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quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Navio-tanque “Queen Catalina” parte carregado de Triunfo.

O navio-tanque “Queen Catalina” de bandeira liberiana e prestando serviço para a Braskem, partiu às 13:10 da tarde de sexta-feira (19/JUN) do píer II do terminal Santa Cara. De propriedade do Polo Petroquímico de Triunfo, e principal porta de escoamento da produção deste importante complexo industrial de nosso estado. Em seus tanques o navio estava transportando um carregamento de 2,500 toneladas de butadieno. Sendo que o seu destino é o píer petrolífero operado pela própria Braskem em Rio Grande. Aonde o navio deverá completar sua carga, recebendo mais 1.700 toneladas de butadieno. Em operação de transferência de carga proveniente do também navio-tanque “Celanova”. Com isto o navio poderá seguir seu destino rumo aos Estados Unidos. Abastecendo a unidade da Braskem neste país. E gerando riqueza tanto para o Brasil quanto para o Rio Grande do Sul.

Nesta operação, um fato importante fica muito claro. Que é a limitação da carga que os navios que aqui operam podem transportar. E isto esta vinculado a profundidade dos nossos canais. Que esta limitada a 5,18 metros. E que é resultado do que foi planejado no início do século 20. Quando se planejou construir o porto de Porto Alegre. Repensar esta situação é fundamental para que se possa dar, à nossa economia, a dinâmica que ela perdeu ao longo dos últimos anos. Não podemos pensar que o que cerca há 90 anos ainda seja plenamente válido. A prova disso são os trabalhos que tem sido executados junto ao porto de Rio Grande. E que visam capacitá-lo a receber navios com maior calado (profundidade). Como são os navios empregados nos dias de hoje. É por este motivo que eu convido o leitor a pensar sobre o assunto. E a divulgá-lo, pois é assim que se forma e se fortalece o conhecimento sobre este tema tão importante para a nossa economia.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

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