sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Empurrador “Maurício Sffair” realiza nova bateria de testes.

Na manhã de quinta-feira (17/DEZ) o empurrador de barcaças realizou uma nova bateria de testes de navegação. Desta vez a manobra ocorreu somente com o empurrador, que partiu da área do Saco do Cabral, aonde se encontrava atracado. Para subir o rio Jacuí e contornar as ilhas que compõem o Delta do Jacuí. Na sequencia ele entrou no Guaíba rumando na direção Sul. Antes de fazer o retorno para finalmente atracar no local de onde havia partido. Nas fotografias aqui vinculadas é possível de se ver o momento em que a nova embarcação da Navegação Guarita saída do rio Jacuí e entreva no Guaíba. Momento em que o trânsito de várias embarcações mostrava o potencial da nossa hidrovia. Já que naquele instante passavam pelo local outra barcaça da Navegação Guarita, uma da Frota de Petroleiros do sul – PETROSUL, o catamarã que liga Porto Alegre a Guaíba, e o rebocador “Turistinha I”.



Nas demais fotografias é possível de se ver o empurrador por inteiro. Fato raro, pois quando ele navega com a barcaça-tanque o conjunto se mistura. E fica difícil de as formas da embarcação. Que é fruto do trabalho do estaleiro Intecnial, de Erechim. Local aonde as chapas de aço são cortadas e soldadas em módulos. Para posteriormente serem unidas dando a forma definitiva da embarcação. Já a propulsão é garantida por dois motores marítimos produzidos pela empresa Paraná Equipamentos S.A. – PESA, representante no Brasil da multinacional norte-americana Caterpillar. O modelo do motor, no caso é o C32 Acert, cujo peso chega a 3,22 toneladas cada, medindo 2,28 metros de comprimento e possuindo 1,52 metros de largura. Este motor possui a configuração de um “V12” de quatro tempos. E desenvolve 1.000 HP a 1.800 rpm. É considerado um motor moderno e eficiente. Tendo 60 meses de garantia de fábrica. O que demonstra a sua qualidade e a confiança do fabricante no seu produto.

Fotos: Carlos Oliveira

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