Páginas

sábado, 13 de dezembro de 2014

A OPÇÃO DOS PRÁTICOS PELA SEGURANÇA DA NAVEGAÇÃO – 1.

Todos os navios mercantes de grande porte que chegam em Porto Alegre, assim como os navios-tanque que chegam rumo a Canoas ou a Triunfo, são assistidos pelo serviço de praticagem. Este serviço é executado por profissionais experientes na navegação de um determinado trecho, que no nosso caso se inicia em Rio Grande e termina em Triunfo, mais especificadamente no Terminal Santa Clara. Sua experiência foi provada e comprovada pela Marinha do Brasil. Que os avaliou e aprovou para exercerem a função de prático. Sem sua presença, os navios mercantes de grande porte e os navios-tanque não podem navegar até aqui. Pois nenhuma empresa de navegação coloca o seu navio em águas que não conhece. Ficando a mercê de riscos que não seriam cobertos pelas companhias de seguro em caso de sinistro. Exatamente pela falta de um prático a bordo orientando a manobra.

 E é por conhecerem a nossa região que os práticos tomaram a decisão que foi registrada pela lente do Carlos na sexta-feira (21/NOV). Neste dia estava previsto a partida do navio mercante “Belstar” com 189,99 metros de comprimento e 32,28 metros de largura. Este fato deveria ocorrer às 08 horas da manhã. No sentido oposto estava chegando o navio mercante “Mallika Naree”, que mede 178,70 metros de comprimento e possui 28,06 metros de largura.

Considerando as dimensões de ambos os navios, e o fato dos nossos canais artificiais possuírem apenas 80 metros de largura. Os práticos acertaram o atraso da partida do “Belstar” para permitir, com isto o cruzamento de ambos os navios fora da área dos canais artificiais. Enquanto o “Mallika Naree” navegava com mais velocidade, para vencer o maior percurso possível. O “Belstar” navegava de forma mais lenta. Co isto o ponto de encontro de ambos os navios foi entre o final do canal artificial do Cristal e a Usina do Gasômetro.

Quando isto ocorreu, ambos os navios buscaram se posicionar o mais afastado possível, sem, contudo fugiram do eixo de navegação utilizado. Desta forma eles puderam se cruzar e retomar o eixo correto de navegação para, no caso do “Belstar” poder fazer a curva e entrar no canal do cristal. E no caso do “Mallika Naree” tangenciar e fazer a curva que da acesso ao alinhamento das cais Mauá, á na área do porto de Porto Alegre.

Para quem por ventura viu, de longe, esta manobra. Dificilmente esta gama enorme de informações foi percebida. No entanto para quem conhece a nossa realidade, é esta a leitura que se tem de fazer. E é por isto que ela esta sendo dita aqui. Para que o leitor possa compreender e aprender um pouco da complexidade da navegação. E assim valorizá-la mais.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário