O navio mercante "LISA J" atracou na manhã desta quinta-feira no Porto Alegre com 7,5 mil toneladas restantes de uréia. A embarcação registrada nas Ilhas Marshall, possui 180 metros de comprimento e 30 metros de largura, chegou do porto de Rio Grande onde havia descarregado parte de sua carga.
Durante a chegada do navio, o diretor Superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos estava reunido com representantes do Sindicato da Indústria de Adubo do Rio Grande do Sul (SIARGS). Cujas empresas são as principais clientes do porto de Porto Alegre.
ECONOMIA
De acordo com o Superintendente, a chegada de cada navio reforça a importância da hidrovia para os gaúchos. “Para que a carga do carga trazida pelo Lisa J chegasse em Porto Alegre pela rodovia, seriam necessários 250 caminhões. Isso implica em toda uma estrutura de manutenção de rodovias, pedágios e principalmente segurança nas rodovias”, disse. “A economia, com o uso da hidrovia não ocorre somente no âmbito do frete, mas também na operação de carga e descarga dos caminhões, bem como do armazém que onde as cargas ficam estocadas temporariament. Isso é geração de emprego e consequentemente de renda, o que incrementa a economia de qualquer região.”
REDUÇÃO
A tendência dos próximos meses é de redução progressiva do movimento de navios de longo curso, com carga de fertilizantes no Porto de Porto Alegre. Trata-se de um ciclo natural da movimentação deste tipo de carga, que se alterna entre o recebimento de insumos para a indústria de fertilizantes e o escoamento de nossa produção agrícola. Segundo Vanderlan, o momento é propício para que seja feito a manutenção dos equipamentos portuários, que exigem cuidados especiais, não só pelo tempo de uso, mas pela importância que representam para a agilidade do porto. “E é neste sentido que a administração esta trabalhando”, afirma.
Fotos: Carlos Oliveira
FONTE: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=740
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