quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Navio mercante “Maraki” parte após descarga em Porto Alegre.



O navio mercante “Maraki”, registrado no porto de Valletta e com bandeira da ilha de Malta, partiu de Porto Alegre no início da tarde de quinta-feira (25). Após ter chegado na manhã de domingo (21), com apenas 6.567 toneladas de cloreto de potássio. O navio teve sua operação de descarga atrapalhada pela instabilidade climática. Fato que acabou por prolongar sua estadia no porto a capital do Estado. O normal seria que este volume fosse retirado em no máximo em dois dias de trabalho pleno. Na operação de descarga, o navio utilizou seu sistema de guindaste de bordo. Cuja capacidade de içamento chega a 30,5 toneladas de cada vez. E o produto aqui descarregado veio armazenado no porão de número 4. Cuja capacidade nominal de armazenamento é de 8.033,57 toneladas. A capacidade total de armazenamento dos cinco (05) porões do navio chega a 35.944,42 toneladas. Fato que demonstra seu potencial não só para trazer, mas também para levar produtos de nosso porto. Um dado pouco conhecido sobre este navio, é sua relação entre o calado e a capacidade de carga. Para cada centímetro de calado, o navio comporta carregar em seus porões, 37,12 toneladas de cloreto de potássio. Este exemplo serve para que se possa imaginar o quanto a ampliação da profundidade de nossos canais artificiais e de nosso calado, como um todo, podem ser representativos. Este cálculo não é um valor padrão. Ele leva em consideração a densidade do produto carregado, e a área dos porões do navio (largura e comprimento). Por isto mudando-se o produto pode se carregar mais ou menos volume de carga. Mas o que fica aqui é o registro para que o leitor possa formar sua opinião sobre o assunto e tenha uma melhor visão da importância da navegação para nossa economia. Pensem nisso!

Fotos: Carlos Oliveira

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