O forte nevoeiro que se formou na manhã de segunda-feira (05/AGO) atrasou a chegada do navio mercante panamenho “Santa Vitoria”. O navio que mede 199,98 metros de comprimento e possui 32,24 metros de largura teve de fundear no canal do Leitão, localizado entre Porto Alegre e o farol de Itapuã. Ficando em uma situação delicada. Já que pelas suas dimensões há sempre o risco de um acidente vir a ocorrer. Rever esta situação é sem dúvida uma necessidade urgente de nosso setor de infraestrutura. Já que não podemos admitir que nossos canais continuem com a largura do projeto inicial. Realizado a mais de 90 anos. E cujo traçado possui curvas fechadas, incompatíveis com o tamanho dos navios de hoje. Aceitar a manutenção de padrões ultrapassados é dar as costas para a realidade. E negar a possibilidade de um futuro melhor para a nossa economia.
Nos porões do “Santa Vitoria” vieram cerca de 10.000 toneladas de cloreto de potássio. Produto originalmente embarcado no porto alemão de Hamburgo. E que foi em parte descarregado no porto de Rio Grande. Onde o navio chegou às 14:40 da tarde de quinta-feira (31/JUL) junto ao terminal de uso privado (TUP) da empresa Yara Brasil fertilizantes. Para descarregar a expressiva marca de 21.000 toneladas.
Fotos: Carlos Oliveira
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