quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Bom movimento pela hidrovia mostra seu potencial e sua importância.


Nesta quarta-feira (22) um fato chamou a atenção, a grande movimentação de navios com carga perigosa pela nossa hidrovia. Ao todo, foram quatro os navios tanques que passaram pela frente do porto de Porto Alegre.

O primeiro navio-tanque que aqui chegou, foi uma surpresa. O “Zeugman” de bandeira turca que estava previsto ir para a Argentina, segundo informação divulgada dela Superintendência do Porto de Rio Grande, retornou em direção ao Polo Petroquímico de Triunfo. Na sequência foi a vez de chegar o “Forte de Copacabana”. Que vindo do Rio de Janeiro fez uma parada técnica no porto de Rio Grande. Lá, após atracar no terminal petroleiro da empresa Braskem, realizou o transbordo de 550 toneladas de Butadieno para o navio “Gaschem Atlantic”. Que, por sua vez, havia saído do Polo Petroquímico de Triunfo e lá se encontrava para ser completado em sua capacidade total deste produto. Este fato também serve para mostrar o quanto é complexo e dinâmico o comércio de produtos petroquímicos. Pois o “Gaschem Atlantic”, cujo destino final é o porto de Houston, nos Estados Unidos, recebeu carga em Triunfo, em Rio Grande (1.800 toneladas de butadieno) e de um navio que partiu do Rio de Janeiro (550 toneladas de butadieno).

Depois quem chegou foi o navio-tanque “Guaporé”, da Petrobras que teve de fundear na área bravo, que fica em frente ao cais Mauá. Lá ele ficou ao lado do “Zeugman” aguardando o momento de poder subir em direção do rio Gravataí.

Na dinâmica da movimentação, o”Forte de Copacabana” foi o primeiro navio que subiu as águas do Guaíba em direção ao Polo Petroquímico de Triunfo. Para tanto o mesmo foi acompanhado por um rebocador que lhe auxiliaria na manobra de passagem pelo vão móvel da ponte do Guaíba e na atracação. Depois a preferência foi para a atracação do navio mercante “Atlantic Falcon” no cais Navegantes. Nem bem esta operação tinha terminado, o “Zeugman” iniciou sua manobra rumo a ponte do Guaíba, tendo com destino também o Polo Petroquímico de Triunfo. Já em sentido contrário, descendo o rio, veio a barcaça-tanque “Guaratan”, da Navegação Guarita. Cujo destino é o porto de Rio Grande, onde deve atracar no terminal petroleiro da Petrobras e lá descarregar 2.335,03 toneladas de óleo combustível e mais 571,61 toneladas de óleo ciclo leve - LCO. E finalmente o navio-tanque “Guaporé” ficou fundeado, a espera, tendo em vista a necessidade dos rebocadores atenderem aos demais navios.

Desta forma podemos ver o quanto foi movimentado a manhã na hidrovia. Fato que sem dúvida reafirma o seu valor e sua importância para a economia do nosso Estado. Dar destaque para sua atividade é a melhor forma de valorizá-la. Pois nós só damos valor ao que conhecemos e ao que nos toca de forma mais direta. E no dia de hoje a hidrovia mostrou quantos veículos pesados ela pode retirar de nossas vias. Fato que, inquestionavelmente nos atinge, principalmente quem utiliza a BR-116 no trecho que passa pela cidade de Canoas.

Fotos: Carlos Oliveira

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