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sábado, 3 de maio de 2014

“BBC TEXAS” carrega e parte rumo aos Estados Unidos.

  Antes de iniciar o assunto principal deste texto. Gostaria de pedir desculpa pelo erro involuntário cometido, e já corrigido, no texto referente a chegada do navio mercante “BBC Texas”. Onde foi trocado a carga entre os dois navios da empresa BBC Chartering que aqui estiveram no mês de abril, a saber: “BBC Texas” e “BBC Tennessee”. Sendo que este segundo navio terá seu texto publicado em breve. Espero que os leitores me perdoem. E agradeço a compreensão.

Respeitosamente.

Vanderlan Vasconselos

O navio mercante “BBC Texas” partiu às 07 horas da manhã de sexta-feira (11/ABR) do cais Navegantes do porto de Porto Alegre. Levando 01 transformador TARFO, produzido pela unidade industrial da empresa ALSTOM de Canoas. E que havia sido trazido na primeira quinzena de março para a área do porto de Porto Alegre.  Numa operação muito delicada. Pois devido ao peso excessivo da peça. Ela foi transportada sobre dois conjuntos de linha de eixo de propriedade da empresa Transdata. Que usa como slogan o termo: “Movimentação de cargas complexas”. Fato bem sugestivo. Na fotografia aqui vinculada e tirada na quinta-feira (13/MAR) é possível de se ter uma noção exata de suas dimensões. Já que a via de acesso ao porto ficou pequena para o conjunto, não só longo, mas também largo.

Após o transformador dar entrada no porto. O mesmo foi posicionado junto ao cais. Mantendo uma distância mínima de 6 metros de sua borda. Já que o cais Navegantes possui limitação de peso neste local. Fruto do tipo de construção ali empregado. Que é diferente da executada no cais Mauá. Muito mais forte e sólida. E onde esta limitação de peso não existe.

Já as 26 caixas com peças e assessórios que são utilizados na montagem do transformador. Foram colocadas próximo do mesmo pouco antes da chegada do navio. Anteriormente elas eram armazenadas no interior do Armazém Alfandegado D4. Onde ficavam protegidas do clima e completamente isoladas. No entanto, devido a um fato no mínimo curioso. No qual a Superintendência de Portos e Hidrovias – SPH alugou o dito armazém. Agora as peças que antes deveriam ficar armazenadas neste espaço com regime diferenciado pela Receita Federal do Brasil, não o podem mais. Tendo de ficar a céu aberto. Fato que é menos problemático para este tipo de peças. Mas que em se tratando de objetos menores, mais valiosos, e frágeis. Poderá, sem dúvida, por em xeque a validade da decisão tomada.

O trabalho de carregamento e fixação da carga nos porões do navio ocorreu de forma rápida. Possibilitando que por volta das 17 horas de quinta-feira (10/ABR) o navio já pudesse fechar seus porões. Esperando apenas o dia seguinte para partir. Já que a navegação em áreas de canais artificiais não é permitida para navios com serviço de praticagem no turno da noite. Levando-se em conta exclusivamente a falta de condições de segurança para que isto possa ser realizado. E que se baseia na má qualidade da sinalização associado à pequena largura dos canais artificiais. Que é de 80 metros.

A intenção do comandante do “BBC Texas” era de partir na primeira hora da manhã. Na tentativa de chegar na área do porto de Rio Grande ainda no mesmo dia. Pois de lá a navegação com o auxílio da Praticagem da Barra do Rio Grande é permitida durante as 24 horas do dia. No entanto, este objetivo não foi atingido. Obrigando o navio a fundear na lagoa dos Patos para realizar o trajeto final dos cais artificiais, do qual o da Feitoria é o mais famoso, somente no dia seguinte, sábado (12/ABR). E dificultar e atrasar um pouco mais a viagem. Quando este percurso foi concluído, a barra do Rio Grande estava fechada para a entrada e saída de navios, devido às más condições meteorológicas. Obrigando o “BBC Texas” a fundear às 10:10 de sábado na área Golf II do porto de Rio Grande.

Esta série de atrasos só gera um acréscimo de custos. Elevado o preço final do que produzimos. Retirando nosso poder de competitividade. E causando uma má impressão para a nossa infraestrutura logística. Fato de desestimula a vinda de novos negócios e o interesse do empresariado internacional. Mudar esta situação é possível e necessária. E isto começa com a tomada de consciência das dificuldades existentes.

Pensem nisso!

Vanderlan Vasconselos.

Fotos: Carlos Oliveira

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