inverno costumam ficar congeladas, comprometendo a livre navegação dos navios pelas águas desta região.


Na atual viagem do “Martha” o navio realizou uma escala junto ao porto de Rio Grande. Onde atracou inicialmente no terminal de uso privado (TUP) da empresa Yara Brasil Fertilizantes. Isto às 21:25 da noite de segunda-feira (05/AGO0. E cujos trabalhos de descarga iniciaram-se às 22:55 daquela mesma noite. Após isto o navio seguiu para o Porto Novo de Rio Grande, vindo a atracar neste local às 13:40 de sexta-feira (09/AGO). Mas, devido as condições climáticas desfavoráveis, só teve sua descarga iniciada ás 08:37 da manhã de sábado (10/AGO). Nestes dois locais ele descarregou cerca de 25 mil toneladas de fosfato monamônico. Já para o porto de Porto Alegre, o volume a ser descarregado inicialmente previsto será de 8.000 toneladas.

Sobre o navio podemos informar que ele foi construído no ano de 1995. Esta registrado no porto de Valetta, ostentando desta forma a bandeira da ilha mediterrânica de Malta. Ao longo de sua vida, o navio já teve outros dois nomes. Inicialmente foi batizado como “Nena J” e posteriormente rebatizado como “Pacific Master”. Para as operações de descarga, ele esta equipado com quatro guindastes. Cuja capacidade máxima de içamento deles é de 25 toneladas cada. Seu atual armador é a empresa Taunus Shipping SA. E as operações de descarga aqui estão a cargo da empresa Sirius, do experiente Nelson.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário