Assim como os demais navios mercantes que o antecederam na manhã de quarta-feira (14/AGO), o “Kristinita” e o “Dona Maria”, o navio mercante “Crinis” também não pode atracar no cais do porto devido a falta de espaço para que isto ocorresse. Diferente dos outros, ele teve de fundear não em frente ao cais Mauá, mas sim antes da Usina do Gasômetro, em área de canal natural. Cuja largura e profundidade lhe dão a segurança necessária para este tipo de procedimento.
O “Crinis” é um navio que mede 169,37 metros de comprimento e possui 27,20 metros de largura. Esta registrado junto ao porto da cidade de Monrovia, capital da Libéria. E foi construído no ano de 2011, pelo estaleiro japonês, Is Shipyard, da cidade de Imabari. Sendo o casco de número “A062” realizada por este estaleiro. Num processo extremamente rápido de construção, conforme o padrão adotado pelos melhores estaleiros do mundo. Somente para se ter uma ideia, o navio teve seu batimento de quilha ocorrido em 02/DEZ/2010. Sendo lançado na água em 06/JUL/2011 e entregue após concluído todos os trabalhos e testes de mar em 25/AGO/2011. Este grau de perfeição associado a rapidez demonstra o profissionalismo do setor da indústria naval. E deve ser um exemplo vivo do quanto devemos nos esforçar para chegar ao mesmo patamar de nossos concorrentes.
O “Crinis” é operado pela empresa Commercial Shipping & Trading, com sede na cidade de Atenas – Grécia. E esta trazendo para Porto Alegre um carregamento de 8.000 toneladas de fertilizantes. Sua viagem teve início no porto alemão de Hamburgo. E no seu trajeto ele realizou uma escala no porto de Elbe, além do porto de Vitória no Espírito Santos. Onde chegou no dia 06 de agosto às 15:00 e partiu no dia 09 de agosto, às 16:57 rumo a capital de nosso estado.
Foto: Carlos Oliveira
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