quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

EXCLUSIVO – BÓIA LUMINOSA DO CANAL DO CRISTAL SE DESGARRA E CONFUNDE SINALIZAÇÃO NÁUTICA.

Mais uma bóia para sinalização da hidrovia de acesso ao porto de Porto Alegre, e instalada pela Superintendência de Portos e Hidrovias – SPH saiu de sua posição. Desta vez o fato envolveu uma das boias luminosas da cor encarnada. Que pertence ao canal do Cristal e que saiu de sua posição na manhã de terça-feira (24/FEV). Anteriormente, o deslocamento das bóias estava sempre associado a ocorrência de enchente. Como se isto fosse uma justificativa para o fato. Desta vez, a boia simplesmente começou a navegar pelas águas do Guaíba, seguindo o fluxo da correnteza.



Esta mesma bóia, diga-se de passagem, havia sido mexida no final de 2014 pela equipe de hidrografia da SPH. Que a retirou de sua posição recolocando-a poucos metros mais distantes. Os dados desta operação vão ser revelados com mais precisão. Em uma matéria futura, após uma pesquisa junto ao banco de imagens do Carlos César. Que tem isto bem documentado.

O problema é que o deslocamento da boia acaba por confundir a sinalização náutica. Pondo inclusive em perigo a segurança da navegação. Pois ao sinalizar um rumo incorreto. Pode causar o encalhe de uma embarcação. Outro fato que reforça esta situação de perigo, esta relacionado a própria característica da boia. Que é luminosa. E acaba por sinalizar um rumo no turno da noite. Per[iodo em que os parâmetros de referência visuais ficam mais limitados para quem conduz uma embarcação.

Nas fotografias aqui apresentadas é possível de se ver o quanto a bóia se movimentou. Pois na manhã ela se encontrava antes do farolete que sinaliza o final do Canal do Cristal.  E ao final da tarde ela já havia ultrapassado este ponto.

Fotos: Carlos Oliveira

Navio mercante “Crimson Majesty” chega a Porto Alegre.

Logo após ter chegado a região de Porto Alegre o navio-tanque “Zeugman”, foi a vez do navio mercante “Crimson Majesty” chegar. Com 179,97 metros de comprimento e 30 metros de largura, o “Crimson Majesty” ostenta a bandeira da cidade estado de Cingapura. Veio do porto de Antuérpia, Bélgica, de onde partiu na sexta-feira (16/JAN) rumo ao Brasil. Para operar no porto de Paranaguá. Cuja partida ocorreu às 15:03 da tarde de sexta-feira (20/FEV). Na sequencia atracou no Porto Novo de Rio Grande no domingo (22/FEV), ás 05:15. Onde descarregou 7.000 toneladas de sulfato de amônio.

Sua atracação junto ao cais Navegantes, do porto de Porto Alegre ocorreu as 11:15. E em seus porões, o navio trouxe cerca de 4.000 toneladas de sulfato de amônio standard e 2.000 toneladas de sulfato de amônio granulado.

Na foto aqui vinculada, é possível vê-lo quando navegava pelo Canal do Cristal, pouco antes de se cruzar com a barcaça-tanque “Guapuruvu”. Que seguia carregada de Triunfo rumo ao porto de Rio Grande.

Foto: Carlos Oliveira

Navio-tanque “Zeugman” chega a Triunfo.

Chegou na manhã de terça-feira (24/FEV) a região de Porto Alegre o navio-tanque “Zeugman”. De bandeira turca, o “Zeugman” presta serviços a empresa BRASKEM, que é a proprietária do Polo Petroquímico de Triunfo. Ele chegou vindo de Rio Grande, para ser carregado com 2.000 toneladas de óleo diesel do tipo S-500 e 1,700 toneladas de MTBE, um aditivo utilizado no combustível. Sua atracação no terminal Santa Clara ocorreu junto ao píer I. e a previsão é de que o navio parta para nova viagem no início da tarde de quarta-feira (25/FEV).

Foto: Carlos Oliveira

Navio Mercante “Santa Katarina” retorna a Porto Alegre.


O navio mercante “Santa Katarina”, de bandeira panamenha e que mede 189,99 metros de comprimento e possui 32 metros de largura, retornou ao porto de Porto Alegre, na manhã de segunda-feira (23/FEV). Em seus porões ele trouxe um carregamento de insumos para a indústria do fertilizante. Que é composto por 9.000 toneladas de cloreto de potássio e 4.000 toneladas de sulfato de potássio. A carga é originária do porto alemão de Hamburgo. De onde o navio partiu às 17:28 da sexta-feira (09/JAN) rumo ao Brasil. Aqui o navio realizou uma escala no porto de Paranaguá. De onde partiu a 01:40 da madrugada de sexta-feira (20/FEV) rumo a nossa cidade.

Sua atracação ocorreu às 11 horas, e foi atrasada devido a incidência de nevoeiro no trecho entre Itapuã e Porto Alegre.  Fato que obrigou o navio a navegar mais de vagar por motivos de segurança.

Para quem não se lembra, o “Santa Katarina” foi o navio mercante que encalhou em frente ao cais Navegantes, no mês de agosto de 2011. Evidenciando a precariedade da nossa bacia de evolução naquele local. Que não possuía nem sequer sinalização adequada. Deste encalhe foi realizado um inquérito e instaurado um processo junto ao Tribunal Marítimo. Que ainda se encontra em andamento para apurar as responsabilidades no fato.

Fotos: Carlos Oliveira

Navio mercante “Dona Maria” chega com cevada.

O navio mercante liberiano, “Doma Maria” chegou na manhã de sábado (21/FEV) ao porto de Porto Alegre. Sua atracação junto ao cais Navegantes ocorreu ás 11:40. E em seus porões o navio trouxe um carregamento estimado em 8.100 toneladas de cevada.

Esta cevada veio da Argentina, mas especificamente do porto de Bahia Blanca. De onde o “Dona Maria” foi carregado. Seu primeiro porto em águas brasileiras foi o de Cabedelo, no estado da Paraíba. Seu segundo e último porto é o da capital de nosso estado. E na sequencia o navio retorna à Argentina. Desta vez para o porto de São Lorenzo.

Foto: Carlos Oliveira

VOLTAMOS A ATIVA.

Para muitos o ano só começa após o Carnaval. Este não é exatamente o meu caso. Que aproveitei ao máximo a oportunidade que tive, de exercer o cargo de Deputado Estadual durante um mês. Por isto durante este curto espaço de tempo que compreendeu o mês de janeiro trabalhei muito em uma época de pouca atividade parlamentar. Com os esforços concentrados neste sentido, deixei de atualizar as informações sobre a movimentação de cargas pela nossa hidrovia. Além do mais, no final de janeiro e em boa parte de fevereiro o Carlos César, que tanto em auxilia nesta tarefa, tirou suas merecidas férias com a família.  
Agora voltamos a ativa na missão de divulgar e valorizar a importância da nossa hidrovia para a economia de nosso estado. Como há muita coisa que não foi divulgada. Vamos publicá-las aos poucos. Intercalando com notícias atuais. Para que o leitor não perca o histórico da movimentação não divulgada. E, ao mesmo tempo, possa ficar atualizado com o que esta ocorrendo no presente momento.
Para ilustrar este momento. Apresento uma fotografia muito interessante da chegada da barcaça graneleira “Trevo Azul” a Porto Alegre. Feita pelo Carlos um pouco antes das 22 horas da noite de terça-feira. Onde é possível de ver sua silueta da “Trevo Azul” nas águas do Guaíba. Que se encontravam iluminadas pela Lua. E que produziu um belo contraste com a iluminação do estádio Beira-Rio.
A todos os leitores eu agradeço pela compreensão. E espero que os textos lhe sejam úteis e prazerosos.
Muito Obrigado!
Vanderlan Vasconselos
Foto: Carlos Oliveira

sábado, 14 de fevereiro de 2015

ASSOCIAÇAO COMERCIAL INDUSTRIAL E SERVIÇO DE ESTEIO

MOSTRA NOSSO TRABALHO.
#REFLEXORECESSOEMMOVIMENTO