sábado, 27 de outubro de 2012

Chegam a Porto Alegre os navios-tanque “Guaruja” e “Guaporé”.



Chegaram na manhã de quinta-feira (25) a Porto Alegre os navios-tanque “Guarujá” e “Guaporé”. As embarcações que pertencem a Petrobras trouxeram gás liquefeito de petróleo – GLP. Sendo que o “Guarujá” recebeu 2.000 toneladas de GPL diretamente do navio-tanque “Alessandro Volta”, que se encontrava em Rio Grande. (veja matéria relacionada: http://www.vcvesteio.blogspot.com.br/2012/10/carregamento-de-gas-e-realizado.html ) E que partiu após concluída a operação de transbordo às 10:05 da manhã desta quarta-feira (24). Já o navio-tanque “Guaporé” veio com igual volume de carga (2.000 toneladas), só que desta vez proveniente do porto do Rio de Janeiro.

Como ambas as embarcações vão descarregar no terminal TERGASUL, de propriedade da Petrobras às margens do rio Gravataí, no município de Canoas; e o mesmo só comporta operar com uma embarcação por vez. O primeiro navio a ser atracado neste terminal foi o navio-tanque “Guarujá”. Obrigando desta forma ao navio-tanque “Guaporé” ficar fundeado na área Bravo do porto de Porto Alegre. Que se localiza em frente ao Cais Mauá. A expectativa é de que já na manhã desta sexta-feira (26) o primeiro navio parta, abrindo vaga para a atracação da segunda embarcação.

Como podemos comprovar, a eficiência do serviço é fundamental para o bom funcionamento de nossa sociedade. E neste caso, os navios são o instrumento para que isto ocorra perfeitamente. Fazendo um paralelo ao recente desabastecimento de gasolina em nosso Estado. Cuja dificuldade momentânea de atracação e descarga já causou reflexos imediatos. Com o fornecimento de gás liquefeito de petróleo, este problema possui potencial muito mais complicado de ser solucionado. Daí a importância com que seu fornecimento é sempre tratado pelas partes envolvidas.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário