07/10/2011 17:24:44 Na tarde de quinta-feira(06), um dos temas apresentados no 7° Seminário Hidroviário - Seminário de Transporte e Desenvolvimento Hidroviário Interior, foi a implantação da "Hidrovia do Mercosul", que visa interligar Brasil e Uruguai. Inicialmente Adão Proença, diretor de Infraestrutura Aquaviária do Departamento Nacional de infraestrutura Terrestre - DNIT apresentou a realidade atual do projeto, sob a ótica do governo brasileiro. Neste contexto expôs que a implantação da navegação pelas Lagoas Mirim e dos Patos, lago Guaíba, e rio Jacuí, representa uma economia significativa de recursos públicos e privados. A medida repercutiria positivamente em toda a cadeia produtiva, racionalizando a forma como mercadorias e produtos são transportados. No levantamento inicial feito pelo Governo Federal, foram identificadas as origens e os destinos das cargas que hoje utilizam as rodovias. Com isto foi possível identificar os volumes e prever o potencial de carga a ser transportado pela nova rota comercial. É este levantamento que embasará a viabilidade econômica dos investimentos que necessitam serem feitos. Também foi identificada a necessidade de se dotar de equipamentos adequados os portos e terminais existentes. Capacitando-os a operar de forma positiva, já que muitas das cargas hoje transportadas por rodovias o fazem por falta destes equipamentos. A falta de terminais de contêineres no interior do Estado, bem como de terminal para recebê-los em Rio Grande, inviabiliza a utilização de barcaças no transporte de cargas. A necessidade de se prover nova sinalização e dragagem junto a todos os canais, como forma de deixá-los no "estado da arte", também vai ser atendida com verbas públicas específicas para tal finalidade. Já, com relação aos portos de Estrela e Cachoeira do Sul, se trabalha com a intenção de viabilizar sua licitação. Sendo que em breve será lançado os primeiros editais que buscam atender toda a demanda identificada. E no prazo de cinco anos a Hidrovia do Mercosul deverá estar pronta para operar comercialmente. Na platéia, o diretor Superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos assistiu atento a apresentação. Cujos recursos oriundos trarão grandes benefícios econômicos ao Estado. Seja pela melhoria direta de nossa hidrovia; como redução no tempo das viagens; na garantia de maior competitividade aos que a utilizam; no fomento do setor naval que tradicionalmente emprega grande número de mão-de-obra; e no fomento de toda a cadeia produtiva a ele ligada. Certamente sua implantação promoverá uma mudança radical junto a sua área de influência. Sendo um divisor de águas, e um marco na nossa história. Foto: Carlos Oliveira fonte: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=734 |
terça-feira, 11 de outubro de 2011
Importância da Hidrovia do Mercosul é apresentada pelo DNIT
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