07/10/2011 17:27:25 Durante o turno da tarde de quinta-feita(06), na 7ª. edição do SOBENA Hidroviário - Seminário de Transporte e Desenvolvimento Hidroviário Interior ocorreu uma segunda e importante palestra sobre a implantação da Hidrovia do Mercosul, sendo palestrante Juan Jose Mazzeo, diretor da Timorsur S.A. Empresa que esta tratando da implantação do porto de Cebollati, junto a Lagoa Mirim. Em seu apresentação foi destacado que pela região de Jaguarão e Chuí, passam 35% do volume de mercadorias que transitam entre Brasil e Uruguai. Correspondendo a 48% do valor total transacionado. Estas duas portas de passagens estão localizadas muito próximas da Lagoa Mirim, logo passíveis de serem direcionadas para a mesma. Retirando das estradas um volume significativo e crescente de caminhões. A região também é parte de um dos corredores de exportações existentes no continente sul-americano. Que tem como extremidade o Chile, cortando todo o litoral uruguaio e transversalmente a Argentina. Por esta rota hidrográfica poderá passar a produção manufaturada brasileira e de carvão gaúcho. Cujo destino final seria o próprio Uruguai. E do Uruguai sairia a produção de madeira, arroz, grãos, clinker para a produção de cimento e ferro. Segundo destacou Juan Mazzeo alguns pólos devem ter destaque natural, e serem concentradores das cargas. Neste contexto se enquadram os portos de Tacuarí e Cebollati, no Uruguai, e os portos de Santa Vitória do Palmar, Pelotas, Rio Grande, Porto Alegre, Estrela, e Cachoeira do Sul, além dos terminais de Canoas, no rio Gravataí, e Santa Clara, no rio Jacuí. E se conectando, em ambas as extremidades com a línha férrea brasileira e uruguaia. Com isto é possível transportar produtos e mercadorias diretamente aos centros consumidores, e às indústrias que podem beneficiá-los. Após a palestra o diretor Superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos, manifestou seu entusiasmo em saber o quanto é importante a implantação desta hidrovia. Que por envolver interesses estratégicos de ambos os países têm ganhado atenção especial e todo o empenho na sua concretização efetiva no prazo mais curto possível. Fotos: Carlos Oliveira fonte: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=735 |
terça-feira, 11 de outubro de 2011
A importância da Hidrovia do Mercosul, sob a ótica uruguaia
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