domingo, 20 de dezembro de 2015

Navio mercante “Astra Perseus” chega a Porto Alegre.

Foi visto chegando às 09:30 da manhã de terça-feira (15/SET), a Porto Alegre, o navio mercante “Astra Perseus”. Ele veio do porto de Paranaguá, aonde esteve operando de 04 a 12 de setembro. E trouxe para o nosso estado um carregamento de fertilizante. Que é composto de 8.000 toneladas de  NP1144 e 2.000 tonelada de fosfato monoamônico – MAP. Sua atracação foi concluída às 10:50 em frente ao armazém D4, do cais Navegantes.


O “Astra Perseus” foi construído no ano de 2012, pelo estaleiro Daewoo Shipbuilding Marine Engineering – DSME – Shandong C0. Ltd, da cidade chinesa de Yantai. É o casco número 02 deste empreendimento sul-coreano nas terras chinesas. Tendo sido feito para a empresa Pegasus Maritime Entreprise, com sede em Atenas, na Grécia. O navio se enquadra no conceito Supermax. Seguindo os conceitos de navio verde. Pois possui capacidade de tratar a água de lastro utilizada. Além de ser mais econômico quando operando em porto. A capacidade de carga dos seus 05 porões chega a 75.367,4 metros cúbicos. Que são atendidos por 04 guindastes para as operações de descarga. O navio esta registrado junto ao orto da cidade de Majuro. Motivo pelo qual ostenta a bandeira das Ilhas Marshall.

Antes de finalizar, gostaria de chamar a atenção do leitor para uma das fotografias aqui apresentadas. Nela é possível de se ver o “Astra Perseus” se cruzando com a barcaça graneleira “Trevo Nordeste”. Faço isto para reforçar a necessidade do governo federal de ter uma política pública séria e comprometida com o fortalecimento e desenvolvimento da Marinha Mercante Brasileira. Pois não adianta sermos um grande produtor agrícola, se não temos navios para transportar a nossa safra. Fortalecer a Marinha Mercante Brasileira é fortalecer o nosso crescimento econômico. É ampliar a independência nacional. Reduzir a sua dependência de navios de outros países. Cujo serviço nos custa tão caro, e nos torna tão vulneráveis.

Por este motivo convido o leitor a refletir sobre o assunto. E a me ajudar a divulgar esta temática. Que é tão importante e vital para o nosso futuro.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário