Partiu na manhã de sábado (23/FEV) o navio mercante "BBC Olympus". A embarcação possui bandeira de Antigua e Barbuda e mede 125,79 metros de comprimento e possui largura máxima de 22,30 metros. Foi entregue pelo estaleiro Xingang Shipiyard no mês de abril de 2012. Seu projeto o dotou com dois porões de carga. Sendo que o porão de número1 por estar localizado na parte de frente do navio não possui dimensões uniformes. Seu comprimento máximo é de 18,85 metros, e sua largura varia de 16,65 metros, 11,44 metros e 4,99 metros, conforme se aproxima da proa do navio. Já o segundo porão possui dimensões fixas. Sendo seu comprimento total de 57,2 metros, a largura é de 16,97 metros e sua altura é de 12,20 metros. A capacidade de içamento de carga de seus dois guindastes também varia, conforme a distância em que se encontra a carga. Em sua configuração de carga máxima, cada guindaste pode levantar até 350 toneladas a uma distância máxima de 14 metros. Conforme esta distância aumento, a capacidade diminui, chegando a ser de 45 toneladas para objetos depositados a até 37 metros do costado do navio. Sua capacidade de transporte de carga em contêineres chega a 660 unidades de 20 pés, sendo 262 contêineres em seus porões e 398 sobre o convés. Já se for feita o embarque de contêineres de 20 e 40 pés, esta combinação comportará no máximo 382 unidades. Sendo 38 contêineres de 20 pés e 112 contêineres de 40 pés em seus porões e 66 contêineres de 20 pés mais 166 contêineres de 40 pés sobre seu piso principal. Este fato demonstra a grande capacidade que um simples navio de carga pode transportar se bem aproveitado. É claro que para isto o calado de 5,18 metros de profundidade é pouco. Nesta configuração do navio, seu calado máximo é de 7,6 metros. Talvez este seja o grande desafio que nós temos de enfrentar. Achar uma solução para que possamos ampliar o calado do porto de Porto Alegre, com o objetivo de torná-lo realmente interessante ao empresariado. E com isto agregar um volume maior de operações comercial. Tornando-o viável economicamente, e contribuindo na redução do custo de transporte de nossas importações e exportações.
Se na atual viagem o "BBC Olympus" pode transportar 5 transformadores. Quem sabe se no futuro ele possa embarcar muito mais carga, e de muitos mais clientes do que apenas um. Ter a esperança de que isto é possível não é um sonho impossível. Basta que tenhamos força de vontade e principalmente vontade política para que este sonho se realize. Sonho que é compartilhado por outras pessoas, que acreditam no nosso potencial econômico e que dependem dele para sua sobrevivência comercial. Como a Agência Marítima Orion, empresa de âmbito nacional e que trouxe para Porto Alegre um escritório comercial, e o próprio armador do navio, a BBC Chatering, que possui aqui um representante seu, para dar todo o apoio necessário às operações de embarque de peças, produtos e mercadorias.Foto: Carlos Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário