quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

BOM DIA

Passei só para agradecer a Deus e a você pela companhia durante o ano que finda. A vida segue, mas uma renovação interior é necessária onde a certeza da vida eterna é nossa maior riqueza.
A cada dia terreno vivido ficamos mais sábios e desejosos de família, amigos e da simplicidade de nossas necessidades, fazendo o caminho inverso e imposto do consumo desenfreado. Nossos desejos são iguais, saúde, trabalho, amor e muita paz e alegria para seguir adiante ao lado de quem amamos.
O que quero para nós e mais quem tiver oportunidade de ler, ouvir, sentir e emocionar - se fazendo algo a mais pelo próximo é um ‪#‎FELIZ2016‬.
Um abraço de coração aberto nesta radiante manhã de quinta-feira

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

CEASA E NOSSO FINAL DE TRABALHO DE 2015...

AGENDA DIRETOR ADMINISTRATIVO FINANCEIRO DA CEASA/RS
SEMANA DE 28/12/2015 A 02/01/2016

Dia 28/12/2015 – Segunda-feira

05:15 - Cheguei na Administração da Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul, para despachos e estudos sobre a empresa.

09:00 – Visita a CELIC – Central de Licitações, para acompanhamento do Processo / Gerador de Energia Elétrica.

09:30 – Visita a SOP – Secretaria de Obras Públicas, para acompanhamento do Processo / Reforma do Programa Social PRATO PARA TODOS da CEASA/RS.

10:30 – Reunião com o Assessor da Diretoria Administrativa da CEASA/RS.

11:30 – Reunião com o Presidente da CEASA/RS.

13:30 – Reunião com o Supervisor, lotado no Setor Jurídico da CEASA/RS.

14:00 – Reunião com o Diretor Técnico Operacional da CEASA/RS.

14:30 – Reunião com o Presidente e o Diretor Técnico Operacional da CEASA/RS.

15:30 – Reunião com o Presidente da CEASA/RS.

16:30 – Avaliação e análise de vinte e três Processos para autorização de pagamentos. Total autorizado de pagamentos do dia: R$ 77.662,52.

Dia 29/12/2015 – Terça-feira

05:50 - Cheguei na Administração da Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul, para despachos e estudos sobre a empresa.

09:00 – Visita a CELIC – Central de Licitações, para acompanhamento do Processo / Gerador de Energia Elétrica.

09:30 – Visita a SOP – Secretaria de Obras Públicas, para acompanhamento do Processo / Reforma do Programa Social PRATO PARA TODOS da CEASA/RS.

11:30 – Reunião com o Diretor Técnico Operacional e a Gerente Financeira da CEASA/RS.

13:00 – Reunião com o Assessor da Diretoria Administrativa Financeira/CEASA/RS.

14:00 – Reunião com a Gerente Financeira da CEASA/RS.

15:00 – Reunião com o Presidente da CEASA/RS.

15:30 – Reunião com o Diretor Técnico Operacional e a Gerente Financeira da CEASA/RS.

16:30 – Avaliação e análise de dezenove Processos para autorização de pagamentos. Total autorizado de pagamentos do dia: R$ 103.605,64.


Dia 30/12/2015 – Quarta-feira

05:30 - Cheguei na Administração da Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul, para despachos e estudos sobre a empresa.

08:30 – Prestigia a posse da Esposa, como Diretora de Escola em Esteio/RS, no Teatro Dante Barone / Assembleia Legislativa/RS.

10:00 – Reunião semanal de Diretoria da CEASA/RS.

10:30 – Reunião semanal de Diretoria e Gerências da CEASA/RS.

11:45 – Reunião com o Diretor Técnico Operacional e representante de Empresa Terceirizada de Prestação de Serviços de Vigilância.

13:00 – Reunião com o Encarregado do Setor de Informática da CEASA/RS.

14:00 – Posse dos integrantes da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, da CEASA/RS, no auditório da Companhia.

15:00 – Reunião com o Diretor Técnico Operacional e a Gerente Financeira da CEASA/RS.

16:00 – Reunião com Assessor da Diretoria Financeira da CEASA/RS.

16:30 – Avaliação e análise de onze Processos para autorização de pagamentos. Total autorizado de pagamentos do dia: R$ 2.855,96.


Dia 31/12/2015 – Quinta-feira

RECESSO / ANO NOVO

Dia 01/01/2016 – Sexta-feira

ANO NOVO

Dia 02/01/2016 – Sábado

CEASA - Nova diretoria da CIPA toma posse para 2016

Tomou posse nesta quarta-feira, 30 de dezembro, a nova diretoria da Comissão interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), gestão 2016, da Ceasa/RS. A cerimônia foi realizada no auditório James Gehlen e contou com a presença de diversos colaboradores e da Direção da Central....


A nova presidente, Cláudia Terezinha dos Santos, agradeceu a confiança da direção da Ceasa/RS, e elegeu como uma das ações mais importantes da gestão 2015 a criação de uma turma noturna de brigadistas de incêndios. “Agora temos uma vigilância 24 horas”, destacou.

Paulo Regla, já como ex-presidente, falou sobre os 28 relatórios envolvendo questões referentes à segurança do trabalho que foram realizados e que servirão para o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI).

Representando a diretoria, Venderlan Vasconselos, diretor Administrativo Financeiro, lembrou que tempos atrás, em muitas empresas, a CIPA era “uma desculpa” para o funcionário não ser demitido. “Hoje não, é um processo de educação permanente. Ela trabalha para preservar a vida”, afirma Vasconselos.

Veja como ficou composta a Comissão
Presidente- Cláudia Terezinha dos Santos
Titular – Rosa Marlene Fernandes
1º Suplente - Amauri M. Pereira
2º Suplente – Ronaldo Marquezotti

Representantes eleitos pelos empregados

Vice-presidente- Eva Regina da Costa
Titular – Luiz Fernando da Silva
1º Suplente - Helena Oliveira Jobim
2º Suplente – Flávio de Freitas Peixoto

Os representantes do empregador e dos empregados, em comum acordo, escolheram também o servidor Amauri Moraes Pereira para secretário da CIPA.


REPOLHO VERDE CAMPEÃO PREÇO BAIXO NA CEASA...

Dos 35 produtos hortigranjeiros analisados pela CEASA nesta semana de 22 à 29/12/2015, 20 produtos ficaram com os preços estáveis, 08 em alta e 07 em baixa.
Os principais produtos com preços mais acessíveis foram Repolho Verde, Tomate Caqui Longa Vida, Espinafre, Couve Flor, Vagem e Pêssego Nacional.
Aqui todas cotações www.ceasars.com.br.

CEASA PRESTA CONTAS 2015

Clique no jornal:

CEASA ENTREGA JORNAL


Aproveitei oportunidade para entregar nosso Jornal da Ceasa(Prestação Contas 2015) ao Governador Sartori.

Bancada Socialista RS

BOM DIA

Hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.
Um abraço e uma quente manhã de quarta-feira


terça-feira, 29 de dezembro de 2015

VISITA NO TRABALHO

Nesta manhã de terça-feira (29), em meio ações no CAFF, aproveitei para visitar a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS, sob comando do Secretário e Deputado Estadual Miki Breier. Na pauta 2016 e metas e desafios. Na oportunidade também encontrei Naldo Guimaraes Diego Santa Helena Juliano Paz

BOM DIA

O mundo vai continuar girando e o povo trabalhando independente dos prognósticos dos pessistas e seus efeitos midiáticos. Todos estamos vendo que a intempéries tem forças indomáveis e que somente a fé nos acalma e nos mantém inteiros para a vitória no horizonte. Semear, respirar, trabalhar, colher a alimentação por mais um dia por nós e por todos aqueles que amamos e que ajudamos sem esperar um muito obrigado é nosso desafio presente.
Um abraço e uma doce manhã de terça-feira

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

“Trevo Azul” chega com fertilizante a Porto Alegre.

A barcaça graneleira “Trevo Azul” chegou no final da manhã de segunda-feira (30/NOV) com um carregamento de fertilizante. Seu destino era o terminal de uso privado (TUP) da empresa Yara Brasil, que fica as margens do rio Gravataí, em Porto Alegre. E sua carga era composta de 3.200 toneladas de fertilizante de origem mineral. Produto embarcado pelo TUP da própria Yara, em Rio Grande. Em operação iniciada às 18:10 da sexta-feira (27/NOV). Quando ela atracou neste terminal. Com isto a barcaça pode realizar tanto sua viagem de ida, quanto de volta com Carla. O que é sempre muito bom para o setor. Pois garante um aproveitamento ao máximo da sua potencialidade com meio de transporte eficiente e eficaz.

Foto: Carlos Oliveira

“Rio Grande do Sul” parte carregada com farelo de soja.

A barcaça graneleira “Rio Grande do Sul” partiu na segunda-feira (30/NOV) de Canoas rumo a Rio Grande. A embarcação de propriedade da Frota de Petroleiros do Sul – PETROSUL estava carregada com 2.044,638 toneladas de farelo de soja.

Este farelo de soja foi produzido pela Bianchini, em sua unidade de Canoas. E deve ser enviado para a unidade que a empresa possui em Rio Grande. Para posteriormente ser exportada. O farelo de soja é apenas mais uma das formas como a soja é comercializada. E seu emprego serve tanto para a alimentação humana como a animal. Por ter sido beneficiada. Ela agrega valor ao produto. Além de gerar empregos. O que é sempre muito bom para a sociedade. Pensem nisso!

Vanderlan Vasconselos

Yara embarca fertilizante.

A empresa multinacional Yara, por meio de sua filial de Rio Grande. Realizou mais um embarque de fertilizante de origem mineral para ser enviado a Porto Alegre. Desta vez o produto foi carregado na embarcação “Trevo Sudeste”. Que atracou no terminal de uso privativo (TUP) da Yara às 16:30 da tarde de segunda-feira (30/NOV). Logo após ter concluído a operação de descarga de soja no TUP da BUNGE Alimentos.

Ao todo foram carregados 3.000 toneladas de fertilizantes. Que deveram ser descarregados no TUP que a Yara possui em Porto Alegre, as margens do rio Gravataí. Na divisa entre as cidades de Porto Alegre e Canoas.

Foto: Carlos Oliveira

“Norgas Pan” chega para descarregar em Rio Grande.

O navio-tanque “Norgas Pan”, aqui visto quando partia para a cidade de Rio Grande, no início da tarde de domingo (29/NOV). Atracou às 11 horas da manhã de segunda-feira (30/NOV) junto ao píer petrolífero operado pela empresa Braskem. Lá o navio deverá descarregar as 1.900 toneladas de propeno não saturado que estava transportando. E que faz parte da produção do Polo Petroquímico de Triunfo.

Foto: Carlos Oliveira

“Trevo Nordeste” atraca na BUBGE Alimentos.

A barcaça graneleira “Trevo Nordeste” atracou ás 18:20 da segunda-feira (30/NOV) junto ao terminal de uso privado (TUP) da empresa Bunge Alimentos. Neste local ela deve descarregar as cerca de 3.000 toneladas de soja triturada que estava transportando. E que devem ser exportadas por esta empresa nos próximos dias. A BUNGE Alimentos é não só uma empresa que comercializa a soja. Como também ela a transforma. Produzindo diversos produtos alimentícios. Por isto quando ela realiza o embarque da soja. Ela pode estar fornecendo matéria prima para uma de suas outras unidades indústrias. Dominando, desta forma, o ciclo da produção de alimento em mais de uma de suas fases. O que lhe dá vantagens comerciais inquestionáveis. Digo tudo isto para que o leitor possa refletir sobre o assunto. E ver como ele pode ser complexo e simples ao mesmo tempo.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Navio-tanque “Zeugman” parte após ser carregado em Triunfo.

Partiu às 12:45 da tarde de segunda-feira (30/NOV), do píer II do terminal Santa Clara, rumo a cidade de Rio Grande, o navio-tanque “Zeugman”. Visivelmente carregado, o “Zeugman” estava transportando 1.900 toneladas de outras gasolinas; 1.100 toneladas de óleo Diesel do tipo “S 500” e 850 toneladas de benzeno.

Desta carga, o benzeno se destino ao navio-tanque “Bow Santos”, Que deverá ser carregado com cerca de 5.600 toneladas do produto. Além de tolueno e MTBE. Todos, produtos produzidos pelo Polo Petroquímico do Sul. Cuja planta se encontra instalada no município de Triunfo.

Foto: Carlos Oliveira

Barcaça graneleira “Frederico Mandörin” transporta celulose.

A barcaça graneleira “Frederico Mandörin”, de propriedade da Navegação Aliança. E aqui vista quando navegava rumo a cidade de Guaíba. No meio da manhã de quinta-feira (26/NOV). Atracou ás 14:55 da tarde de domingo (29/NOV) carregada com celulose, no Porto de Rio Grande. O local foi o Porto Novo, onde normalmente ocorrem as operações de descarga deste produto. E seu posterior reembarque no navio que o levará de nosso estado.

Nesta viagem a barcaça transportou cerca de 4.000 toneladas, conforme informação disponibilizada pelo porto. O que demonstra o potencial, cada vez maior das embarcações da navegação interior. Que desta forma tentam ser mais eficientes e competitivas. No esforço de reconquista do espaço perdido, principalmente para o transporte rodoviário. Que embora muito mais caro, e com uma taxa de perda de carga muito elevada. Ainda é visto como melhor por quem não conhece as capacidades e os benefícios da navegação.

Pensem nisso e me ajudem a divulgar a navegação. Pois somente ela poderá dar competitividade ao setor produtivo gaúcho.

Muito obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

“Trevo Branco” segue para ser carregada em Guaíba.

Na fotografia aqui apresentada, vemos a barcaça graneleira “Trevo Branco” navegando de Porto Alegre para a cidade de Guaíba. Este fato ocorreu às 20:31 da noite de segunda-feira (30/NOV). Sendo que a barcaça se dirigia para o terminal de uso privado (TUP) da empresa CMPC Celulose Riograndense. A fim de ser carregada com cerca de 3.500 toneladas de celulose. Para posteriormente transportá-la para o porto de Rio Grande. Aonde o navio será embarcado em um navio de maior porte e exportado.

A beleza da imagem é inquestionável. E até nos faz esquecer, o quanto a rotina da navegação interior pode ser desgastante. Realizando viagem após viagem, sempre entre a região metropolitana de Porto Alegre e Rio Grande. Com pouco tempo para descanso. Fato que só ocorre quando as tripulações são substituídas. A cada uma ou duas semanas de trabalho. Conforme as regras de cada empresa.

Foto: Carlos Oliveira

Bunge recebe novo carregamento de soja.

A multinacional Bunge Alimentos recebeu mais um carregamento de soja triturada em seu terminal de Rio Grande. Desta vez foi às 15:40 da tarde de domingo (29/NOV). Quando a barcaça graneleira “Trevo Sudeste” ali atracou com cerca de 3.000 toneladas do produto. Que foi embarcado na cidade de Canoas e se destina à exportação.

Com isto a embarcação contribui para o escoamento de parte de nossa safra agrícola. Que se encontra em fase final de ocorrer. Mas que ainda se mantém estocada pelo setor do agronegócio. Que com isto busca aproveitar o preço ao longo de todo o ano. Evitando vender tudo de uma vez só. O que pode causar o risco de ter um preço médio menor, conforme as circunstâncias do momento.

Foto: Carlos Oliveira

“Celanova” retorna para ser carregado em Triunfo.

O navio-tanque “Celanova” retornou a região metropolitana de Porto Alegre na manhã ensolarada de domingo (29/NOV). Eram 09 horas quando ele foi visto navegando pelo canal do Cristal. Antes de fundear próximo a Usina do Gasômetro, na área Bravo do porto de Porto Alegre.

Na sequencia o navio partiu rumo ao rio Jacuí. Aonde voltou a fundear. Em área apropriada, que fica próximo a entrada do canal Santa Clara. Que dá acesso ao terminal de mesmo nome. E que foi escavado em área de campo, quando da construção do Polo Petroquímico de Triunfo. Até o presente momento, ainda não foi divulgado o produto e o volume que deverão ser carregados no navio. Motivo pelo qual não o divulgamos.

Foto: Carlos Oliveira

Barcaça “Prof. Lelis Espartel” descarrega farelo de soja em Rio Grande.

A barcaça graneleira “Prof. Lelis Espartel”, de propriedade da empresa de navegação Frota de Petroleiros do Sul – PETROSUL, atracou às 08:50 da manhã de domingo (29/NOV) em Rio Grande. O local aonde isto ocorreu foi junto ao terminal de uso privado (TUP) da empresa Bianchini. Que fica na área do Superporto. E que é toda ela operada por terminais privados. O que lhes garante agilidade e dinâmica tanto para as operações de carga quanto de descarga. Além de possuir a oportunidade de operar com navios de maior porte. Já que a profundidade (Calado) neste local é maior.

Neste terminal, a barcaça deverá descarregar as 2.447,054 toneladas de farelo de soja que estava transportando. E que se destinam para a exportação. O produto foi beneficiado pela própria Bianchini. Que possui uma filial no município de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre. E que também possui um TUP, para realizar as operações de embarque e desembarque. Pois esta instalada as margens do rio dos Sinos.

Como podemos observar. A dinâmica existente na iniciativa privada é muito maior e mais interessante. E isto resulta em benefícios para toda a nossa sociedade. Pois e ela quem movimenta a nossa economia. Gerando riquezas além de emprego e renda. Pensem nisso!

Vanderlan Vasconselos

“Trevo Leste” descarrega soja triturada na Bianchini.

A barcaça graneleira “Trevo Leste” atracou às 23:05 da noite de domingo (29/NOV) junto ao terminal de uso privado (TUP) da empresa Bianchini, em Rio Grande. Em seus porões a embarcação de propriedade da Navegação Aliança estava transportando cerca de 3.500 toneladas de soja triturada. Produto destinado à exportação. E que será armazenado e posteriormente embarcado por este terminal em um navio de maior porte.

A fotografia que registra esta viagem, foi tirada um dia antes, às 13:48 quando a barcaça ainda navegava pelas águas do Guaíba. Mais especificamente no canal do Cristal.

Foto: Carlos Oliveira

“Norgas Pan” vem para ser novamente carregado em Triunfo.

O navio-tanque “Norgas Pan” de bandeira de Cingapura e que presta serviço para o Polo Petroquímico de triunfo, chegou às 09 horas da manhã de sábado (28/NOV) a região metropolitana de Porto Alegre. Vindo de Rio Grande, o destino do navio era o Terminal Santa Clara, de propriedade do polo petroquímico. Mais especificamente o seu píer número 1, aonde o navio deverá ser carregado com parte da produção deste importante complexo industrial de nosso estado.

Desde sua concepção inicial, o polo petroquímico assinalou a importância da navegação como forma de transporte de sua produção. E podemos dizer que sem este meio de transporte o mesmo não teria condições de existir comercialmente. Não só pela sua competitividade de preço. Mas, também pela possibilidade de se embarcar grandes quantidades da produção, na sua origem, e entregá-la do outro lado do mundo. Valendo-se apenas de um único meio de transporte, o navio.

Foto: Carlos Oliveira

Navio-Balizador “Faroleiro Mário Seixas” chega a Porto Alegre.

O navio-balizador “Faroleiro Mário Seixas” (H26) da Marinha do Brasil chegou por volta do meio dia de sexta-feira (27/NOV) a Porto Alegre. A embarcação que é subordinada ao Comando do 5º. Distrito naval, por meio do serviço de Sinalização Náutica do Sul – SSN5, veio em missão de vistoria da sinalização náutica e de apoio à manutenção dos faróis existentes na área.

Sua atracação ocorreu na área do cais Mauá. Sendo que o navio deverá permanecer neste local até o meio da manhã de domingo (29/NOV). Quando deverá desatracar e iniciar sua viagem de retorno para a cidade de Rio Grande. Nesta oportunidade o navio deverá fazer uma pequena parada junto ao farol de Itapuã. Que possui uma guarnição permanente da Marinha que é responsável não só pela sua operação, mas principalmente pela sua manutenção.

Foto: Carlos Oliveira

“Prof. David Cunha” transporta farelo de soja.

A barcaça graneleira “Prof. David Cunha” transportou mais um carregamento de farelo de soja para o porto de Rio Grande. A operação ocorreu entre quarta-feira (25/NOV), data em que a barcaça partiu da cidade de Canoas. Após ter sido carregada junto ao terminal de uso privado (TUP) da Bianchini. Até o momento em que ela finalmente atracou no TUP que a Bianchini possui em Rio Grande, às 03:05 da madrugada de sexta-feira (27/NOV). Ao todo foram transportadas 2.663,512 toneladas de farelo de soja. Que agora deverão ser armazenadas neste terminal. Até o momento de serem exportadas, em um navio de maior porte. Como é de praxe. Gerando riqueza e bem-estar para todos os gaúchos.

Foto: Carlos Oliveira

Navio mercante “Dona Maria” parte rumo a Argentina.

Partiu às 08:45 da manhã de quinta-feira (26/NOV) do cais Navegantes, do porto de Porto Alegre, o navio mercante “Dona Maria”. O navio, assim como ocorre com todos os demais graneleiros que aqui aportam, partiu com seus porões totalmente vazios. Sem nada levar, o que é sempre muito triste. Pois quando isto ocorre todos nós perdemos. No entanto com sua partida, o navio fecha um ciclo. Que conta com a operação de carregamento de cevada na Argentina. Seu descarregamento em alguns portos brasileiros e o retorno ao porto de origem. Para reiniciar a operação.


Vendo por este prisma, é possível de se observar o que já foi aqui comentado. De que embora muita gente não diga. Existe sim uma rota comercial no qual o porto de Porto Alegre esta inserido. E isto é muito bom. Pois valoriza o porto e o apresenta para o mundo. No isto ainda é muito pouco. Se comparado com o que já existiu aqui. Num passado não muito distante.

Pensem nisso!

Vanderlan Vasconselos

Fotos: Carlos Oliveira

Navio mercante “Fanoula” parte vazio de Porto Alegre.

Eram 12:40 da tarde de quarta-feira (25/NOV) quando o navio mercante “Fanoula” iniciou a manobra de desatracação do cais Navegantes do porto de Porto Alegre. O navio de bandeira liberiana partia com seus porões totalmente vazios. Repetindo o que todos os demais navios graneleiros também fizeram, após descarregar sua carga no porto da capital de nosso estado. E que reafirma a falta de investimento nossa na capacitação do porto para atrair navios que possam ser aqui carregados, mesmo que parcialmente.

O próximo destino do “Fanoula” era o porto de Rio Grande. Onde sua atracação estava prevista para ocorrer junto do Terminal Marítimo Luiz Fogliatto. Para que ali ele possa embarcar cerca de 52.000 toneladas de milho. Considerando que o navio chegou com cerca de 11.000 toneladas de ureia. É de se pensar que ele poderia partir com um peso semelhante. Agregando com isto, movimento e receita no porto de Porto Alegre. Que por sua vez geraria renda para os trabalhadores avulsos ligados ao Órgão Gestor de Mão de Obra – OGMO. Mudar este estado de inércia é o nosso grande desafio. Pois não podemos aceitar que um porto como o de Porto Alegre, não cumpra a sua função primordial. De facilitar o comércio em nosso estado. Por meio do embarque e desembarque de produtos e mercadorias. Pensar nisso é pensar no futuro do nosso estado. E é para isto que eu convido o leitor.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

“Trevo Azul” foi carregada com celulose antes de ser enviada para Rio Grande.

A barcaça graneleira “Trevo Azul”, aqui vista quando se dirigia para p terminal de uso privado (TUP) da empresa CMPC Celulose Riograndense, no início da tarde de terça-feira (24/NOV). Foi carregada com cerca de 3.000 toneladas de celulose. Na sequencia ela foi enviada para o Porto de Rio Grande. Aonde veio a atracar às 19 horas de quin
ta-feira (26/NOV).

Esta celulose se destina ao mercado externo. E seu transporte é feito totalmente por meio de barcaças. Garantindo, desta forma, não só a competitividade da empresa, como também uma lucratividade maior. O que é muito bom para a nossa economia. Já que o dinheiro economizado pode ser reinvestido no setor produtivo. Criando um círculo virtuoso. No qual a economia cresce. Garantindo emprego e distribuição de renda para os mais diversos setores da nossa economia.

E é muito prazeroso saber. Que isto ocorre exatamente pela opção que a indústria fez, de ter na navegação o seu principal meio de transporte. E é sobre isto que eu gostaria de convidar o leitor para refletir. Pois somos um país rodoviarista. Que pouco privilegia os demais modais. E por este motivo pena tanto para ser mais competitivo e dinâmico.

Pensem nisso!

Vanderan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

Barcaça-tanque “Rio Grande” retorna para ser carregada.

A barcaça-tanque “Rio Grande” empregada para o transporte de óleo de soja retornou à cidade de Rio Grande na quinta-feira (26/NOV). Lá ela atracou às 23:30 da noite, junto ao terminal de uso privado (TUP) da empresa Bianchini. Para ser carregada, com cerca de 1.000 toneladas de óleo de soja. Que terá com destino a unidade da Bianchini situada no município de Canoas, as margens do rio dos Sinos. O transporte de parte da produção de óleo de soja, de uma unidade para a outra, é muito comum. E, ao ser realizado por meio de barcaças acaba sendo feito de forma muito econômica e segura. Já que é a navegação quem oferece o menor custo de frete. E como não há roubo de barcaças e os acidentes são muito difíceis de ocorrerem. A segurança acaba sendo muito destacada neste segmento.

“Trevo Verde” descarrega soja em Rio Grande.

A barcaça graneleira “Trevo Verde” realizou mais uma viagem transportando soja, entre a região metropolitana de Porto Alegre e o porto de Rio Grande. Desta vez ela teve como destino o terminal de uso privado (TUP) da multinacional norte-americana Bunge. Aonde ela atracou às 12:37 da tarde de quinta-feira (26/NOV). Para descarregar as cerca de 4.000 toneladas de soja triturada que se encontrava em seus porões. E que se destinam à exportação. Que tem nos terminais privados de Rio Grande o grande mecanismo que viabiliza esta operação. São nestes terminais que se embarca toda a soja aqui produzida. Num contraste marcante com o que ocorre com a área pública. Cuja capacidade de realizar este tipo de operação é muito singela. Para não dizer inexistente. Vendo por este prisma, e comparando com o que ocorre em Porto Alegre ou em Pelotas. A realidade que se apresenta nos mostra o quanto o Estado é um mau gestor da atividade portuária. Já que se a atividade dependesse única e exclusivamente dele. Nada seria feito. E de nada valeria nós sermos um grande exportador. Pois a capacidade de embarcar carga seria mínima. E os custos certamente seriam muito maiores do que os hoje praticados. Pensar nisso é necessário. E é por isto que eu convido o leitor a refletir sobre o assunto.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

Barcaça graneleira “Piratini” transporta farelo de soja.

A barcaça graneleira “Piratini” realizou mais uma viagem entre as cidades de Canoas e Rio Grande. Desta vez ela transportou um carregamento de farelo de soja. Cujo embarque ocorreu junto ao terminal de uso privado (TUP) da empresa Bianchini. Que fica instalado às margens do rio dos Sinos. E totalizou 3.639,932 toneladas. E teve como destino o TUP da própria Bianchini, localizado em área do Superporto de Rio Grande. Aonde a embarcação veio a atracar às 15:30 da tarde de terça-feira (24/NOV).

“Coral Palmata” parte carregado para Rio Grande.

Eram 12:40 da tarde de terça-feira (24/NOV) quando o navio-tanque “Coral Palmata” partiu do terminal Santa Clara rumo ao porto de Rio Grande. Em seus tanques o navio estava transportando a carga de propeno, que foi produzida pelo Polo Petroquímico de Triunfo. E que deverá ser transferida de navio no píer petrolífero operado pela empresa Braskem, em área do Superporto de Rio Grande.

A segurança no transporte deste produto e a eficiência da navegação são marcas registradas do setor. Que consegue transportar volumes muito expressivos, com rapidez e custo baixo. Contribuindo para o nosso fortalecimento econômico. E principalmente o nosso bem-estar social.

Foto: Carlos Oliveira

Navio mercante “Dona Maria” retorna a Porto Alegre.

O navio mercante “Dona Maria” de bandeira liberiana, retornou ao porto de Porto Alegre no meio da manhã de domingo (22/NOV). Eram 09:27 quando o navio foi visto entrando no canal do Cristal. Navegando a baixa velocidade para dar tempo do também navio mercante “Fanoula”, que vinha a sua frente, atracar.


O “Dona Maria” retornou com um carregamento de cevada. Produto de origem argentina. Cujo volume a ser descarregado, é estimado em 7.938 toneladas. Sua atracação esta prevista para ocorrer na área do cais Navegantes, em frente do armazém D3. E sobre o retorno do navio nós podemos convidar o leitor para a seguinte reflexão.

O porto de Porto Alegre não é incluído em nenhuma rota comercial. No entanto, a vinda sistemática e rotineira de navios mercantes, demonstra que isto não é uma verdade pura. Diante desta realidade, nós devemos nos questionar sobre o que falta para que o porto se torne não só visível às empresas de navegação. Como atrativo para ser incluído e visto como uma rota comercial junto ao mundo dos negócios.

A falta de interesse da nossa parte em tornar o porto de Porto Alegre em um porto mais dinâmico é fato. Há falas de políticos que dizem que o Rio Grande do Sul possui apenas um porto marítimo. Como se o critério para que um porto seja classificado como marítimo fosse estar a beira mar. E não o de poder receber navios de longo-curso. Aqueles que realizam viagens internacionais, como são o nosso caso. Se assim fosse, o porto de Manaus, não seria um porto marítimo. E isto que ele esta no interior do continente, no meio da floresta amazônica. Distante a mais de 1.000 quilômetros do litoral. O que vemos é que além do interesse, há desinformação e muita ignorância. Sobre os reais benefícios de se desenvolver o porto de Porto Alegre. Dando-lhe condições de recuperar sua antiga posição de liderança. Em muito marcada, pela proximidade de diversos centros produtores de nosso estado. Sejam eles do setor agrícola como também industrial.

Feito estas considerações. Convido o leitor a refletir sobre o assunto. Pois ele é de vital importância para a nossa economia. E para o nosso bem-estar social.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Fotos: Carlos Oliveira

Navio-tanque “Coral Palmata” retorna para ser carregado em Triunfo.

Eram 08:49 da manhã ensolarada de segunda-feira (23/NOV) quando o navio-tanque “Coral Palmata” foi visto navegando pelo canal do Cristal, já em Porto Alegre. Seu destino era o terminal Santa Clara, de propriedade do Polo Petroquímico de Triunfo. Aonde ele veio a atracar em seu píer de número 1. Lá a previsão é de que o navio receba 2.050 toneladas de propeno. Que deverão ser transportados para o porto de Rio Grande. E transferidos para o navio-tanque “JS Greensea”. Que esta por chegar. E que deverá ser carregado com 6.620 toneladas de propeno antes de seguir viagem. Conforme já foi divulgado pelo Porto de Rio Grande.

Foto: Carlos Oliveira

Frederico Madörin” descarrega celulose em Rio Grande.

A barcaça graneleira “Frederico Madörin” atracou mais uma vez junto ao cais do Porto Novo de Rio Grande. Desta vez ela estava transportando cerca de 4.700 toneladas de celulose. Produto oriundo de Guaíba, e produzido pela CMPC Celulose Riograndense. Tendo como destino o de atender a demanda externa por matéria prima para a produção de papel.

A atracação da barcaça ocorreu às 00:25 da madrugada de segunda-feira (23/NOV). E a operação de descarga se iniciou de imediato. Tendo em vista a necessidade de se completar o carregamento do navio mercante “Finch Arrow”. Que ali se encontra atracado desde às 12:05 da tarde de segunda-feira (16/NOV). Para ser carregado com 38.000 toneladas de celulose.

Navio mercante “Fanoula” chega a Porto Alegre.

Eram 08:57 quando o navio mercante liberiano “Fanoula” foi visto entrando no canal do Cristal, rumo ao porto de Porto Alegre.Com 190 metros de comprimento e 32,25 metros de largura, sua atracação estava prevista para ocorrer junto ao cais Navegantes, mais especificamente em frente ao armazém D1. Em seus porões o navio trouxe um carregamento de ureia. Cujo volume é estimado em 11.000 toneladas. E antes de aqui aportar ele já havia realizado uma escala no porto de Santos (SP).


Construído no ano de 2006, pelo estaleiro japonês JMU Ypkphama Shipyard, da cidade de Yokohama. Do qual foi o casco de número 3236. O navio pertence a empresa grega Byzantine Maritime Co., com sede em Atenas. Esta equipado com quatro guindastes. Que atendem aos seus cinco porões. Cujo volume total chega a 72.111,02 metros cúbicos.

Fotos: Carlos Oliveira

Navio-tanque “Celanova” inicia viagem para a Argentina.

O navio-tanque espanhol “Celanova” que presta serviço para o Polo Petroquímico de Triunfo, iniciou na tarde de sexta-feira (20/NOV) viagem rumo a Argentina. Partindo às12 horas do píer II do terminal Santa Clara, o navio foi fotografado quando contornava a usina do Gasômetro, já nas águas do Guaíba. No exato momento em que se cruzava com a barcaça graneleira “Trevo Verde”. De propriedade da Navegação Aliança, e que chegava carregada com fertilizante embarcado no porto de Rio Grande.

O destino do “Celanova” é o porto da cidade de San Lorenzo, na Argentina, e que fica as margens do rio Paraná. No entanto a carga que o navio esta transportando, infelizmente não foi divulgada. Motivo pelo qual pedimos desculpa ao leitor.

Foto: Carlos Oliveira

“João Mallman” descarrega soja junto a BUNGE.

A barcaça graneleira “João Mallmann” atracou mais uma vez junto ao terminal de uso privado (TUP) da empresa Bunge Alimentos de rio Grande. Este fato ocorreu às 22:30 da noite de sábado (21/NOV). E em seus porões  a barcaça estava transportando cerca de 4.700 toneladas de soja triturada. O produto foi embarcado originalmente pelo TUP da empresa Oleoplan. Que fica as margens do rio Gravataí, no município de Canoas. E deverá ser exportado pela Bunge muito em breve. Ajudando, desta forma, a injetar dinheiro novo em nossa economia. Tão abatida pela crise dos últimos tempos. Causada não só pela falta de planejamento e bom trato da coisa pública. Mas principalmente pela falta de comprometimento de alguns setores da nossa política com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Princípio básico para a boa gestão.

Pensem nisso!

Vanderlan Vasconselos

Barcaça graneleira “Trevo Verde” chega carregada com fertilizante.

Eram 14:21 da tarde de sexta-feira (20/NOV) quando a barcaça graneleira “Trevo Verde” foi vista chegando a Porto Alegre. A embarcação retornava de viagem realizada ao porto de Rio Grande. E estava visivelmente carregada. Seu destino era o terminal de uso privado (TUP) da empresa Yara Brasil que fica em Porto Alegre, as margens do rio Gravataí. Aonde ela deverá descarregar o fertilizante de origem mineral que estava transportando. Após ter sido carregada junto ao próprio TUP da Yara Brasil de Rio Grande. Aonde ela havia atracado às 10:15 da manhã de terça-feira (17/NOV).

Com relação ao volume transportado pela barcaça, esta informação não foi disponibilizada. Motivo pelo qual pedimos desculpas, pois vamos ficar devendo esta informação.

Foto: Carlos Oliveira

“Trevo Azul” retorna para Pelotas.

Apenas quatro dias após ter partido da cidade de Pelota, a barcaça graneleira “Trevo Azul” retornou para ser novamente carregada. Este fato ocorreu na sexta-feira (20/NOV) quando ela atracou junto ao terminal de uso privado 9TUP) da empresa Cimbagé. Que é especializada na produção de cimento. E que aproveita este terminal para enviar parte de sua produção de clinquer para a unidade de Nova Santa Rita, na grande Porto Alegre.

Desta vez a operação de carregamento, transferiu 3.045 toneladas de clinquer para os porões da barcaça. Que partiu no mesmo dia para o seu destino. Mostrando a agilidade que todo empresário deseja ter em seu negócio. Associado a segurança do transporte e ao baixo custo do serviço.

Navio-tanque “Coral Palmata” segue carregado para Rio Grande.

O navio-tanque “Coral Palmata” que se encontrava fundeado na área Charlie do porto de Porto Alegre, que fica no rio Jacuí, próximo a entrado do canal Santa Clara, partiu às 09:25 da mahã de quinta-feira (19/NOV) rumo a rio Grande. Ele seguiu o também navio-tanque “Syn Antares” que se encontrava atracado no terminal Santa Clara. E que havia partido pouco tempo antes rumo. No percurso o navio se cruzou com o “Norgas Pan” que havia chegado ainda pela manhã. E que aguardava o momento do içamento do vão móvel da ponte do Guaíba, para a passagem dos dois navios que estavam de partida.

O “Coral Palmata” estava transportando cerca de 2.000 toneladas de propeno não saturado. Produto que deverá ser transferido para o “Syn Antares” em Rio Grande. Em operação coordenada pela empresa Braskem, que possui um píer especialmente para realizar este tipo de procedimento. No qual a produção do Polo Petroquímico de Triunfo é transferida de embarcações de menor porte para outras de maior capacidade.

Foto: Carlos Oliveira

“Syn Antares” parte carregado rumo a Rio Grande.

O navio-tanque “Syn Antares” partiu às 08:45 da manhã de quinta-feira (19/NOV) de Triunfo rumo ao porto de Rio Grande. O navio estava atracado junto ao píer I do terminal Santa Clara sendo carregado com propeno não saturado. E agora segue para o porto de Rio Grande, aonde deverá carregar mais 2.000 toneladas de propeno antes de seguir sua viagem.

A fotografia aqui vinculada foi feita às 10:07 quando o navio já navegava pelas águas do Guaíba.

Foto: Carlos Oliveira

“Norgas Pan” chega para ser carregado em Triunfo.

O navio-tanque “Norgas Pan” chegou às 07:45 da manhã de quinta-feira (19/NOV) a Porto Alegre. Navegando com destino ao terminal Santa Clara. O navio fundeou na área Charlie do porto de Porto Alegre. Que fica no riu Jacuí, junto a entrada do canal que da acesso a este terminal. Lá o navio deverá permanecer até o início da tarde de sexta-feira (20/NOV). Quando finalmente poderá atracar no terminal e ser carregado com parte da produção do Polo Petroquímico de Triunfo.

Foto: Carlos Oliveira

“Prof. Luiz L. de Faria” descarrega farelo de soja em Rio Grande.

A barcaça graneleira “Prof. Luiz L. de Faria” de propriedade da Frota de Petroleiros do Sul – PETROSUL, que presta serviço para a empresa Bianchini. Atracou às 03:25 da madrugada de quinta-feira (19/NOV) no terminal de uso privado (TUP) da Bianchini em Rio Grande. Em seus porões a embarcação estava transportando 2.680,652 toneladas de farelo de soja. Que foram produzidas na cidade de Canoas e se destinam à exportação. O que é muito bom para a nossa economia. Pois além de ter um valor maior agregado. Já que a soja foi beneficiada transformando-se em farelo. A sua exportação gera emprego e renda para o trabalhador gaúcho. Estando ele no campo ou na cidade.

Foto: Carlos Oliveira

PETROSUL presta serviço para Bianchini.

Mais uma vez uma das barcaças graneleiras da empresa Frota de Petroleiros do Sul – PETROSUL realizou uma viagem a serviço da Bianchini Indústria e Comércio. Neste caso foi a barcaça “Rio Grande do Sul” que transportou 2.183,288 toneladas de farelo de soja. Da unidade de Canoas para a de Rio grande. Aonde ela atracou ás 08:30 da manhã de quarta-feira (18/NOV) no píer do terminal de uso privado (TUP) que a Bianchini opera em Rio Grande. E pelo qual este farelo deverá ser exportado muito em breve. Garantindo ao nosso estado a comercialização da riqueza agrícola aqui produzida. Fundamental para movimentar a nossa economia como um todo. Já que gera empregos, renda e impostos. Sem os quais a realidade econômica do RS seria bem diferente.

Aproveitar a navegação como meio de transporte da nossa produção é não só um meio de economizar recursos. Já que o seu custo é inferior ao dos demais modais. Como também representa um meio saudável de garantir a competitividade do setor produtivo e o aumento da sua lucratividade. É por isto que eu faço questão de divulgar a navegação. Pois sei do seu valor e da sua importância para o nosso bem-estar econômico e social.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

“Trevo Vermelho” socorre “Trevo Branco” nas águas do Guaíba.

Eram 08:47 da manhã de quarta-feira (18/NOV) quando a barcaça graneleira “Trevo Vermelho” foi vista rebocando a também barcaça “Trevo Branco”. As embarcações, ambas de propriedade da Navegação Aliança, navegavam pelo canal do Cristal, já em Porto Alegre. E se encontravam carregadas. Vinham do porto de Rio Grande. E ti
nham como destino o porto de Porto Alegre.

No entanto, devido a uma falha na propulsão da barcaça “Trevo Branco”, esta teve de pedir socorro à “Trevo Vermelha”.  Que a levou para o cais Navegantes, do porto da capital do estado, a fim de possibilitar a solução do referido problema.

Foto: Carlos Oliveira

BOM DIA

Temos que ser fortes para resistir as tempestades do caminho. Até a estrada do bem está cheia de incertezas. Vamos em frente, deixe as pedras, invejas e intrigas de lado. Vamos vencer 2015 e entrar 2016 com ânimo para novos frutos.
Um abraço e uma fértil manhã de segunda-feira

domingo, 27 de dezembro de 2015

Nova viagem da “Trevo Roxo” para carregamento em Pelotas.

Apenas três dias depois de ter realizado uma operação de embarque na cidade de Pelotas. A barcaça graneleira “Trevo Roxo” de propriedade da navegação Aliança já estava de volta à cidade. Este fato ocorreu na terça-feira (17/NOV). Quando a barcaça atracou novamente no terminal de uso privado (TUP) da empresa Cimbagé. Para ali ser carregada com 3.201 toneladas de clinquer. Produto destinado a filial da própria Cimbagé, localizada no município de Nova Santa Rita. Chama a atenção a frequência com que estas viagens tem ocorrido. O que é sempre um bom sinal. Pois o cimento serve como um termômetro da atividade econômica. E se há mais consumo, isto pode indicar uma aceleração do consumo e um estímulo à economia. O que é sempre muito bom para todos nós.

Navio-tanque “Zeugman” descarrega em Rio Grande.

O navio-tanque “Zeugam” atracou mais uma vez no píer petrolífero operado pela empresa Braskem, no porto de Rio Grande. Em seus tanques o navio de bandeira turca, estava transportando 3.800 toneladas de produtos petroquímicos. Todos eles, produzidos pelo Polo Petroquímico de Triunfo. E embarcados pelo terminal Santa Clara, de uso privativo deste complexo industrial.

Segundo consta a carga é composta de 2.000 toneladas de óleo Diesel do tipo “S 500”. Que possui um nível mais elevado de enxofre. E por este motivo só pode ser utilizado por motores mais antigos e monos sofisticados. Mais 1.000 toneladas de MTBE, um aditivo para combustível. E 800 toneladas de benzeno. Sendo que a atracação ocorreu às 07:25 da manhã de terça-feira (17/NOV).

Foto: Carlos Oliveira

Navio-tanque “Syn Antares” chega e atraca em Triunfo.

O navio-tanque maltês “Syn Antares” chegou logo após o navio-tanque “Celanova” a região de Porto Alegre. Eram 13:29 quando o mesmo foi visto navegando na entrada do canal do Cristal. Na tarde chuvosa de terça-feira (17NOV2015). Seu destino era o terminal Santa Clara de propriedade do Polo Petroquímico de triunfo. Aonde o navio veio a atracar somente às 19:00 horas. Junto ao píer I, para ali ser carregado com propeno. Segundo consta, após o término de sua operação de carregamento, o mesmo deverá seguir para o porto de Rio Grande. Para que lá possa ter sua carga completada. Antes de aí sim seguir sua viagem para fora do nosso estado.

Foto: Carlos Oliveira

Navio-tanque “Celanova” retorna para Triunfo.

O navio-tanque espanhol “Celanova” retornou a região metropolitana de Porto Alegre, no início da tarde de terça-feira (17/NOV). Sua chegada a Porto Alegre foi registrada às 13:14 um horário incomum. Tendo em vista que o navio se encontrava fundeado próximo ao farol de Itapuã, no início da manhã. E o trajeto em a lagoa dos Patos e Porto Alegre, leve em média no máximo 03 horas para ser percorrido. Sendo que o atraso na partida só pode ser justificado pela existência de nevoeiro, ou pela baixa visibilidade. O certo é que o navio chegou e esperou até as 16 horas para seguir sua viagem. Que teve como destino a área de fundeio Charlie, que fica no rio Jacuí. Próximo a entrada do canal Santa Clara. Que dá acesso ao terminal de mesmo nome, que pertence ao Polo Petroquímico de Triunfo.

Foto: Carlos Oliveira

“Trevo Azul” chega carregada de Pelotas.

A barcaça graneleira “Trevo Azul” chegou no início da tarde de terça-feira (17/NOV) a região metropolitana de Porto Alegre. Eram 12:25 quando ela foi fotografada navegando pelas águas do canal do cristal. Vinda de Pelotas. Aonde esteve operando entre domingo (15/NOV) e segunda-feira (16/NOV). Em operação de carregamento de clinquer, junto ao terminal de uso privado (TUP) da empresa Cimbagé. O destino da barcaça era o TUP que a própria Cimbagé possui as margens do rio Caí, no município de Nova Santa Rita. De onde ela possui sua base de distribuição de cimento para toda a região da grande Porto Alegre.

Foto: Carlos Oliveira

Farelo de soja é enviado para Rio Grande.

Mais um carregamento de farelo de soja foi enviado para o porto de rio Grande. Desta vez a barcaça utilizada foi a “Prof. Lelis Esparte”. Que recebeu o produto na cidade de Canoas. Em operação ocorrida no terminal de uso privado (TUP) da empresa Bianchini. Para ser descarregado no TUP que a própria Bianchini possui e opera no Porto de Rio Grande. Sua atracação neste local ocorreu às 06:30 da manhã de terça-feira (17/NOV). E o volume transportado foi de 2.649,696 toneladas.

Ainda sobre esta viagem, gostaria de chamar a atenção para a forma como a empresa proprietária da barcaça trabalha. No qual a Frota de Petroleiros do Sul – PETROSUL faz questão de divulgar o valor do volume transportado, o mais preciso possível. Diferenciando-a das demais empresas que quando divulgam este valor. O fazem arredondando o valor. Fato que acaba por dificultar a leitura correta do que foi transportado e o valor da navegação diante da nossa realidade logística no Rio Grande do Sul.

Foto: Carlos Oliveira

BUNGE recebe soja enviada de Canoas.

A filial da multinacional norte-americana BUNGE, com sede na cidade de Rio Grande, recebeu mais um carregamento de soja por barcaça. Este fato ocorreu às 21:10 da noite de terça-feira (17/NOV). Quando a barcaça graneleira “Trevo Leste” atracou no píer do seu terminal de uso privado. Em seus porões, a barcaça estava transportando cerca de 3.500 toneladas de soja triturada. Produto oriundo da cidade de Canoas. E que se destina à exportação. Já que este é, o segmento mais forte de nosso agronegócio. E um dos pilares da nossa economia.

“Prof. David Cunha” segue para buscar fertilizante em Rio Grande.

A barcaça graneleira “Prof. David Cunhe” seguiu no início da manhã de quinta-feira (12/NOV) de Canoas para a cidade de Rio Grande. Eram 08 horas quando a embarcação foi fotografada navegando pelo canal do Cristal. Sendo que o seu destino era o Porto Novo. Local aonde ela deverá ser carregada com cerca de 2.000 toneladas de fertilizante. Que foi classificado com sendo TOP-PHOS P CA S. Segundo informou o Porto de Rio Grande a atracação deverá ocorrer na sexta-feira (13/NOV).

Foto: Carlos Oliveira

“Rio Grande” é carregada com óleo de soja.

A barcaça-tanque “Rio Grande”, de propriedade da Frota de Petroleiros do Sul – PETROSUL, atracou às 02:10 da madrugada de segunda-feira (16/NOV) junto ao terminal de uso privado (TUP) da empresa Bianchini, em Rio Grande. Neste local ela será carregada com cerca de 1.000 toneladas de óleo de soja. Produto produzido pela própria Bianchini. E transportá-lo para a unidade que esta empresa possui na cidade de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre. Aqui, o óleo de soja será empregado na produção de biocombustível. Num esforço que a empresa faz para não só valorizar a matéria prima com que trabalha, mas de garantir a ampliação de sua utilização. E a lucratividade média do seu negócio.

“Falcon Trader” descarrega e parte vazio de Porto Alegre.

 O navio mercante “Falcon Trader” partiu às 13:34 da tarde de quinta-feira (12/NOV) do cais Navegantes, do porto de Porto Alegre. O navio trouxe para a capital de nosso estado um carregamento de ureia. E após concluir a sua operação de descarga partiu com seus porões totalmente limpos. Com isto perdemos mais uma oportunidade de mostrar o potencial econômico do porto de Porto Alegre. Que por falta de investimento e apoio foi perdendo seu ímpeto e sua vitalidade ao longo das últimas décadas. Deixando de ser um protagonista dinâmico da economia. Para ser, quando muito um ator secundário de pouca expressão.

Ainda sobre a operação realizada. Chamou a atenção o fato do volume descarregado pelo navio não coincidir com o divulgado pela administração portuária. Neste caso, o número que o porto divulgou foi de 8.500 toneladas de ureia descarregadas. Já o número computado pelos trabalhadores portuários foi mais baixo. Sendo de 8.422,2 toneladas de ureia. Esta imprecisão oficial é inexplicável. E revela, o quanto os números divulgados pela autarquia podem ser imprecisos, quando se faz o balanço do volume de carga movimentada pelo porto.

Fotos: Carlos Oliveira

“Trevo Roxo” parte de Pelotas com clinquer.

A barcaça graneleira “Trevo Roxo”, realizou mais uma operação de carregamento de clinquer na cidade de Pelotas. Assim como já havia acontecido na semana anterior. Em que ela atracou, carregou e partiu no mesmo dia. A operação agora registra ocorreu no mesmo dia, na sexta-feira (13/NOV). E envolveu o recebimento de 3.199 toneladas de clinquer. Que tinham como destino o terminal de uso privado (TUP) da própria Cimbagé. Que fica no município de Nova Santa Rita. De onde esta empresa faz a sua distribuição com mais eficiência, a um custo mais baixo. Tendo em vista que ela se vale da navegação, para percorrer boa parte da distância entre o centro de produção e o de distribuição.

“João Mallmann” descarrega celulose no Porto Novo.

A barcaça graneleira “João Mallmann”, aqui vista quando se dirigia para ser abastecida com combustível. Atracou às 21:30 da noite de quarta-feira (11/NOV) junto ao cais do Porto Novo de Rio Grande. Em seus porões a barcaça estava transportando cerca de 4.500 toneladas de celulose. Produto oriundo da CMPC Celulose Riograndense. E que tem como destino o mercado externo.

A venda e posterior ampliação desta unidade fabril. Demonstra a confiança dos seus novos proprietários no setor do papel e da celulose. Que tem no mercado externo um grande consumidor. Garantindo o retorno deste investimento em moeda forte. O que é bom tanto para o investidor, quanto para o Brasil. Que desta forma fortalece a sua economia.

Foto: Carlos Oliveira