domingo, 20 de dezembro de 2015

Navio mercante “Flag Alexandros” parte vazio de Porto Alegre.

Partiu, por volta das 14:20 da tarde de terça-feira (15/SET), do cais Navegantes do porto de Porto Alegre, o navio mercante panamenho “Flag Alexandros”.

O navio partiu com seus porões totalmente vazios após ter descarregado toda a sua carga de ureia. Que segundo previsão divulgada pela Superintendência de Portos e Hidrovias - SPH o volume seria de 10.000 toneladas. Mas que, segundo o Órgão gestor de Mão de Obra – OGMO, que controla o trabalho efetivamente realizado na descarga, o volume foi menor. Chegando a 9.000 toneladas. Esta divergência já é normal. E serve para reforçar a falta de precisão dos números referentes as cargas movimentadas em Porto Alegre. O que acaba por comprometer todo e qualquer estatística oficial.

Mas o que realmente preocupa. É o fato do navio partir com os seus porões totalmente vazios. Isto revela a falta de poder de atração do porto para o embarque de cargas. Reduzindo as chances do mesmo atuar de forma positiva na nossa economia. No qual ele pode reduzir custos e tornando o nosso estado muito mais competitivo. São sobre isto que recai de forma sistemática, as críticas por mim feitas. Pois é um absurdo termos um porto somente para receber cargas.

Pensar isto é pensar o nosso presente, de olho no nosso futuro. E é para isto que eu convido o leitor a refletir.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário