quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Navio mercante “São Sebastião” sobe rio Jacuí.


 O navio mercante brasileiro “São Sebastião”, de propriedade da Navegação
Mansur, e que se encontrava atracado no porto de Pelotas a mais de um ano
finalmente voltou a navegar. Sua partida ocorreu na terça-feira (28)
quando, assistido por um dos práticos da Lagos dos Patos, desatracou rumo a
Porto Alegre.

No ano passado após ter vindo ao porto de Porto Alegre, com um carregamento
de sal, o navio encalhou após sua partida do porto. Na ocasião foi apurado,
pela Marinha do Brasil, que a causa foi decorrente de uma forte rajada de
vento, que acabou por empurrar a embarcação para fora do canal. Como o
navio se encontrava leve, e consequentemente mais alto, sua área lateral
acabou formando o efeito vela. No qual ao sofrer a ação do vendo acaba por
empurrar a embarcação na direção em que ele sopra. Como a largura do canal
é estreita para o tamanho do navio, não houve tempo para se realizar uma
manobra emergência. Acarretando com isto no encalhe.

Medindo 146 metros de comprimento e 21,23 metros de largura, o navio foi
enviado para o porto de Pelotas onde foi vistoriado pela Marinha do Brasil.
Por decisão de seu proprietário lá ficou a espera do momento certo para
receber os reparos necessários ou de ser vendido a algum interessado.

A chegada do navio “São Sebastião” ocorreu na manhã de quarta-feira (29).
Por volta das 11h05min ele cruzou entre a ilha das Pedras Brancas,
popularmente conhecida por “Ilha do Presídio” e a fábrica da Celulose
Rio-grandense. Às 11h16min já havia passado pela cidade de Guaíba e fazia
sua guinada rumo a Porto Alegre. Às 12h contornou a Usina do Gasômetro,
vindo a fundear em frente ao cais Mauá às 12h13min. Logo em seguida recebeu
abordo um encarregado local da Agência Marítima Orion, a fim de tratar dos
detalhes para a subida do navio pelo rio Jacuí. Esta manobra iniciou-se
após as 13h30, quando o vão móvel da ponte é liberado para novos içamentos.
Às 15h08min já se encontrava navegando em frente ao cais Navegantes,
buscando o alinhamento para passar pelo vão móvel, fato que realizou 10min
depois. Feito isto, já navegando nas águas do Jacuí iniciou o trajeto até a
área de fundeio em frente ao terminal Santa Clara, do Polo Petroquímico de
Triunfo. Quando às 16h25min finalmente largou ferro. Neste local
compartilha a presença do navio-tanque “Forte de Copacabana” de bandeira
brasileira e do “Gas Puffer”, de bandeira das Ilhas Marshall. Seu destino é
um estaleiro onde deverá sofrer reparos para entrar em conformidade com as
exigências da Marinha do Brasil. E aí sim, voltar a navegar em plenas
condições de segurança.

Deste relato minucioso nós podemos retirar algumas conclusões:

Primeiro – A navegação nacional necessita de uma política que lhe favoreça
e que lhe fortaleça. Pois a mesma sofreu um empobrecimento ao longo dos
anos em que esta atividade esteve menos valorizada.

Segundo – O mesmo se deve fazer para com os estaleiros de pequeno e médio
porte. Pois são estes os que dão apoio e manutenção às embarcações menores.
Privilegiar apenas aos grandes projetos não contribui para o fortalecimento
pleno de nossa indústria de construção naval nem as empresas de navegação.

Terceiro (e mais importante) – Todo e qualquer navio que possa passar pelo
vão móvel da ponte do Guaíba, pode fortalecer a movimentação de nossa
hidrovia. Até então se tinha uma noção de que pelo vão móvel só passavam
navios com produtos perigosos rumo ao Polo Petroquímico de Triunfo; ao
terminal de gás do rio Gravataí; e pequenas embarcações, geralmente
barcaças graneleiras ou barcos areeiros. A passagem de um navio mercante de
porte médio abre nossos olhos para este aspecto. E permite-nos até de
pensar que neste rio possa ser instalado um terminal mais ambicioso. Cuja
grande vantagem esta em desviar o fluxo de veículos pesados que
necessariamente tenham de passar pela ponte do Guaíba.

Com vemos a muito que se pensar sobre o assunto. Finalizo agradecendo ao
clube “Sava”, pelo acesso a suas dependências possibilitando que se fizesse
algumas imagens da passagem do São Sebastião. Ao Fernando, do Barco
“Turistinha”, pelo apoio dado na realização das fotos na área de fundeio. E
a dedicação do Carlos César, formado em História e, assim como eu, “Amigo
da Marinha”, que ao registrar todos estes momentos contribui de forma ativa
na preservação da memória de nossa história naval e portuária. Com suas
fotos ele “fez barba, cabelo e bigode”. Seu trabalho merece um “Bravo
Zulu”, como normalmente se diz na Marinha de Guerra.

Foto 1 – Navio “São Sebastião” passando entre a ilha das Pedras Brancas e a
fábrica da Celulose Rio-grandense.

Foto 2 – Após passar pela cidade de Guaíba, muda seu rumo para Porto Alegre.

Foto 3 – “São Sebastião” chega a Porto Alegre após contornar a Usina do
Gasômetro.

Foto 4 – Fundeado em frente ao cais Mauá recebe representante da agência
marítima para tratar da parte seguinte de sua viagem.

Foto 5 – Navegando rumo ao vão móvel da ponte do Guaíba tem a capital do
Estado como testemunho de seu feito histórico.

Foto 6 – Passada a ponte inicia a navegação pelos estreitos canais do rio
Jacuí.

Foto 7 – Fundeado próximo à entrada do Polo Petroquímico de Triunfo,
compartilha o espaço com os navios-tanque “Forte de Copacabana” e “Gas
Puffer”.

Fotos: Carlos Oliveira

3 comentários:

  1. NOSSA EMPRESA DENOMINADA PETRO CENTER REPRESENTAÇÃO COMERCIAL DE PRODUTOS METALICOS E DESMONTE DE NAVIOS, TEM INTERESSE EM SABER O PARADEIRO DO NAVIO SÃO SEBASTIÃO , se ainada se encontra em porto alegre.
    ATENCIOSAMENTE
    JOÃO CARLOS
    13 98187 2405

    ResponderExcluir
  2. NOSSA EMPRESA DENOMINADA PETRO CENTER REPRESENTAÇÃO COMERCIAL DE PRODUTOS METALICOS E DESMONTE DE NAVIOS, TEM INTERESSE EM SABER O PARADEIRO DO NAVIO SÃO SEBASTIÃO , se ainada se encontra em porto alegre.
    ATENCIOSAMENTE
    JOÃO CARLOS
    13 98187 2405

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    Respostas
    1. Bom dia João Carlos!
      Fizemos uma rápida pesquisa e encontramos o casco do navio mercante São Sebastião atracado junto ao Estaleiro Vitória, as margens do Rio Jacul, no município de Triunfo. Esperamos que esta informação te ajude! Um grande abraço.

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