segunda-feira, 31 de agosto de 2015

“Coral Palmata” transporta propeno.

O navio-tanque “Coral Palmata” transportou um carregamento de 1.700 toneladas de propeno, de Triunfo para Rio Grande. Sua partida ocorreu na quarta-feira (15/JUL). Quando o navio desatracou do píer I do terminal Santa Clara ás 08:30 da manhã. E sua atracação, no entanto não foi imediata. Ele teve de esperar o momento apropriado para atracar no píer petrolífero operado pela empresa Braskem neste porto. Fato que só se concretizou às 16:10 da quinta-feira (16/JUL)

Foto: Carlos Oliveira

Navio mercante “CL Antwerp” parte vazio de Porto Alegre.

Eram 11:25 da manhã, em fim ensolarada de sábado (18/JUL) quando o navio mercante belga “CL Antwerp” iniciou a sua desatracação do cais Navegantes, do porto de Porto Alegre. Após uma semana inteira de chuva, finalmente o navio estava descarregado e seus porões limpos.

No entanto, se por um lado existia alegria no termino da operação. Por outro existia a tristeza, pelo fato do navio ser mais um que partia com seus porões completamente vazio. Sem que nada tivesse sido carregado nele. Desperdiçando mais uma oportunidade. E reafirmando a nossa incapacidade em realizar uma operação de carregamento de parte de nossa safra agrícola pelo porto de Porto Alegre. Este fato, por si só revela a delicada situação do nosso porto. Que não é visto pelas autoridades como uma opção real de agente fomentador da nossa economia. E que por este motivo acaba deixando de contribuir para a nossa recuperação econômica. É muito triste ver esta situação. No entanto talvez seja esta a nossa cruz. Que se por um lado ela representa um enorme peso (econômico) a ser carregado e sustentado pelo contribuinte gaúcho; por outro ela é sempre um símbolo de esperança e salvação (econômica).

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

Após três dias fundeado navio mercante “Naess Absolute” fialmente pode atracar.


Finalmente na manhã de sábado (18/JUL) o navio mercante “Naess Absolute” pode atracar junto ao cais Navegantes do porto de Porto Alegre. Pois com a partida do navio mercante “CL Antwerp” às 11:25 foi liberado o espaço de cais em frente ao armazém “D1”. Desta forma 0 “Naess Absolute” pode suspender o seu fundeio às 11:40 e se dirigir ao cais Navegantes. Tendo a manobra de atracação terminado às 12:50.

Com isto o navio ficou liberado para poder iniciar a operação de descarregamento. Trabalho limitado apenas pelas condições climáticas. Pois com chuva, ele tem de ser suspenso. Já que a carga de 11.500 toneladas de superfosfato triplo é sensível à umidade. Neste trabalho, os guindastes utilizados serão os do próprio navio. Que possuem capacidade para içamento de até 30 toneladas cada. O que os torna muito mais rápidos do que os existentes no porto.

Fotos: Carlos Oliveira

Navio mercante “Nord Voyager” chega e fundeia.

Eram 10:34 da manhã de sexta-feira (17/JUL) quando o navio mercante panamenho “Nord Voyager” foi visto chegando a Porto Alegre. A sua espera, próximo ao início do canal do Cristal, estava o rebocador “Almirante Tamandaré” da Navegação Amandio Rocha. Que iria auxiliá-lo na manobra de fundeio. Em área localizada entre o Estádio Beira Rio e a usina do Gasômetro. Que como já foi dito, não é a área oficial de fundeio do porto de Porto Alegre. Embora apresente boas condições para isto. Esta manobra de fundeio foi concluída pouco tempo depois, mais precisamente às 11 horas. E o navio que mede 189,99 metros de comprimento e possui 32,26 metros de largura iniciou a sua espera. Que vai depender não só do ritmo do trabalho de descarga dos demais navios que já se encontram atracados. Mas, principalmente, da melhora nas condições climáticas. Pois com chuva não há operação de descarga.


A título de informação, o “Nord Voyager” deverá descarregar cerca de 5.000 toneladas de cloreto de potássio.  Antes de atracar em Porto Alegre o navio operou nos portos de Vitória (ES) e Rio Grande (RS). Sendo que no porto de Rio Grande ele descarregou cerca de 14.000 toneladas de cloreto de potássio. Em operação iniciada após sua atracação, ocorrida às 23:40 da noite de domingo (12/JUL).

Fotos: Carlos Oliveira

Nota sobre a área de fundeio.

Há algum tempo venho escrevendo aqui matérias sobre a navegação, especialmente na região de Porto Alegre. Nelas sempre que me referi a área de fundeio BRAVO  a identifiquei como sendo aquele espaço em frente ao cais Mauá, entre o Portão Central do porto e a usina do Gasômetro. Este espaço esta devidamente identificado por boias, e é a área de fundeio oficialmente reconhecida pela Marinha do Brasil como tal. Ocorre que neste momento o espaço próximo a usina do gasômetro, mas que não esta devidamente identificado com área de fundeio esta sendo utilizado para este fim. Este local delimitado entre a usina e o início do canal do Cristal possui profundidade natural igual ou superior a 5,18 metros e sua largura também é muito maior do que a dos 80 metros existentes na área de canal. No entanto, embora o espaço permita o fundeio de alguns tipos de navios com plena segurança. Ele não é classificado com área de fundeio do porto de Porto Alegre.

O uso deste espaço para esta finalidade, não possui um entendimento consolidado. A justificativa fornecida para isto é a de que o navio ao chegar no porto não pode atracar. E como a área BRAVO já se encontrava com outro navio fundeado. A alternativa foi utilizar este espaço cujas características naturais garantem a segurança para o navio e para a livre navegação.

Feito este comentário. Creio ter esclarecido as dúvidas de alguns leitores sobre a verdadeira localização e abrangência da área de fundeio do porto de Porto Alegre.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Fotos: Carlos Oliveira

Navio mercante “Orient Target” chega e fundeia.

O navio mercante “Orient Target” de bandeira cipriota chegou por volta das 11 horas da manhã de quinta-feira (16/JUL) a Porto Alegre. Seu destino era atracar junto ao cais Navegantes, que por estar totalmente ocupado o obrigou a fundear próximo a usina do Gasômetro.

A descarga dos navios no porto de Porto Alegre tem sido muito prejudicada pelos dias chuvosos. Obrigando a paralisação dos trabalhos sempre que a chuva se faz presente. Já que as cargas a granel normalmente não podem ser molhadas. Sob o risco de sofrerem dano, ou de terem a sua qualidade comprometida. Por este motivo o navio terá de permanecer fundeado até que os demais navios que se encontram atracados consigam terminar a sua descarga e partam. Liberando, desta forma espaço para a sua atracação.

O “Oriente Target” trouxe em seus porões um carregamento relativamente pequeno de fertilizante, estimado em 5.000 toneladas. Ele veio de Rio Grande, aonde havia atracado às 19:15 da noite de sábado (11/JUL). Junto ao cais do Porto Novo, para lá descarregar 13.200 toneladas de fosfato monoamônico, e 5.500 toneladas de NP 10-45. O navio mede 180 metros de comprimento e possui 30 metros de largura. Foi construído no ano de 2009, pelo estaleiro Samjin Shipbuilding Industries, da cidade de Weihai, na China. E o seu proprietário é a empresa Interorient Marine Services, com sede em Hamburgo, na Alemanha.

Foto: Carlos Oliveira

“Trevo Verde” transporta soja triturada.

A barcaça graneleira “Trevo Verde” transportou um carrega,ento de soja triturada de Canoas para o porto de Rio Grande. Sua atracação ocorreu às 15:04 da tarde de quinta-feira (15/JUL), quando ela chegou ao terminal de uso privado (TUP) da empresa Bunge. O volume estimado que a barcaça transportou nesta viagem,m é de 4.000 toneladas. E o seu destino será o mercado externo. Que é a principal razão que faz os nossos agricultores plantarem este grão. Já que assim se obtém a garantia de que haverá comprador para a produção. E que a mesma será paga com moeda forte. Capaz de pagar pelos insumos utilizados no preparo da terra e garantir um bom lucro.

Foto: Carlos Oliveira

“Trevo Sudeste” também transporta cloreto de potássio.

A barcaça graneleira “Trevo Sudeste” foi a segunda embarcação da Navegação Aliança que trouxe um carregamento de cloreto de potássio de Rio para Porto Alegre nos últimos dias. Assim com ocorreu com a “Trevo Oeste”. A “Trevo Sudeste” também foi carregada junto ao terminal de uso privado (TUP) da empresa Yara Brasil de Rio Grande. O volume, no entanto foi um pouco inferior, ficando na casa das 2.939 toneladas, Em operação que se iniciou após sua atracação , ocorrida às 08:40 da manhã de terça-feira (14/JUL).

Já a chegada da “Trevo Sudeste” a Porto Alegre, ocorreu na quinta-feira (16/JUL). Quando ela atracou junto ao cais Navegantes.

Foto: Carlos Oliveira

“Celanova” parte rumo ao terminal Santa Clara.

Eram 11 horas da manhã chuvosa de quinta-feira (11/JUL) quando finalmente o navio-tanque “Celanova” levantou ferro e reiniciou sua navegação rumo ao terminal Santa Clara. O navio estava esperando a saída do navio-tanque “Norgas Pan”.  E a espera deveu-se ao fato da sinalização entre o porto de Porto Alegre e a entrada do canal Santa Clara estar comprometida. Em virtude do deslocamento de diversas boias. Fato que limitou a navegação dos navios por estes inúmeros e sinuosos canais. Que balizam o trecho final da nossa hidrovia. A correnteza forte também é outro fator de risco. O que torna a navegação mais cuidadosa e lenta.

Na fotografia aqui apresentada nós mostramos o momento em que ambos os navios se cruzaram, em frente ao cais Mauá. Quando o “Celanova” finalmente pode rumar para o píer I, do terminal, a fim de poder ser carregado com às 3.100 toneladas de butadieno que veio buscar.

Foto: Carlos Oliveira

“Trevo Nordeste” chega com fertilizante


Eram 16:27 da tarde
de quinta-feira (16/JUL) quando a barcaça graneleira “Trevo Nordeste” chegou a região de Porto Alegre. Em seus porões ela estava transportando cerca de 3.000 toneladas de fertilizante de origem mineral. Produto embarcado junto ao terminal de uso privado (TUP) da empresa Yara Brasil, em Rio Grande. Após ela ter ali atracado, às 08:30 da manhã de terça-feira (14/JUL). Com isto a barcaça cumpre a sua missão de transportar não só a produção, mas os insumos que o setor produtivo tanto necessita. E que vão ser a base para a geração de riqueza, trabalho e renda. É sempre muito bom poder ver que parte disso tudo possui a participação da navegação. E que ela esta a cumprir o seu papel econômico e social. Tão necessários ao nosso pleno desenvolvimento.

Foto: Carlos Oliveira

Navio-tanque “Norgas Pan” parte carregado para Rio Grande.

Partiu às 09:25 da manhã de quinta-feira (16/JUL) do píer I do terminal Santa Clara, o navio-tanque “Norgas Pan”. Carregado com 1.900 toneladas de propeno e 900 toneladas de benzeno. O navio tinha como destino o porto de Rio Grande. Aonde deverá descarregar junto ao píer petrolífero operado pela empresa Braskem. No entanto a primeira fase de sua viagem exigiu muita atenção da tripulação do navio. Este fato se deve ao deslocamento de parte do balizamento dos canais de navegação entre o terminal e a ponte do Guaíba. Por este motivo, a navegação foi mais cuidadosa. Buscando evitar o risco de um encalhe. Fato que acabaria por comprometer a navegação neste trecho do rio Jacuí. E até, porque não dizer, impedir a navegação até o Polo Petroquímico de Triunfo. Já que os canais deste trecho são mais estreitos que os da lagoa dos Patos e os do Lago Guaíba. E a sinuosidade do rio, associado a forte correnteza serem ambientes propícios para o infortúnio.


O fato é que o “Norgas Pan” venceu as dificuldades. E pode seguir sua viagem com tranquilidade. Passando inicialmente pelos navios que se encontravam atracados junto ao cais navegantes, e posteriormente se cruzando com o “Celanova” e o “Naess Absolute” que se encontravam fundeados na área Bravo, do porto de Porto Alegre.

Fotos: Carlos Oliveira

Barcaça-tanque “Rio Grande” é carregada com óleo de soja.

A barcaça-tanque “Rio Grande” de propriedade da Frota de Petroleiros do Sul – PETROSUL, aqui vista quando se dirigia para o porto de Rio Grande. Atracou às 21 horas da noite de quinta-feira (16/JUL) junto ao terminal de uso privado (TUP) da empresa Bianchini. Neste terminal ela deverá ser carregada com 998 toneladas de óleo de soja. Produto produzido pela Bianchini em Rio Grande e que será empregado na fabricação de biocombustível. Para isto a barcaça deverá transportá-lo até a cidade de Canoas. Aonde a Bianchini possui uma planta industrial construída especificamente para este fim.

Foto: Carlos Oliveira

“Trevo Oeste” traz cloreto de potássio.

A barcaça graneleira “Trevo Oeste” chegou na quarta-feira (15/JUL) com um carregamento de cloreto de potássio. O produto foi embarcado pelo terminal de uso privado (TUP) da empresa Yara Brasil, localizado na área do Super Porto de Rio Grande; aonde a barcaça havia atracado às 11:50 da manhã de domingo (12/JUL). Ao todo, foram carregadas 3.551,370 toneladas de cloreto de potássio. Que deverá ser descarregado no cais Navegantes, do porto de Porto Alegre. Mostrando o quanto a navegação interior é importante como forma de transporte para o setor produtivo gaúcho.

Foto: Carlos Oliveira

“Trevo Vermelho” transporta clinquer.

A barcaça graneleira “Trevo Vermelho” realizou mais uma viagem transportando clinquer. O produto foi embarcado em seus porões a partir de sua atracação junto ao terminal de uso privado (TUP) da empresa Cimbagé. Que fica localizado as margens do canal São Gonçalo, na cidade de Pelotas. E que ocorreu na terça-feira (14/JUL). E terminou no dia seguinte, quarta-feira (15/JUL) quando a barcaça pode partir rumo ao distrito de Morretes, no município de Nova Santa Rita, região metropolitana de Porto Alegre. Ao todo nesta viagem foram transportados 4.250 toneladas de clinquer. Que é um dos produtos utilizados na fabricação do cimento. Matéria-prima básica para qualquer tipo de obra ligada a construção civil.

Foto: Carlos Oliveira

Navio mercante “Naess Absolute” chega e fundeia.

Eram 10:40 da manhã de quarta-feira (15/JUL) quando o navio mercante “Naess Absolute” foi visto chegando a Porto Alegre. Exatamente na entrada do canal do Cristal.  Quando ele se cruzou com o navio-tanque “Coral Palmata” que havia partido de Trunfo rumo a cidade de Rio Grande. Naquela hora chovia fraco em Porto Alegre. Fato que acabou por atrasar a descarga dos demais navios que aqui se encontravam operando. Por este motivo o “Naess Absolute” foi obrigado a fundear, na área Bravo do porto de Porto Alegre. Que fica em frente ao cais Mauá, entre o Portão central e a Usina do Gasômetro.



O “Naess Absolute” trouxe um carregamento de fertilizante. Ao todo são aproximadamente 11.500 toneladas de superfosfato triplo. E antes de chegar a Porto Alegre, ele esteve operando no porto catarinense de São Francisco do Sul. Aonde descarregou cerca de 27.000 toneladas de fertilizante entre terça-feira (07/JUL) e domingo (12/JUL). Seu comprimento total chega a 199 metros e sua largura máxima é de 32,77 metros. Esta registrado junto ao porto da cidade de Majuro, ostentando por este motivo, a bandeira das Ilhas Marshall. É um navio extremamente novo. Tendo sido entregue no ano de 2014, ao seu proprietário. A empresa Naess Shipmanagement, com sede na cidade de Diemen – Holanda. E ele foi  construído pelo estaleiro China Shipping Industry, de Shangai.

Fotos: Carlos Oliveira

Celulose Riograndense envia produção para Rio Grande.

Mais uma barcaça fio carregada e enviada para o porto de rio Grande pela CMPC Celulose Riograndense. Desta vez foram embarcadas 2.500 toneladas de celulose a bordo da barcaça graneleira “Trevo Roxo” de propriedade da Navegação Aliança. E que possui contrato para o escoamento da produção desta empresa.

A carga que tinha com destino o cais do Porto Novo, chegou às 13:40 da arde de segunda-feira (13/JUL). E deverá ser descarregada e armazenada neste local até o seu embarque em definitivo no navio que levará para o exterior. Com isto a unidade industrial, que foi recentemente ampliada. E que esta em fase de testes e ajustes da linha de produção. Já começa a faturar e a pagar os custos do investimento feito. Ajudando a nossa economia. Pois gera emprego e renda há uma longa cadeia produtiva. Que, por sua vez, movimenta a economia local. Consumindo outros produtos e serviços.

Foto: Carlos Oliveira

domingo, 30 de agosto de 2015

Navio-tanque “Celanova” chega e fundeia.

O navio-tanque de bandeira espanhola “Celanova” chegou ás 10 horas da manhã de quarta-feira (15/JUL) a região de Porto Alegre. Vindo de rio grande o seu destino era o terminal Santa Clara, de propriedade do Polo Petroquímico de Triunfo. No entanto ele acabou por fundear na área Bravo do porto de Porto Alegre. Que fica entre o Portão Central e a Usina do Gasômetro. E que é reconhecida como o espaço apropriado para este tipo de manobra. Por possuir largura suficiente para que o navio ali fique sem comprometer a livre circulação, com segurança, das demais embarcações. Pelo que foi informado, o navio só deverá prosseguir a sua viagem no dia seguinte.


Fotos: Carlos Oliveira

Navio-tanque “JBU Maas” parte de Triunfo.

Partiu no início da tarde de terça-feira (14/JUL) de Triunfo, o navio-tanque “JBU Maas”. A embarcação se encontrava operando junto ao Polo Petroquímico de Triunfo desde o sábado (04/JUL). Quando aqui chegou vindo da África do Sul. Durante estes dias ele carregou propeno, e retornou para  a área de fundeio Charlie, no rio Jacuí. A espera do momento certo para partir. Tendo em vista a necessidade de o navio ter a sua carga completada em Rio Grande. Com mais 3.700 toneladas de propeno; para só então poder viajar com plena carga.

O “JBU Maas” é um navio-tanque que mede 126,7 metros de comprimento, sua largura chega a 20,4 metros. E ele é um navio relativamente grande para operar no terminal de triunfo. Seu porto de registro é o da cidade do panamá, motivo pelo qual ele ostenta a bandeira deste país.



Foto: Carlos Oliveira

“Trevo Branco” transporta soja embarcada em Canoas.


Quando a barcaça graneeira “Trevo Branco” partiu, no meio da manhã de domingo (12/JUL) a nebulosidade era uma característica marcante na região metropolitana de Porto Alegre. A barcaça transportava 4010 toneladas de soja triturada, que foram embarcadas na cidade de Canoas. E que tinham como destino o porto de Rio Grande.

Sua chegada ao Terminal Marítimo Luiz Fogliatto, só veio a ocorrer no dia seguinte, às 14:25. Quando ela atracou no cais deste terminal. Possibilitando o início da operação de descarga. Desta soja, que terá como destino o mercado externo. E que com isto vai garantir não só a entrada de divisas para o país, como a manutenção do emprego e da renda de uma longa cadeia produtiva. Que trabalhando faz gerar a riqueza que garante o nosso bem-estar econômico e social.

Foto: Carlos Oliveira

Baixa visibilidade atrasa chegada de navio.

A baixa visibilidade no início da manhã de segunda-feira (13/JUL) associado a chuva que caiu na região de Porto Alegre atrasou a chegada do navio-tanque “Norgas Pan”. Que normalmente chega no meio da manhã. Mas que excepcionalmente no dia de hoje só chegou por volta das 13:50.

Este fato nos faz refletir sobre as características de nossa hidrovia, no trecho entre Itap
uã e Porto Alegre. Cujos vários canais são frutos de um projeto antigo. E não se adequaram as inovações que a navegação sofreu nos últimos 94 anos. Onde o aumento das dimensões dos navios foi a mais marcante de todas.

Nos navios de hoje, há muito mais tecnologia embarcada do que quando os canais foram feitos. E mesmo assim, os navios enfrentam dificuldades em se orientar neste trecho. Os sinais náuticos não atendem as necessidades que os navegantes têm. E na dúvida, é preferível ficar parado e esperar a melhora do tempo do que navegar e correr risco de encalhar. Este realidade tem de ser pensada. Pois é assim, enfrentando a realidade que nós vamos melhorá-la.

Navio parado custa dinheiro.  E o país não pode se dar ao luxo de pagar o custo desta ineficiência.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

Navio mercante “Sailing Sky” chega a Porto Alegre.

Eram 12:11 da tarde de segunda-feira (13/JUL) quando finalmente o navio mercante “Sailing Sky” chegou a Porto Alegre. A demora de sua chegada se deveu a baixa visibilidade entre Itapuã e a capital do estado. Causada principalmente pela chuva. Por este motivo a atracação do navio só foi concluída às 13:30, junto ao armazém D3 do cais Navegantes. Em seus porões o “Sailing Sky” trouxe cerca de 10.000 toneladas de ureia. Um produto altamente solúvel em água. E que não pode ser descarregado em dia chuvoso. Sob o risco de se diluir dentro do próprio porão do navio.

Já sobre a escala anterior do navio, ela ocorreu no porto de Rio Grande, aonde ele atracou às 14:45 da tarde de quinta-feira (09/JUL) no Porto Novo. Para lá descarregar 25.399 toneladas de ureia.

O “Sailing Sky” mede 199,98 metros de comprimento, possui largura máxima de 32,24 metros. E seus cinco (05) porões são descarregados pelos quatro (04) guindastes que o equipam. Sendo seu porto de registro o da cidade estado de Cingapura.

Foto: Carlos Oliveira

Chuva e baixa visibilidade afetam navegação.

Mais uma vez a chuva associada a baixa visibilidade afetaram a navegação em nosso estado. Desta vez o fato ocorreu com o navio-tanque “Coral Palmata” que só chegou a região de Porto Alegre às 11:54 da manhã de segunda-feira (13/JUL). Vindo de Rio Grande, onde esteve descarregando junto ao terminal da empresa Braskem, o “Coral Palmata” teve de ficar fundeado até às 14 horas a espera do momento de poder seguir a sua viagem. Fato que inclui a passagem por debaixo do vão móvel da ponte do Guaíba.

Sendo que sua atracação junto ao píer I, do terminal Santa Clara, de uso privado do Polo Petroquímico de Triunfo, foi concluído ás 15:50. Permitindo desta forma o início da operação de carregamento do navio. Que desta vez teve sua carga divulgada. Como sendo composta de 1.700 toneladas de propeno.

Foto: Carlos Oliveira

ESTEIO NÓS E AS BOLAS... VIVA A EXPOINTER





Navio mercante “Lake Dynasty” parte vazio de Porto Alegre.

Eram 08:45 da manhã de domingo (12/JUL) quando o navio mercante “Lake Dynasty”, de bandeira panamenha iniciou o trabalho de desatracação do cais Navegantes, do porto de Porto Alegre. O navio que aqui chegou carregado com cerca de 9.000 toneladas de cloreto de potássio, partia sem nada levar em seus porões. Mostrando o quanto nós somos despreparados para atrair navios que para serem carregados com parte de nossa produção agrícola.

Este fato, além de representar uma oportunidade de negócios. Obriga ao produtor a ter de enviar a sua produção para o porto de Rio grande. Arcando com um custo maior de transporte. O que afeta a sua lucratividade e compromete a qualidade de nossas estradas. Que não suportam tanto tráfego pesado.  Que por isto acabam tendo a sua vida útil reduzida.

Mudar esta situação seria no mínimo uma atitude inteligente. Pois ao embarcar parte da nossa produção aqui estaríamos retirando veículos de cargas das estradas. No entanto como não possuímos mentalidade marítima. Não valorizamos esta oportunidade. E acabamos pagando pelo preço desta ignorância, com custo maior de frete e estradas em pior estado de conservação.

Pensar sobre isto é pensar sobro o nosso futuro. E é isto o que eu proponho ao leitor.

Muito obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

Navio mercante “Santa Angelina” parte vazio de Porto Alegre.

Partiu do cais Navegantes, do porto de Porto Alegre, às 11 horas da manhã de domingo, o navio mercante “Santa Angelina”. Como todos os demais navios graneleiros que aqui aportam, o “Santa Angelina” também partiu com os porões totalmente vazios. Sem nada levar, de um dos mais importantes estados produtores do Brasil. O que prova o quanto a política de valorização dos portos brasileiros é precária. Pois mesmo possuindo uma estrutura de silos, administrado pela Companhia Estadual de Silos e Armazéns – CESA, e tendo um terminal graneleiro. O porto de Porto Alegre não possui nenhuma capacidade de atrair navios para o porto com o intuito de nele carregar parte de nossa safra agrícola. Esta tarefa fica a cargo não do porto de Rio Grande, mas sim dos terminais privados que lá existem. Pois são eles, somente eles que possuem esta capacidade em nosso estado.

É lamentável ver isto ocorrer ano após ano. E não ver nenhum trabalho no sentido oposto. É por este motivo que eu penso que o correto seria devolver a administração de nossos portos interiores para a união. E deixar para ela a tarefa de achar um novo administrador que queira explorar os nossos portos interiores. Comprometidos não só com a necessidade de modernizá-los e equipá-los, mas transformá-los em um polo de fomento da economia. Coisa que há muito tempo o estado deixou de ser. Em vista na nossa mais completa falta de tino para o negócio.

Pensem nisso e me ajudem a por este assunto em discussão. Pois ele é do interesse de todos nós.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

Navio mercante “Dona Maria” atraca no cais Navegantes.

Finalmente o navio mercante “Dona Maria” pode atracar no cais navegantes, do porto de Porto Alegre. Este fato ocorreu às 10:24 da manhã de domingo (12/JUL). Após o navio mercante “Lake Dinasty”, de bandeira panamenha, ter desatracado e partido. Com isto abriu-se o espaço que o navio necessitava  para poder atracar e iniciar a sua descarga.

Com relação a isto é interessante observarmos o quanto a demora na descarga de um navio é prejudicial à economia brasileira. Já que quem contrata os seus serviços paga não só pelos dias de viagem, mas também pelo aluguem do navio nos dias em que ele fica parado esperando para poder descarregar. Esta conta é enorme. E esta na casa de algumas dezenas de bilhões de dólares por ano. Dinheiro que sai do país diretamente para o exterior. Pois o Brasil não possui uma marinha mercante capaz de atender, nem em parte, as suas necessidades de transporte. Outro fato importante diz respeito as dificuldades e limitações dos nossos portos. Que por não terem equipamentos modernos consomem mais tempo para carregarem ou descarregarem os navios que neles atracam. Tudo isto pode ser resumido na falta de uma política governamental que valorize tanto o setor da navegação quanto o portuário. Nossa política não possui a capacidade de atender as nossas necessidades. E esta muito focada na publicidade de atos que nem sempre se materializam. Pensar esta realidade é pensar o futuro do Brasil. E é isto o que tenho sistematicamente feito aqui. Ao divulgar o movimento e a importância da navegação em nosso estado.

Muito obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

Canoas recebe carga de trigo.

A unidade industrial da empresa Bianchini, em Canoas, recebeu um carregamento de trigo importado. O produto chegou ao seu terminal de uso privado (TUP) no sábado (11/JUL) sendo que a operação de descarga foi concluída no dia seguinte. E seu transporte foi responsabilidade da barcaça graneleira “Trevo Vermelho” de propriedade da Navegação Aliança. Que trouxe o produto do porto de Rio Grande. Ao todo foram 3.509 toneladas de trigo. Que é um dos nossos principais alimentos. Já que é versátil e permite seu aproveitamento em diversos tipos de comida diferentes.

A vinda do trigo por meio de barcaça é sempre uma opção inteligente de que o faz. Pois ao reduzir o seu custo de frete. Influencia no preço final do seu produto. Ganhando condições de ser competitivo. Tendo um preço mais baixo. Fato que lhe permite ampliar a clientela, ao mesmo tempo em que a beneficia com a economia feita. No entanto, infelizmente o nosso empresariado ainda não descobriu as vantagens disso. Mudar esta concepção é um desafio que temos de abraçar. Pois dela poderemos obter grandes frutos. Pensem nisso!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

“Prof. Lelis Espartel” transporta farelo de soja.

A barcaça graneleira “Prof. Lelis Espartel” de propriedade da frota de Petroleiros do Sul – PETROSUL transportou mais um carregamento de farelo de soja para o porto de Rio Grande. O produto embarcado no terminal de uso privado (TUP) da empresa Bianchini. Foi enviado para o TUP que a própria Bianchini também possui em área do Super Porto de Rio Grande. Aonde chegou às 00:15 da madrugada de domingo (12/JUL). Destinado à exportação, o volume total de farelo de soja transportado, nesta viagem, foi de 2.657,696 toneladas. O que é significativo, pois mostra o poder e a capacidade de transporte de uma única embarcação. É por isto que eu faço questão de divulgar a navegação interior. Pois ela é uma alternativa muito interessante para quem quer e precisa de transporte eficiente, com custo  mais baixo.

Foto: Carlos Oliveira

PARA PENSAR E REFLETIR

“BBC SWITZERLAND” parte após descarregar peças de guindastes.


O navio mercante “BBC Switzerland” que é registrado no porto da cidade de Leer, e ostenta a bandeira alemã, partiu do cais Navegantes às 11:20 da manhã de sábado (11/JUL). Após ter concluído a descarga das peças e partes de guindastes que vão ser montados em área do porto de Porto Alegre. Numa operação que contou com o trabalho de coordenação do escritório local da Agência Marítima Orion. Que possui largo conhecimento e experiência nas operações que envolvem embarque e desembarque de cargas especiais. Na supervisão esteve presente o representante local da BBC Charteling, Sr. Carlos Cabral. O que indica que o porto de Porto Alegre possui potencial para movimentar muito mais cargas do que a sua realidade nos mostra. É por isto que a atividade portuária é importante. E é por isto que eu tenho sistematicamente divulgado sua importância aqui.

Não podemos nos contentar em ter no porto de Porto Alegre apenas um local para desembarque de cargas a granel. Notadamente compostas por descarga de fertilizante. E com isto deixar de atender a todas as demais demandas do setor produtivo gaúcho. Que quer e que precisa de um porto ativo e dinâmico. Que possa embarcar e desembarcar outras cargas. Reduzindo custos, aumentando os lucros de quem produz riqueza e gera emprego. O porto de Porto Alegre por mais que faça é um porto ineficiente. Com custo operacional muito maior do que a sua arrecadação. Isto indica que nós não sabemos tocá-lo como negócio. E se isto é verdade. O melhor que podemos fazer é devolvê-lo para a União. E deixar que ela o toque ou ache empresários que possuam competência e vontade para assim o fazê-lo. O Estado ganharia muito com isto. Pois além de deixar de assumir o prejuízo pela sua manutenção. Colheria os frutos que uma nova e boa administração poderia gerar.

Pensar a questão portuária é pensar o nosso futuro como estado competitivo e dinâmico.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Fotos: Carlos Oliveira

Soja em grão chega a Rio Grande.

Um carregamento de soja em grão chegou no início da manhã de sábado a Rio Grande. O produto foi transportado pela barcaça graneleira “Trevo Oeste” de propriedade da Navegação Aliança e totalizava 3.473 toneladas. Seu destino era o Terminal Marítimo Luiz Fogliatto, que fica na área do Super Porto. E que possui melhores condições para receber os navios de maior porte que aqui operam. Alem, de infraestrutura adequada para realizar as operações de carregamento e descarregamento dos mesmos.

Esta soja, que agora foi chegou a este terminal. Foi embarcada originalmente na cidade de Canoas. E seu destino será o mercado externo. O que mostra a importância da navegação. Seja no âmbito interno (navegação interior) quanto no externo (de longo curso) para a nossa economia. Valorizar e incentivar a navegação nacional é necessário para que o Brasil possa se fortalecer economicamente. E é isto que eu busco fazer aqui. Quando a divulgo. Pois nós só valorizamos aquilo que conhecemos. E a nossa navegação precisa ser divulgada.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Olho de soja é descarregado na Bianchini.

A unidade industrial da empresa Bianchini, localizada no município de Canoas recebeu no sábado (11/JUL) um carregamento de óleo de soja. O produto veio da cidade de Rio Grande. E foi embarcado junto ao terminal de uso privado (TUP) da Bianchini. Diretamente para os tanques da barcaça “Rio Grande”. Esta embarcação que pertence a frota de Petroleiros do Sul – PETROSUL trouxe 956 toneladas do óleo de soja. Que agora devera ser empregado na fabricação de biocombustível.

Segundo consta, a operação de carga e descarga desta embarcação é sempre muito rápida. Consumindo em média apenas 04 horas para ser concluída. O que é uma vantagem para a barcaça, que para muitos é considerada pequena. No entanto é muito eficiente no que faz.

Foto: Carlos Oliveira

“Porto de Viamão” e “BRANAVE V” seguem para Bianchini de Rio Grande.

As barcaças graneleiras “Porto de Viamão” e “BRANAVE V” ambas operadas pela Navegação Guarita, seguram no início da tarde de sábado (11/JUL) de Canoas para Rio Grande. Carregadas na unidade industrial da Bianchini de Canoas, que fica as margens do rio dos Sinos. Seu destino era a unidade da Bianchini de Rio Grande, localizada na área do Super Porto. E que é a responsável pela realização de todas as operações de embarque para fora do estado, de produtos realizadas por este empresa. Infelizmente até o momento não foi divulgado o produto nem o volume que ambas as barcaças estavam transportando. No entanto fica aqui o registro da viagem, que foi fotografada ás 12:27, quando as barcaças navegavam pelo canal do Cristal.

Foto: Carlos Oliveira

“João Mallmann” transporta celulose produzida em Guaíba.

Após ter sido abastecida e carregada, a barcaça graneleira “João Mallmann” de propriedade da Navegação Aliança seguiu viagem para o porto de Rio Grande. Transportando cerca de 4.000 toneladas de celulose. Seu destino era o cais do Porto Novo, aonde ela chegou às 11:55 da manhã de domingo (12/JUL). A celulose, que foi produzida pela fábrica da CMPC Celulose Riograndense, por sua vez, deverá ser exportada em breve. Pois este é o seu principal destino. Garantindo, desta forma, não só a garantia de geração de emprego e renda no nosso campo. Como a entrada de divisas para a economia do nosso estado e do Brasil.

Foto: Carlos Oliveira

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

AGENDA COMO DIRETOR ADMINISTRATIVO FINANCEIRO DA CEASA/RS

SEMANA DE 24 A 29 DE AGOSTO DE 2015

Dia 24/08/2015 – Segunda-feira

05:30 - Cheguei na Administração da Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul, para despachos e estudos sobre a empresa.
08:30 – Reunião com o Supervisor do Setor de “TI” da CEASA/RS.
09:00 – Reunião com a Gerente Financeira da CEASA/RS.
10:30 – Reunião com o Deputado Federal, Heitor Schuch, na Assembléia Legislativa.
12:00 – Reunião com o Presidente da CEASA/RS.
14:00 – Reunião com o Diretor Técnico Operacional da CEASA/RS.
14:45 – Reunião com o Supervisor do Setor de “TI” da CEASA/RS.
15:15 – Reunião com o Gerente Técnico Operacional da CEASA/RS.
16:00 – Avaliação e análise de Processos para autorização de pagamentos. Total autorizado de pagamentos do dia: R$ 10.303,79.

Dia 25/08/2015 – Terça-feira

05:45 - Cheguei na Administração da Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul, para despachos e estudos sobre a empresa.
09:00 – Participa da Cerimônia de Abertura Oficial da 34ª Convenção Gaúcha de Supermercados, no Teatro do Sesi - Centro de Eventos da FIERGS, acompanhado do Presidente e do Diretor Operacional da CEASA.
12:00 – Reunião com a Gerente Financeira da CEASA/RS.
13:30 – Reunião com o Diretor Técnico Operacional da CEASA/RS.
14:00 – Reunião Semanal de Diretoria, Gerências e Associações da CEASA/RS.
15:30 – Avaliação e análise de Processos para autorização de pagamentos. Total autorizado de pagamentos do dia: R$ 94.359,13.
20:00 – Participa do Jantar da AGAS/2015, na Associação Leopoldina Juvenil.

Dia 26/08/2015 – Quarta-feira

06:30 - Cheguei na Administração da Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul, para despachos e estudos sobre a empresa.
08:30 – Reunião com a Técnica Científica Advogada do Setor Jurídico da CEASA/RS.
09:00 – Reunião do Conselho de Administração da CEASA/RS.
14:00 – Reunião com a Gerente Financeira da CEASA/RS.
14:30 – Reunião com o Diretor do DMLU – Departamento Municipal de Limpeza Urbana. Na pauta: Convênio DMLU e CEASA/RS.
16:30 – Avaliação e análise de Processos para autorização de pagamentos. Total autorizado de pagamentos do dia: R$ 81.627,30.

Dia 27/08/2015 – Quinta-feira

05:30 - Cheguei na Administração da Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul, para despachos e estudos sobre a empresa.
09:00 – Assinatura Certificado Digital, na SESCON, acompanhado do Presidente da CEASA.
10:00 – Prestigia Evento da Expoagas 2015 - Palestra Magna “ Ética na Política e nos Negócios”. Palestrante: Joaquim Barbosa.
14:00 – Despachos internos.
15:30 – Reunião com a      Gerente Financeira da CEASA/RS.
16:30 – Reunião com o Técnico Científico/Administrador e o Supervisor do Setor de “TI” da CEASA/RS.
17:00 – Avaliação e análise de Processos para autorização de pagamentos. Total autorizado de pagamentos do dia: R$ 82.416,51.

Dia 28/08/2015 – Sexta-feira

05:30 - Cheguei na Administração da Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul, para despachos e estudos sobre a empresa.
08:15 – Recebe representantes da Imobiliária Ducati.
09:00 – Reunião com o Gerente Administrativo da CEASA/RS.
10:00 – Reunião com a Gerente Financeira da CEASA/RS.
11:00 – Reunião com o Presidente e a Técnica Científica/Advogada da CEASA/RS.
12:00 – Avaliação e análise de Processos para autorização de pagamentos. Total autorizado de pagamentos do dia: R$ 12.791,22.
14:00 – Consulta médica a Fonoaudióloga, em São Leopoldo/RS.

Dia 29/08/2015 – Sábado


CEASA NA EXPOAGAS

A força da CEASA, está em exposição na EXPOAGAS, pelos empreendedores UNISALVO, LB ALIMENTOS, VALE DO CAI, HORTI D'AGOSTINI, DICO, BANA BORGES, OVOS NIENOW, SILVESTRIN, LOGAL e QUITERIA. Além, da DRT Logística, METZ, DONATO, PORTAL DAS FRUTAS, BORELLI são as empresas que garantiram seu espaço para empreender seus negócios no Mercosul.
Bancada Socialista RS


CEASA TEM AGRIÃO E ALFACE COM MENORES PREÇOS...

Dos 35 produtos hortigranjeiros analisados pela CEASA nesta semana de 18 à 25/08/2015, tivemos 21 produtos com preços estáveis, 05 em alta e 09 em baixa.
Dos produtos com menor preços estão o Agrião, Alface, Tomate Caqui, Vagem, Couve, Pepino Salada, Banana Caturra, Mamão Formosa e Batata Branca.
Faça valer seu salário e acompanhe aqui www.ceasars.com.br as cotações de todos produtos.

CEASA REUNE CONSELHO DELIBERATIVO

Nesta manhã de quarta-feira (26), com a presenças do Secretário Estadual do Desenvolvimento Rural Tarcísio Minetto, do Secretário municipal da SMIC Humberto Goulart, da Diretoria da CEASA, dos representantes Produtores, Atacadistas, governo, e Gerências. Na pauta diversos processos e projetos.
Bancada Socialista RS

CEASA VISITA HEITOR

O diretor Administrativo e financeiro da CEASA Vanderlan Vasconselos teve Reunião nesta manhã de segunda-feira (24) com o Chefe de Gabinete do Deputado Federal Heitor Schuch Anselmo Piovesan. Na pauta relatório da administração do maior complexo de Abastecimento do Rio Grande do Sul.

PARA PENSAR E REFLETIR

A presidente Dilma não sabia do petrolão, não sabia da crise, não sabia de nada. Será que ela sabe que é presidente?



BRUNO ARAÚJO (PSB-PE), líder da minoria na Câmara, sobre a presidente ter admitido que demorou a reconhecer a gravidade da crise econômica.

http://painel.blogfolha.uol.com.br/2015/08/27/investigacao-de-campanha-de-dilma-no-tse-provoca-perplexidade-no-stf/

“BBC Switzerland” descarrega no cais Navegantes.

A sexta-feira (10/JUL) foi um dia de muito trabalho para a tripulação do navio mercante “BBC Switzerland”. Durante toda a manhã e boa tarde da tarde eles aproveitaram para descarregar os 10 contêineres que trouxeram, em como as cabines e peças dos guindastes que deveram ser montados em Porto Alegre. Esta operação contou com o apoio de alguns caminhões. Que receberam os contêineres junto ao navio para em seguida os levarem para a área de pátio. Liberando desta forma a área próxima ao navio para que toda a carga pudesse ser descarregada.

Feito isto se iniciou o trabalho de preparação
 do navio para a sua partida. Com a recolocação dos pisos internos do porão.Tendo em vista que o mesmo teria de ocorrer ainda com a luz do dia. Já que o espaço aonde o navio atracou, embora possua postes para a sua iluminação. Não possui energia. Que foi removida há muito tempo, com a desativação das atividades comercias do terminal de contêineres. E que depois ficou literalmente abandonado. Sem destino ou serventia.

Fotos: Carlos Oliveira

“Trevo Leste” transporta farelo de soja.

Mais um carregamento de farelo de soja foi enviado pela filial de canoas da Bianchini para o porto de Rio Grande. Desta vez a embarcação utilizada foi a “Trevo leste”, de propriedade da Navegação Aliança. Que chegou ao seu destino, o terminal de uso privado (TUP) da Bianchini às 08:45 da manhã de sexta-feira (10/JUL). Ao todo a carga pesava 3.496,09 toneladas. E seu destino imediato é ser guardada nos armazéns da Bianchini. Para em seguida serem enviadas ao exterior.

Foto: Carlos Oliveira