quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Acesso portuário é tema de reunião na SPH


15/09/2011 16:59:43

Na manhã desta quarta-feira(14), na sede da Superintendência de Portos e Hidrovias ocorreu reunião para tratar das obras junto a rua João Moreira Maciel, principal acesso ao porto de Porto Alegre. Os representantes da CEEE, DNIT, Concepa, ANTT e Prefeitura de Porto Alegre, foram recebidos pelo Superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos, e pelo diretor de Portos, Silvio David, que trataram sobre a redução da pista de acesso ao Porto, em razão das obras da BR 448.

Vanderlan explicou que será necessário um trabalho específico para a obra, já que no local passam redes de energia elétrica, baixa e alta-tensão, gasoduto, além do esgoto fluvial. Acrescenta-se ainda a existência de edificações da CEEE, que coincidem com o novo traçado planejado para a via pública e a necessidade de se enquadrar todas as modificações ao projeto da segunda ponte de travessia do Guaíba, que se encontra em fase de projeto.

Os diretores disseram que parte da rede elétrica foi recentemente modificada, visando atender as obras da Rodovia do Parque e a construção da Arena do Grêmio e que o trabalho que deverá ser feito exigirá nova intervenção neste sentido. Os representantes da prefeitura de Porto Lagre informaram que a intenção é fazer o gravamento do novo gabarito da via a fim de atender as exigências atuais e futuras do Porto de Porto Alegre, tendo em vista sua importância econômica para o Estado.

Este gravamento servirá, futuramente, para evitar o surgimento de novas edificações no local, preservando a área para as prossíveis intervenções. “Esta ação economizará recursos no momento da desapropriação e nos trabalhos de implantação de infraestrutura básica”, informaram os representantes da administração municipal.

Ficou decidido que deve ser realizada a retificação do traçado da via, a fim de garantir as condições mínimas de segurança do trânsito no local e o acesso das cargas ao porto. Uma fotografia ilustrativa foi apresentada, mostrando que a via é quase toda ocupada para o trânsito de uma carga especial. Também foi solicitado que o novo projeto contemple a permanência da linha férrea, e que atende as indústrias localizadas as margens do Rio Gravataí.

A utilização deste modal é importante, pois contribui para a retirada de caminhões das estradas acarretando benefícios sociais e econômicos. Neste sentido o assunto será mais bem trabalhado no futuro, quando serão incluídos na mesa de negociações os representantes da empresa América Latina Logística - ALL, concessionária da rede ferroviária no Estado.
Foi ressaltado também, que a rua João Moreira Maciel, não será uma rota alternativa à cidade ou ao projeto de revitalização do Cais Mauá, tendo em vista que a área portuária é classificada como zona primária. E ser regida por legislação específica da Receita Federal, que restringe e regula a circulação de pessoas e veículos no local.

Participaram do encontro Breno Ribeiro, da Secretaria de Planejamento Municipal de Porto Alegre; Pedro Luzardo Gomes, do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre - DNIT; Eduardo Bergmann e Daniel Raggio Quintas da Agência Nacional de Transpórte Terrestre - ANTT; Carlos Eduardo Azfama e Paulo César Marnatti, da Companhia Estadual de Energia Elétrica - Distribuidora - CEEE-D, Armindo L. Boostmann, da Ecoplan, e Thiago Vitorello, da Concepa.

Foto: Carlos Oliveira e ECOPLAN

FONTE:http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=715

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