terça-feira, 30 de setembro de 2014

MARINA SILVA visita a FARSUL.

A visita que Marina Silva realizou a EXPOINTER visou atender a dois compromissos básicos. O primeiro consistiu em realizar uma reunião, a portas fechadas, com representantes dos diversos seguimentos da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul – FARSUL. O segundo foi visitar a sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do sul – FETAG. Ambos os encontros foram importantes, e é sobre o primeiro encontro que este texto vai abordar.

A reunião com a FARSUL serviu para que a instituição pudesse conhecer como a candidata Marina Silva pensa a questão do agronegócio. Liderada por Carlos Sperotto, seu presidente. Foi feita uma apresentação da situação do agronegócio no RS. Seus números, sua importância, suas expectativas e principalmente suas dúvidas. O tom sério do início do evento. Refletido pela fisionomia mais fechada dos integrantes dos dois grupos aos poucos foi se suavizando. E conforme as perguntas foram sendo feitas. As dúvidas puderam ser esclarecidas. Possibilitando que a dinâmica do diálogo se alargasse. E o que se viu, ao final do encontro, foi um clima muito mais ameno e tranquilo em todo o espaço.

A NOTA DA FARSUL

Em nota oficial a FARSUL divulgou a síntese da sua posição e dos seus questionamentos. A integra pode ser vista no link que se segue: http://www.farsul.org.br/pg_informes.php?id_noticia=2432

Das seis questões tratadas. O que se buscou foi conhecer o pensamento sobre:

1º. A questão da posse da terra envolvendo áreas indígenas e quilombolas.

2º. O conceito de produtividade.

3º. A questão da segurança jurídica referente ao respeito ao Novo Código Floresta. Cujo texto final aprovado diverge em alguns pontos com as ideias inicialmente defendidas por Marina Silva.

4º. Como garantir a manutenção da produtividade rural brasileira. Que hoje enfrenta custos levados ao ponto de comprometer sua comercialização internacional. E a ampliação de seus benefícios em outros setores e culturas.

5º. Qual vai ser a postura de seu governo com relação aos produtos biotecnológicos (transgênicos).

6º. A atual aliança política que sustenta a candidatura de Marina Silva, possui um perfil amplo na forma de pensar. Como será o perfil no futuro Ministro de Estado da Agricultura?

UMA ENTREVISTA ESCLARECEDORA

Segundo explicou Gedeão Silveira Pereira, 1º Vice-Presidente da FARSUL, em entrevista a jornalista Lizemara Prates, no programa “AGROBAND”, do Grupo Bandeirantes de Telecomunicação, vinculado no sábado (06/SET). Para a FARSUL o principal objetivo do encontro foi poder conhecer um pouco mais, e de forma direta, sem intermediários, a candidata Marina Silva. Sua forma de pensar e seu posicionamento sobre diversas questões do interesse da instituição e de seus associados. Literalmente o que foi feito se enquadra no conceito de “sabatina”.

A diferença entre Marina Silva e os demais candidatos com possibilidade de serem eleitos, é básica. A presidente Dilma já esta governando e sua política é conhecida. O ex-governador Aécio Neves já governou, e o que ele fez é de domínio público. No entanto com relação à Marina Silva, não havia este conhecimento. O que se conhecia era o pensamento da senadora, e da ministra do Meio Ambiente. Mas não o da candidata à presidência Marina Silva.

O encontro serviu para que as lideranças da FARSUL pudessem conhecê-la melhor. E será a partir de deste encontro, que cada um formará o seu juízo de valor sobre o que foi debatido. E irá apresentar suas impressões com os demais filiados e associados. Neste momento não cabe a FARSUL dizer que apoia este ou aquele candidato. Não haverá uma posição formal e oficial. Não é este o objetivo da entidade.

A NOSSA AVALIAÇÃO

O encontro foi algo muito bom para todos os participantes. Se por um lado a FARSUL pode conhecer a forma de pensar de Marina Silva. Sua fala visivelmente os tranquilizou. Nada como um contato direto, franco e aberto para esclarecer dúvidas.

O produtor rural é um homem prático e dinâmico. É da sua natureza produzir. Ele esta acostumado a preparar a terra, plantar a semente, cuidar da produção e colher os frutos do seu trabalho. Ele esta acostumado a fazer cálculos. A planejar, passo a passo os seus atos. Pois se assim não o fizesse, não seria um bom produtor rural. Ele sabe o quanto a natureza determina o sucesso ou o fracasso de seu investimento. Mas também sabe que uma política equivocada pode ser pior do que a seca, ou a chuva na hora errada.

O produtor rural convive com o risco. Ele sabe que o risco faz parte do negócio. Mas ele não um apostador. Um jogador que vê o risco como uma variante do jogo. Agricultura não é jogo. É ciência, e muito trabalho com dedicação. É produzir o milagre da multiplicação. É fazer brotar da terra a riqueza que se renova a cada safra bem sucedida.

A semente da esperança de Marina Silva foi lançada. Certamente ela conquistou aliados e pessoas que a aprovam dentro da FARSUL. E o resultado nós veremos na eleição que se aproxima.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Fotos: TIAGO FRANSCISCO / FARSUL – Divulgação.

MARINA SILVA visita a FETAG.

Logo após ter saído da sede da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul – FARSUL, a candidata à presidência da república Marina Silva se dirigiu a sede, na EXPOINTER, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – FETAG.

Recebida pelo seu presidente, Carlos Joel da Silva; pelo vice-presidente Nelson Wild e o tesoureiro geral, Sérgio de Miranda. Marina Silva que estava acompanhada de Beto Albuquerque, do senador Pedro Simon, o candidato ao governo do Estado José Ivo Sartori. (veja no link a matéria fornecida pela FETAG: http://www.fetagrs.org.br/site/informativo.php?id=1137 )

A visita foi constituída de dois momentos distintos: No primeiro ocorreu uma reunião com a direção da FETAG. Para ouvir suas dúvidas  e esclarecê-las. No segundo momento foi realizada uma entrevista coletiva para a imprensa ali presente. O espaço apertado, não foi empecilho para que Marina Silva pudesse atender aos diversos repórteres que lá se encontravam. E o que se deve chamar a atenção é que cada vez mais o produtor deve estar em sincronia com a ideia de que produzir e proteger fazem parte da mesma coisa. Não existe produção que seja boa, se ao fazê-la não se esta protegendo o meio no qual ela é feita. Se nós não protegermos a terra. Que é o espaço aonde a produção ocorre. Nós estaremos inviabilizando a produção futura. Manter esta coerência é o grande desafio que nós enfrentamos. E isto não é novidade. Pois todo produtor rural sabe disso. No entanto, nem sempre se dá conta de como fazê-lo.

Com isto a visita de Marina Silva a EXPOINTER conseguiu atingir a dois públicos idênticos, mas distintos ao mesmo tempo. O dos grandes produtores rurais. Que estão ligados ao agronegócio e a produção de commodities. E os pequenos produtores rurais, que produzem uma gama muito mais variada de produtos. E garantem a fartura e a variedade de nossa mesa. Ambos os grupos são importantes e complementares. Um não exclui o outro. E compreender esta situação é essencial para a produção de uma política agrícola harmônica para o Brasil do século XXI.

Foto: Carlos Oliveira

“Gas Premiership” para de Canoas.

Um dos leitores do blog me perguntou sobra a partida do navio-tanque “Gas Premiership” que foi anunciado quando chegou, no domingo (03/AGO), mas não recebeu referencia no momento de sua partida. A este leitor quero informar que o navio partiu no dia seguinte a sua chegada. Ele foi fotografado às 10:04 quando navegava pelo canal do cristal rumo a Rio Grande. Para poder acessar o mar aberto e seguir seu rumo.

Fica assim feito o registro. Peço desculpas pelo lapso cometido. Mas alguns dias o movimento é bem maior. E quando isto ocorre às vezes passa alguma informação. Por sorte foi feito o registro fotográfico. E por este motivo foi possível recuperar a informação.

Foto: Carlos Oliveira

“Gas Haralambos” parte após abastecer o Estado com GLP.

O navio-tanque “Gas Haralambos” partiu na manhã de céu nublado de terça-feira (12/AGO). Ela que havia chegado no Sábado (09/AGO) e que normalmente descarrega a sua garça em menos de 24 horas. Desta vez o navio ficou mais tempo do que o normal antes de partir de Canoas, aonde se localiza o Terminal de Gás do Sul – TERGASUL. E isto se deve ao fato do mesmo ter ficado esperando a chegada de peças. Que por serem importadas, e se destinarem a um navio estrangeiro. Possuem um tratamento especial de parte da alfândega. Que neste caso enviou as peça para a área alfandegada do porto de Porto Alegre. Para de lá ser enviada ao navio. E isto de deu com o auxílio do barco de apoio “Turistinha”. Que a pegou no porto e a transportou até o navio. Numa operação acompanhada pela fiscalização federal. Conforme determina a legislação.

Na fotografia aqui apresentada, vê-se o navio indo embora, navegando já no canal do Cristal, próximo ao Estádio Beira Rio, às 09:53. Após ter concluído com pleno sucesso mais uma operação de abastecimento de nosso estado com gás liquefeito de petróleo – GLP.

Foto: Carlos Oliveira

A COERÊNCIA DE PEDRO SIMON.

A última semana da campanha eleitora esta se iniciando. O candidato ao Senado pela nossa coligação é nada mais do que Pedro Simon. Um político veterano que sempre esteve na luta pelos direitos políticos do povo gaúcho e brasileiro. Ele é a nossa esperança de que no próximo governo o Estado do Rio Grande do Sul tenha voz ativa e coerente.

Esta coerência se vê não em projetos de lei feitos e aprovados. Ela se materializa no papel de fiscalizador que todo político eleito possui. Foi assim em todas as Comissões Parlamentares de Inquéritos – CPIs que ele participou. Fazendo perguntas sérias e focadas no objeto a ser investigado. Não deixando espaço para quem abusou do voto de confiança recebido, e fez o que não deveria fazer. Apropriar-se do que não era seu, em prejuízo do povo brasileiro.

Pedro Simon, aquele político que nós nos acostumamos a ver. Tão calmo e ao mesmo tempo tão enérgico. É um bastião de nossa integridade. É para ele que eu peço o voto. Pois sei que ele não nos decepcionará.

Vanderlan Vasconselos

UMA POLÍTICA DEMAGOGA PARA O SALÁRIO MÍNIMO.

Na propagando do atual governo o mesmo afirma que elevou o salário mínimo do trabalhador brasileiro. Não podemos negar que o salário mínimo aumentou nos últimos anos. Isto é parte da política econômica nacional. E independe de quem, ou de que partido político esteja no governo. Mas isto não é toda a verdade.

O outro lado da moeda é aquele que o governo atual do Partido dos Trabalhadores – PT não esta divulgando. Pois isto não lhe é favorável. Muito pelo contrário, mostra as contradições do qual o mesmo é ator principal. E mesmo podendo mudar o rumo da história não o faz.

A CORREÇÃO DA ALÍQUOTA DE IMPOSTO DE RENDA

Estou me referindo ao aumento da alíquota de desconto do Imposto de Renda. De nada adianta aumentar o salário se não se corrige a alíquota do imposto de renda. Quando isto ocorre, o resultado é que mais pessoas vão pagar importo para o governo. Isto é uma política de dar com uma mão e tirar com a outra. Que repetida sistematicamente, com o passar dos anos acaba por achatar os benefícios dados. E ao invés de garantir a transferência de dinheiro para o trabalhador. Faz exatamente o contrário. Retira parte do seu ganho. Anulando o benefício dado.

FATOR PREVIDENCIÁRIO

O fator previdenciário, aquele que não reajusta o seu valor com o mesmo índice aplicado ao reajuste do salário mínimo é outro ponto crucial da política econômica e social do atual governo. Agora o candidato ao Senado do Partido dos trabalhadores se diz disposta a lutar pelo fim do fator previdenciário. Como se isto fosse realmente ocorrer.

Na verdade ao governo isto não interessa. Em 12 anos no poder ele nunca se mobilizou para aprovar o seu fim. E isto é um tema que possui aliados em todos os partidos políticos. Sejam eles da base governista ou não. Condicionar a eleição de seu candidato ao Senado ao trabalho de aprovação do fim do fator previdenciário é uma atitude demagoga. Que só busca o voto do eleitor.

UM SENADOR EM SILÊNCIO

O Partido dos Trabalhadores já possui um senador gaúcho ligado e identificado com a luta por esta causa. Seu nome é Paulo Paim. Que em 12 anos de governo do PT ele nunca conseguiu levar sua causa adianta. Por que será que isto acontece? Como senador ele é um expoente dentro do partido. No entanto esta em completo silêncio na atual campanha política. Não pede nem voto para o seu colega. E isto só pode ter uma resposta. Ele não quer mentir para o eleitor. Não quer enganar e dizer que junto os dois vão unir forças para esta luta. Na verdade ele sabe que isto não interessa ao governo e a sua equipe econômica. Seu silêncio é revelador.

“NÃO PODEMOS DESISTIR DO BRASIL”.

Na verdade o que todos nós precisamos é de mudança. Uma mudança radical e profunda. E isto não se consegue sem a vitória política. Este é o momento em que o povo possui o poder de decidir em suas mãos. É neste momento que temos de refletir e ponderar sobre o que realmente queremos para o nosso país. Não podemos nos iludir com belas peças de propaganda político partidárias. Elas são somente peças. Que na maioria das vezes apresentam não a nossa realidade, mas um mundo dos sonhos. Uma fantasia onde os problemas não existem. “Não podemos desistir do Brasil” Este é o nosso lema. E temos de nos empenhar ao máximo para que isto realmente ocorra.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

“Trevo Norte” transporta soja destinada à China.

A barcaça graneleira “Trevo Norte” realizou mais uma viagem de Canoas para Rio Grande. Desta vez ela transportou 3.400 toneladas de soja triturada. E sua atracação no terminal marítimo Luiz Fogliatto ocorreu às 07:45 da manhã de quinta-feira (14/AGO). No entanto, a operação de descarga só veio a ser iniciada às 21:30. Isto por que a barcaça teve de aguardar a atracação do navio mercante “Medi Genova”. Que se efetivou às 15:15 daquele mesmo dia. E sua posterior liberação para ser carregado.

O “Medi Genova” é um navio de bandeira panamenha.
Mede 225 metros de comprimento e possui 32,26 metros de largura. Veio do porto de Itaguaí. Para ser carregado com 66.000 toneladas de soja triturada. Que tem como destino o porto chinês de Dalian.

Como podemos ver, a integração entre navegação interior e de longo curso é uma realidade. Aproveitar esta integração é essencial para que possamos reduzir os nossos custos operacionais. E assim tornarmos a nossa produção mais competitiva. Tendo neste fator uma mola propulsora de nosso desenvolvimento econômico e social.

Foto: Carlos Oliveira

IDENTIFICADA A LANCHA DA MARINHA UTILIZADA NA COPA DO MUNDO.

Um pouco antes do início da Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014, nos publicamos uma matéria fazendo referência a chegada do pessoal  e material da Marinha do Brasil a Porto Alegre. Seu objetivo era o de dar apoio na segurança do evento. Na matéria inicial, publicada em 22/UM/2014. (Veja o link: http://www.vcvesteio.blogspot.com.br/2014/06/especial-marinha-do-brasil-envia-as.html ). Foram descritas as embarcações, no entanto uma das lanchas não havia sido identificada. Agora, após uma pesquisa mais apurada conseguimos identificá-la. E pasme, ela é fruto de mais uma prova da incompetência do Governo Federal. Que gerou uma auditoria do Tribunal de Contas da União – TCU.

A ORIGEM DA COMPRA PELO MINISTÉRIO DA PESCA E AQUICULTURA – MPA.

Se algum leitor quiser ler o Relatório da Auditoria, de número TC 017.740/2011-8, o link que segue remete diretamente para o mesmo. http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/imprensa/noticias/noticias_arquivos/017.740_2011-8%20-%20Lanchas%20Pesca.pdf 
Ele é extenso, são 79 páginas, mas não é uma leitura cansativa. Pois a cada momento há informações reveladoras de como a lei é desrespeitada por aqueles que não a conhecem. E ao invés de seguir as suas recomendações fazem o que bem entendem. Sem ao menos se dar conta de que no futuro poderão ser questionados e responsabilizados pelos seus atos irresponsáveis.

Na tônica do caso, o que temos é o Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA encomendando um lote inicial de 05 (cinco) lanchas. No processo e MPA desclassifica uma empresa concorrente sem nenhum fundamento legal. Dando assim a vitória a empresa que veio a fabricar as lanchas. Sem ter os meios humanos e a competência legal para utilizar as lanchas. Providenciou a compra de mais 23 lanchas novas. O que sem dúvida foi um ótimo negócio para a empresa que os produziu. Tanto é que posteriormente ela doou R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) para o Partido dos trabalhadores – PT, de Santa Catarina.

AS CONCLUSÕES DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO – TCU.

No processo se evidencia a NEGLIGÊNCIA no trato da coisa pública. Causada pela FALTA DE PLANEJAMENTO do gestor público. DIRECIONAMENTO da compra a um produto já existente no mercado, fato que não é permitido, pois viola do direito à concorrência. Resultando em SUPERFATURAMENTO do preço final a ser pago pelas lanchas. Com PAGAMENTO ANTECIPADO do serviço a ser executado.

16 LANCHAS SÃO CEDIDAS PARA A MARINHA DO BRASIL.

Por não ter como utilizar as lanchas. O Ministério da pesca e Aquicultura foi obrigado a firmar diversos convênios repassando as lanchas para quem pudesse operá-las. Neste caso a Marinha do Brasil foi beneficiada com o recebimento de 16 lanchas em caráter de cessão permanente dos equipamentos. Fato que foi celebrado em 10/SET/2012.

Outras lanchas foram cedidas a Polícia Militar de diversos estados, e à Polícia Federal.

As características das lanchas são as seguintes:

Modelos IB 360 PATRULHA.

Fabricante: Intech Boating Comércio de Embarcações, de São José – SC.

Comprimento: 11 metros

Largura: 3,68 metros

Motor: 2  Volvo Penta, modelo D6/HS 80A de 370Hp cada.

Velocidade máxima de 36 nós.

Velocidade econômica de 26 nós.



Como podemos ver, a falta de capacidade de quem esta sendo indicado pelo nosso governo federal é gritante. Para onde olhamos encontramos irregularidades. E isto é extremamente prejudicial para o país. Pois representa uma elevação de custos e uma diminuição da eficiência do estado. Abre a porta para a corrupção. O pior de todos os males dentro da administração pública. Pois não só corrompe a máquina pública. Como a paralisa.

Reverter este esta das coisas é uma questão de sobrevivência para o nosso país. É para isto que nós devemos focar a nossa atenção. Pois do contrário o Brasil era um futuro muito pior. E isto ninguém quer.

Pensem nisso antes de escolher o seu próximo candidato.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

Barcaça-tanque “Guarita” descarrega em Rio Grande.

A barcaça-tanque “Guarita” de propriedade da Navegação guarita. E que se encontra prestando serviço ao Polo Petroquímico de triunfo, atracou no terminal da Braskem em Rio grande às 14:30 da tarde de quarta-feira (13/AGO); Em seus tanques ela estava transportando 2.000 toneladas de MTBE, um aditivo para combustível e 800 toneladas de gasolina comum. Todo este produto foi produzido em Triunfo. E deverá ser descarregado e armazenado em Rio Grande antes de ser embarcado em outro navio maior. Garantindo desta forma a geração de trabalho e riqueza em nosso estado. Base para o seu crescimento econômico e social.

Foto: Carlos Oliveira

Navio mercante “Callio” chega com carga de sal.

O navio mercante “Callio” chegou às 10:26 da manhã de segunda-feira (11/AGO) com um carregamento estimado em 8.000 toneladas de sal marinho para o nosso estado. O produto é originário do estado do Rio Grande do Norte. E no trajeto até Porto Alegre, o navio realizou escalas nos portos de Salvador, Fortaleza e Santos. Sendo que sua atracação no cais Navegantes ocorreu às 11:20.


Esta é a única carga de cabotagem que tem vindo para o nosso estado. Contrastando com o tempo em que aqui o movimento era muito mais intenso. E a cabotagem movimentava tanto quando a navegação de longa distância. Não só em volume como também em tipos diferentes de produtos e mercadorias. Neste tempo o porto era muito mais dinâmico. Empregava milhares de trabalhadores. E movimentava a economia de Porto Alegre. Principalmente  a da área central. Nesta época existia uma política voltada a valorização do porto como porto. Fato que deixou de existir. Fazendo com que ele entrasse em uma espiral de cadente. Até chegar ao estágio em que se encontra nos dias de hoje. Subutilizado, gerando muito mais despesas para o estado do que receita.

Mudar esta situação é urgente. Pois o nosso estado não é rico para gastar dinheiro bom e só ter prejuízo. Temos de recuperar o porto em sua atividade fim. E com isto alavancar novamente a economia do Rio Grande do Sul.

Pensem nisso e me ajudem a levantar esta bandeira.

Muito obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Fotos: Carlos Oliveira

domingo, 28 de setembro de 2014

O PODER DE MARINA SILVA


A escolha de Marina Silva para compor a chapa a presidência da república desde o início levou em consideração o seu imenso prestígio político nacional. Seus 20 milhões de votos, na eleição anterior, eram a prova da aceitação de sua pessoa, e de suas ideias entre o eleitorado brasileiro. A chapa majoritária composta por Eduardo Campos e Marina Silva foi planejada para levando-se em consideração o arranjo político partidário. Desde o início se sabia que Marina Silva era mais popular do que Eduardo Campos. Isto ninguém nega. No entanto com a passagem de Eduardo Campos o espaço deixado por ele foi naturalmente ocupado por Marina Silva. E isto se refletiu naturalmente nas pesquisas de intenção de voto. Dando a chapa liderada pelo PSB o primeiro nas diversas pesquisas.

O MEDO DO PT (1)

Este carisma natural de Marinha Silva. Sua simplicidade assustou a cúpula do Partido dos trabalhadores – PT. A prova disso foi a leviana campanha publicitária realizada no espaço eleitoral gratuito. Instalando o medo nas pessoas mais simples e mais pobres, de que com Marinha silva a situação econômica daquelas pessoas iria piorar.

A POLÍTICA DO MEDO.

A política do medo é a arma do desesperado. Que lança boatos de forma mal intencionada, para criar o caos. Esta não é uma política comprometida com o bem-estar da população ou do país. Esta não é uma política séria de quem quer o bem da população. Os interesses de quem a pratica são outros. Geralmente o de se manter no poder. Pois sem este poder ele não consegue sobreviver.

O MEDO DO PT (2)

Certamente perder o poder neste momento seja Algo devastador para o Partido dos trabalhadores. Os inúmeros escândalos da atual administração não podem ser revelados. O controle da investigação tem de continuar a existir. Filtrando e segurando a força e os resultados com que elas são realizadas.

Se nos dias de hoje já está difícil de abafar os casos. Imagine se outro partido chega ao poder executivo. Como será que a coisa vai ficar?

O COMPROMISSO COM A VERDADE.

Marina Silva, mesmo sendo vítima da campanha difamatória do atual governo. Não se rebaixa a mesma prática, tão baixa e degradante para a espécie humana. Isto por um lado mostra o seu caráter, a sua índole moral. Por outro lado, facilita a vida de quem não tem compromisso com a verdade. Que não quer ter um povo esclarecido. Que pense por conta própria. Que forme opinião baseado na sua avaliação dos fatos e das coisas que vê e percebe do mundo.

VENDENDO A ALMA PARA O DIABO.

Nesta luta desigual entre Marina Silva. Que quer chegar ao posto máximo do Poder Executivo nacional. Para de lá governar e contribuir de sua forma para o desenvolvimento e o bem-estar nacional. E o atual governo. Que após ter chegado de forma honesta ao posto máximo se apegou ao mesmo, e não aceita a possibilidade de perdê-lo. O que nós vemos é um partido vendendo a sua alma para o diabo. Fazendo todo o tipo de acordo e parceria para se manter no poder. E ao fazer isto atrai para si tudo aquilo que combateu antes de lá chegar. Faz alianças com quem era seu inimigo histórico. Pois depende do apoio e do poder que este grupo possui. Se degrada como partido político. E evidencia que sua formação político ideológica era falha. E ele não consegue mais ser íntegro como era antes de ter chegado ao poder.

A DIALÉTICA MARXISTA EM CARNE E OSSO.

Para muitos a dialética marxista deixou de existir com o fim do comunismo. Mas este pensamento teórico continua válido nos dias de hoje. É isto que nós estamos vendo acontecer com o Partido dos Trabalhadores. De líderes incontestáveis da moral e da boa prática política. O partido hoje é muito mais um caso de polícia do que um exemplo a ser seguido. Somente eles não veem isto. E é com base na certeza de que a teoria da dialética possui a sua verdade lógica. Que nós podemos dizer que os dias do atual governo estão contados. É uma questão de tempo para que eles desçam do poder. E sejam substituídos por um novo grupo político que realmente represente os anseios e as necessidades do povo brasileiro

O TEMPO NÃO VOLTA ATRÁS.

Quando isto ocorrer será tarde de mais. Pois o tempo não volta atrás. E aquele partido que representava um bastião de moralidade. Não o representará mais. Pois no seu histórico estará gravado todas as suas contradições. E isto não pode ser apagado. Por mais que se invente uma nova realidade fantasiosa. As alianças política e os seus atos são fatos. Que não podem ser negados.

UM CONVITE À REFLEXÃO.

Estamos chegando ao final da fase inicial da corrida eleitoras deste ano. Temos de escolher os nossos candidatos. Os nossos futuros representantes. Aqueles cuja responsabilidade de bem administrar e gerir a coisa pública vão ditar o nosso futuro. Pois se forem maus gestores. As consequências serão desastrosas. Mas, se forem bons gestores. O Brasil terá uma nova chance de engrenar e progredir social e economicamente.

Por este motivo convido a todos os leitores a fazerem uma profunda reflexão sobre o nosso atual governo. Será que a nossa atual política esta realmente boa? Será que ele esta realmente dando o melhor de si para nos administrar?  A hora que nós temos para mudar é esta. Outro momento igual só daqui a quarto anos.

Aproveito para convidar o leitor a refletir sobre a candidata Marina Silva. Pensem que mal ela fez para atrair tantas agressões gratuitas de que esta nos governando nos dias de hoje. Será que ela é, realmente merece, tudo o que eles dizem? Será que eles estão certos?

Pensem nisso e juntos nós podemos construir um Brasil melhor. Pois afinal de contas como disse Eduardo Campos:

“Não vamos desistir do Brasil”.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Fotos: Carlos Oliveira

Balsa “Capuã” parte para Guaíba.

Partiu no meio da tarde de quinta-feira (14/AGO), do cais Navegantes, do porto de Porto Alegre, rumo a cidade de Guaíba, a balsa “Capuã”. Levada com o auxílio do rebocador “Pedro Marques”, da Navegação Amandio Rocha – NAR. Seu destino era a área da CMPC Celulose Rio-grandense. Aonde esta prevista a sua utilização nos próximos meses. Em trabalho que será realizado de melhoria do terminal de uso privado que lá existe. E por onde a empresa embarca a celulose produzida rumo ao porto de Rio Grande.

Como podemos constatar. A hidrovia possui um potencial enorme para as empresas que sabem explorá-la. E a utilização de uma balsa para executar obras dentro da água é apenas mais uma destas oportunidades. De onde é possível gerar empregos, riquezas e muito desenvolvimento.

Fotos: Carlos Oliveira

Navio-tanque “Gas Premiership” atraca em Canoas.

Chegou por volta das 09:30 da manhã de quinta-feira (14/AGO), a região metropolitana de Porto Alegre, o navio-tanque “Gas Premiership”. Assim como nas demais viagens que o trouxe ao nosso estado. Sua carga é composta de gás liquefeito de petróleo – GLP. E tem como objetivo ser descarregada no Terminal de Gás do sul – TERGASUL. Que fica localizado as margens do rio Gravataí. Em terras do município de Canoas. De onde o produto será distribuído para as diversas empresas engarrafadoras. Que o preparam para ser distribuído para todo o estado. Seja na forma do botijão de 13Kg, o mais popular dos botijões ou na do gás a granel. Que é transportado por caminhão e transferido diretamente no local para vasilhames devidamente instalados pela empresa. E que possuem diversos tamanhos e capacidades.

O certo e inquestionável. É que é por meio de navios como o “Gas Premiership” que o nosso abastecimento é feito. E sem este serviço, nossa vida seria muito mais cara e difícil de ser vivida. Principalmente nas grandes cidades. Onde a população se concentre em edifícios. E não possui a mínima chance de se adaptar a velha tecnologia dos fogões a lenha. Tão comum antes do surgimento dos fogões a gás.

Pensem nisso. Pois é desta forma que a navegação faz parte de nossa vida. Mesmo que nós não a percebamos.

Muito obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

“Prof. Luiz L. de Faria” é carregada com ureia.

A barcaça graneleira “Prof. Luiz L. de Faria” de propriedade da Frota de Petroleiros do Sul – PETROSUL, atracou às 02:30 da madrugada de quarta-feira (13/AGO) no Porto Novo de Rio Grande. Seu objetivo é ser carregada com 3.100 toneladas de ureia. Produto este oriundo dos porões do navio mercante “Ozge Aksoy”. E que terá como destino a região metropolitana de Porto Alegre, onde o produto será embalado e comercializado pelo segmento industrial.

Foto: Carlos Oliveira

Marinha do Brasil realiza vistoria na sinalização náutica.

Faltavam 7 minutos para o meio dia de quarta-feira (13/AGO) quando a corveta “Imperial Marinheiro”, da Marinha do Brasil, foi vista entrando no canal do Cristal, já em Porto Alegre. A bordo do navio vinha uma equipe de militares do Serviço de Sinalização Náutica do Sul – SSN-5, em missão de vistoria do estado e das condições de funcionamento de todos os sinais náuticos entre Rio Grande e Porto Alegre. O grupo conta com a presença do próprio comandante do SSN-5, capitão de corveta Claudino. Fato que demonstra a importância do serviço que esta sendo executado. E que sem dúvida, é vital para que nós possamos ter um diagnóstico preciso do estado de nossa sinalização náutica.

O percurso entre Rio Grande e Porto Alegre possui dois trechos críticos para a navegação. No qual há diversos canais artificiais. Um dos trecho esta localizado entre as cidades de  Rio Grande e a de Pelotas. Cujo canal mais famoso é o da Feitoria. O segundo trecho, compreende o espaço entre Itapuã, no limite entre o Guaíba e a lagos dos Patos, e a capital do Estado.

Para quem não domina o assunto. Os canais artificiais possuem profundidade padrão oficial, para a navegação, de 5,18 metros, já considerado a margem de segurança. E sua largura é padronizada em 80 metros. Eles servem para interligar os locais aonde a profundidade natural é superior a 5,18 metros. E por serem pouco profundos, impediriam a livre navegação das embarcações de maior porte. São estes canais que tornaram viáveis os portos de Porto Alegre e Pelotas a mais de 90 anos. E são por eles que trafegam todos os navios que trazem para Canoas o gás liquefeito de petróleo – GLP. Popularmente conhecido como o gás de cozinha. O mesmo ocorre com os navios que atendem ao Polo Petroquímico de Triunfo. E os grandes graneleiros que aqui aportam todos os meses do ano.

Se não fossem estes canais, a nossa navegação seria muito menos expressiva do que é. E teria de se adaptar a uma realidade bem mais difícil de operar. Com barcos menores, fato que reduziria sua competitividade frente aos demais modais existentes.

Diante de tudo isto. Fica aqui assinalada a satisfação de poder constatar o empenho da Marinha do Brasil na correta avaliação do estado de nossa hidrovia. Pois este é o primeiro passo para que possamos corrigir as eventuais inconformidades existentes. E com isto garantir o mínimo de segurança para as embarcações que aqui trafegam todos os dias do ano.

Foto: Carlos Oliveira

Balsa “Capuã” é preparada no cais Navegantes.

A balsa “Capuã” que normalmente esta atracada no porto de Porto Alegre, foi deslocada para o cais Navegantes, para receber máquinas e equipamentos. Este fato foi registrado na quarta-feira (13/AGO). Quando ela foi posicionada dentro da doca que fica em o armazém C6 e o antigo terminal de contêineres. Para que o material pudesse ser embarcado sobre o seu convés.


No exato momento não sabemos para onde ela será levada. Nem no que ela será empregada. Mas assim que isto for possível, vamos noticiar. Porque todo e qualquer movimento em nossa hidrovia é importante e merece ser divulgado. Para que os leitos possam avaliar a sua amplitude e importância.

Fotos: Carlos Oliveira

“Trevo Nordeste” escoa produção da MITA.

A barcaça graneleira “Trevo Nordeste” realizou mais uma viagem para escoar parte da produção da empresa MITA. Desta vez ele transportou 1.200 toneladas de cavacos de madeira. Produto embarcado pelo terminal de uso privado (TUP) da MITA, as margens do rio Taquari. E que chegou às 19:30 de segunda-feira (11/AGO) ao seu destino, o terminal marítimo Luiz Fogliatto. Sendo que a operação de descarga teve início às 06:45 da manhã de terça-feira (12/AGO).

Foto: Carlos Oliveira

“Germano Becker” transporta soja destinada à China.

A barcaça graneleira “Germano Becker” transportou mais um carregamento de soja. Sua chegada aos terminal marítimo Luiz Fogliatto, de Rio Grande ocorreu às 10:10 da manhã de domingo (10/AGO). No entanto a operação de descarga teve início somente no dia seguinte às 16 horas de segunda-feira (11/AGO). Quando ele pode transferir as 5.000 toneladas de soja triturada que possuía em seus porões para o navio mercante “Wadi Safaga”.

O “Wadi Safaga” é um navio de bandeira egípcia. Seu comprimento total é de 228,90 metros e sua largura máxima chega à 32,24 metros. O navio atracou no terminal marítimo Luiz Fogliatto às 10:55 da manhã de sábado (09/AGO). Para ser carregado com 64.135 toneladas de soja triturada. E que após concluído seu carregamento será enviado para o porto de Qingdao, na China. Ligando de forma direta o fruto do trabalho executado pelos nossos produtores rurais ao gigante mercado da China. E o importante é podermos constatar como é que isto se dá. Pois é via a navegação que esta distância entre produtor e comprador se reduz. E é por este motivo que devemos sempre valorizar a navegação como meio de transporte. Pois do contrário toda a nossa história seria diferente. De uma maneira inimaginável.

Pensem nisso e veja o quanto a navegação foi importante no nosso passado. E o quanto ela o é no nosso presente e haverá de ser no nosso futuro.

Foto: Carlos Oliveira

BUNGE recebe barcaça “Trevo Oeste”.

A unidade da empresa BUNGE, localizada no Super Porto de Rio Grande recebeu às 00:53 da madrugada de domingo (10/AGO) a barcaça graneleira “Trevo Oeste”. Em seus porões a embarcação estava transportando 3.500 toneladas de soja triturada. Para ser armazenado em seus silos antes de ser embarcada e enviada para o exterior.

A operação de grandes empresas como a BUNGE Alimentos, é que garante a eficiência do porto de Rio Grande. São estes os terminais responsáveis pelo embarque de nossa safra agrícola. Num flagrante contraste com a estrutura pública. Neste caso os silos da Companhia Estadual de Silos e Armazéns – CESA. Que por falta de investimento e manutenção ficam ociosos na sua capacidade de carga e descarga de navios mercantes. E isto não é culpa da CESA. Pois via de regra eles trabalham e dão o melhor de si sempre. No entanto, o Governo do Estado pouco faz para reconhecer e valorizar o seu pessoal e a sua estrutura. E por não investir na mesma acaba por condená-la a um papel secundário no fortalecimento de nossa economia e no desenvolvimento do nosso bem-estar social. Pensem nisso e me ajudem a mudar esta situação.

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

Barcaça-tanque “Guarita” transfere carga em Rio Grande.

A barcaça-tanque “Guarita” atracou às 12:20 de sábado (09/AGO) no píer petrolífero da empresa BRASKEM em Rio Grande. A operação de descarga se iniciou às 14:45. E envolveu inicialmente a descarga de 800 toneladas de aromáticos do tipo C7 e C8 para os tanques do terminal. Já as 2.250 toneladas de MTBE, um aditivo para combustível foram transferidas para o navio-tanque “Bow Firda”.

O “Bow Firda” pertence a centenária empresa Odfjell Tankers A/S. Seu comprimento total é de 185,10 metros e sua largura máxima chega aos 32,20 metros. Antes vir para Rio Grande esteve operando no porto de Bahia Blanca, na Argentina. Sua atracação no píer petrolífero da BRASKEM ocorreu às 12:35  de sexta-feira (08/AGO). E o início da operação de carregamento foi assinalado às 18:10. Nesta operação o navio deverá ser carregado com 6.000 toneladas de MTBE; 6.000 toneladas de outras gasolinas; 4.000 toneladas de tolueno e 2.000 toneladas de condensado. E já foi anunciado que seu próximo porto será o de Paranaguá, no Paraná.

Foto: Carlos OliveiraBarcaça-tanque “Guarita” transfere carga em Rio Grande.


sábado, 27 de setembro de 2014

Navio-tanque “Celanova” chega a Triunfo.

Chegou às 08:54 da manhã de domingo (10/AGO) a Porto Alegre o navio-tanque “Celanova”. A embarcação de bandeira espanhola fundeou às 11 horas, na área Charlie do porto de Porto Alegre. Que fica no rio Jacuí, em frente a entrada do Canal Santa Clara. Para lá esperar pela liberação para poder atracar, do Polo Petroquímico de Triunfo. Este tipo de espera é algo comum nos navios que atendem ao polo petroquímico. E isto se deve ao fluxo da demanda e ao planejamento de entrega e armazenamento. Quando é preciso entregar algum produto, as operações se intensificam. Visando agilizar a entrega deles. E o oposto acontece quando os estoque, em Rio Grande, estão cheios e não há nenhum navio para chegar e ser carregado.

Foto: Carlos Oliveira

“Porto de Viamão” transporta fertilizantes para região metropolitana.

A barcaça graneleira “Porto de Viamão” que é operada pela Navegação Guarita, atracou às 16:45 de segunda-feira no terminal de uso privado (TUP) da empresa Yara Brasil fertilizantes de Rio Grande. Seu objetivo neste terminal é ser carregada com 2.400 toneladas de fertilizantes. Para transportá-lo para as unidades que esta multinacional possui na região metropolitana de Porto Alegre.

A unidade de Rio Grande recebe com frequência navios de grande porte carregados com os mais diversos tipos de fertilizantes. E aproveita a navegação interior para transportá-lo em frações menores para as unidades de Porto Alegre e Canoas. Com isto ela racionaliza e reduz seus custos. Dando competitividade ao seu produto no mercado interno.

Foto: Carlos Oliveira

“Zeugman” parte carregado de Triunfo.

O navio-tanque “Zeugman” partiu às 12:30 da tarde de segunda-feira (11/AGO) do píer I do terminal Santa Clara, de propriedade do Polo Petroquímico de Triunfo. Em seus tanques ele estava transportando 4.000 toneladas de gasolina. Produto este destinado para o terminal que a empresa BRASKEM possui em Rio Grande. E que serve de apoio para as operações comerciais do polo petroquímico armazenando tanto a produção quanto as matérias primas que o mesmo recebe.

Foto: Carlos Oliveira

“Trevo Verde” transporta bagaços para Rio Grande.

A barcaça graneleira “Trevo Verde” realizou mais uma viagem para a empresa Bianchini de Canoas. Desta vez ela transportou um carregamento estimado em 4.000 toneladas de bagaços e outros resíduos sólidos. Provenientes da atividade de esmagamento de cereais em sua unidade industrial. O produto foi embarcado pelo terminal de uso privado (TUP) que a empresa possui as margens do rio dos Sinos. E chegou ao Porto Novo de Rio Grande às 12 horas de segunda-feira (11/AGO) quando a barcaça lá atracou. A operação de descarga se iniciou às 12:25 mostrando rapidez no pronto atendimento da embarcação.

Foto: Carlos Oliveira

“Prof. David Cunha” é carregado com ureia no Porto Novo.

Logo após o navio mercante de bandeira turca “Ozge Aksoy” ter concluído a sua atracação no cais do Porto Novo, ás 21 horas de sábado (09/AGO). Foi a vez da barcaça graneleira “Prof. David Cunha” atracar ao seu lado às 21:12.

Medindo 185,74 metros de comprimento e possuindo 30,40 metros de largura, o “Ozge Aksoy” trouxe um carregamento estimado em 32.999,96 toneladas de ureia para o porto de Rio Grande. O produto é originário do porto russo de Tuapse, localizado no Mar Negro. Uma região rica em petróleo e gás natural, do qual a ureia granulada é produzida.

Nesta operação com a barcaça graneleira “Prof. David Cunha” esta prevista a transferência de 3.000 toneladas do produto para a barcaça. Que após concluída a operação tem como destino final a região de Porto Alegre.

Foto: Carlos Oliveira

“Trevo Sudeste” transporta cavacos de madeira.

A barcaça graneleira “Trevo Sudeste” transportou mais um carregamento de cavacos de madeira. O produto oriundo da unidade industrial da empresa MITA. Foi embarcado no rio Taquari e transportado para o terminal marítimo Luiz Fogliatto de Rio Grande. Ao todo são 1.500 toneladas do produto. Que tem como destino o mercado externo. E que chegaram às 10:35 de domingo (10/AGO), quando a barcaça atracou neste terminal.

Foto: Carlos Oliveira

Barcaça graneleira “Trevo Roxo” é carregada com fertilizante.

Após ter terminado de descarregar a celulose que levou para o Porto Novo de Rio Grande, a barcaça graneleira “Trevo Roxo” mudou de localização dentro do cais e atracou novamente. Este fato ocorreu às 04:30 da madrugada de sábado (09/AGO). Quando a barcaça atracou a contrabordo do navio mercante “Maestro Eagle”, de bandeira cipriota. E que possui 171,93 metros de comprimento e 28 metros de largura. Para neste local poder ser carregada com 3.000 toneladas de fosfato monoamônico –MAP.

O “Maestro Eagle” trouxe em seus porões um carregamento estimado em 31.775,55 toneladas de fosfato monoamônico – MAP. O produto é proveniente do porto russo de Murmansky. No extremo Norte do país. A chegada do navio ao porto de Rio Grande ocorreu inicialmente a 01:50 da madrugada de quarta-feira (06/AGO), quando ele atracou no terminal de uso privado da empresa Yara Brasil fertilizantes. Sua operação de descarga se iniciou somente às 22:20 daquele mesmo dia e teve seu término às 00:40 da Madrugada de sexta-feira (08/AGO). Concluído este processo ele desatracou ás 03:35 e navegou para fora da barra do Rio Grande, até receber autorização de atracar no Porto novo. Fato que veio a se efetivar às 18:55 da mesma sexta-feira (08/AGO).

Segundo consta, após ser carregada, a barcaça graneleira “Trevo Roxo” terá como destino a região de Porto Alegre. Já o navio mercante “Maestro Eagle” após descarregado, tem no porto de San Lorenzo, na Argentina, seu próximo destino.

Foto: Carlos Oliveira

“Porto de São Pedro” atraca no Porto Novo.

A barcaça graneleira “Porto de São Pedro”, operada pela Navegação Guarita, atracou ás 06:50 da manhã de sábado (09/AGO) no cais do Porto Novo de Rio Grande. Em seus porões ela estava transportando 2.700 toneladas de farelo de soja, do tipo Lowpro. Produto originário da unidade industrial da empresa Bianchini de Canoas. E que tem como destino a unidade da Bianchini de Rio Grande. Assim como as barcaças “Porto de Viamão” e “BRANAVE VI” esta viagem demonstra o quanto parte de nossa indústria ainda confia na navegação como meio de transporte eficiente e adequado para atender a suas demandas. Fazendo a opção não pela velocidade de entrega; mas pelo equilíbrio do conjunto segurança e custo baixo.


Foto: Carlos Oliveira

Barcaças “Porto de Viamão” e “BRANAVE VI” atracam em Rio Grande.

As barcaças graneleira “Porto de Viamão” e “BRANAVE VI” ambas operadas pela navegação Guarita, atracaram no Porto Novo de Rio grande. Vindas do terminal de uso privado (TUP) da empresa Bianchini. localizado as margens do rio dos Sinos, em Canoas. Elas transportaram respectivamente 2.700 e 1.700 toneladas de farelo de soja, do tipo lowpro. A atracação ocorreu às 11:30 da manhã de sábado (09/AGO). E o produto se destina a unidade da própria Bianchini, em Rio Grande. Que por questões de força maior não pode atender toda a demanda normalmente encaminhada para ele. Fazendo com que o Porto Novo seja a alternativa para o recebimento de parte de sua carga.

Foto: Carlos Oliveira

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

DRAGAGEM DO RIO JACUÍ

UM ABSURDO REALIZADO PELO GOVERNO DO ESTADO.

No dia 19 de setembro publiquei o primeiro texto referente à forma como o Governo do Estado do Rio Grande do Sul estava executando a dragagem do poluído rio Gravataí, com material fotográfico feito entre os dias 16 e 17. Este primeiro texto entitulado “ALERTA – DRAGAGEM DO RIO GRAVATAÍ UMA HISTÓRIA LONGA E COM PERIGO DE CONTAMINAÇÃO”.
(Veja link:  http://www.vcvesteio.blogspot.com.br/2014/09/alerta-dragagem-do-rio-gravatai-uma.html ) era claro e preciso, e fazia um pequeno histórico da dragagem e dos elementos que a compõem.





Um segundo texto foi produzido e publicado no dia 22 de setembro. Seu título era: “DRAGAGEM DO RIO GRAVATAÍ, UM FATO A SER EXAMINADO”.
(Veja link: http://www.vcvesteio.blogspot.com.br/2014/09/dragagem-do-rio-gravatai-um-fato-ser.html ) Nele desenvolvi um pouco mais o assunto que é uma questão de saúde pública.

Em ambas as ocasiões, utilizei o material produzidos naqueles dois primeiros dias. Por causa deste fato, fui questionado sobre com aquelas imagens poderiam comprovar as minhas alegações. Pois o que se via eram duas embarcações dentro da água. Em virtude disso fui atrás de mais provas que pudessem comprovar o que eu já sabia. E elas foram feitas na manhã de quarta-feira (24/SET) de forma muito fácil. O que é triste e lamentável.

É este o material que passo a apresentar neste momento. E o que ele mostra é o ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, via SUPERINTENDÊNCIA DE PORTOS E HIDROVIAS – SPH, COMETENDO UM CRIME ECOLÓGICO. AO RETIRAR O SEDIMENTO CONTAMINADO DO FUNDO DO RIO GRAVATAÍ PARA DEPOSITÁ-LO AS MARGENS DA ILHA DO PAVÃO. Dentro do Parque Estadual Delta do Jacuí. Criado pelo Decreto nº 24.385, de 14JAN1976. Uma área classificada como ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL pelo Decreto Estadual nº 43.367 de 28SET2004. O que demonstra o valor que a sociedade dá para esta área diferenciada. Onde a natureza predomina, como viveiro para pássaros, peixes e outros animais silvestres. E de onde a Prefeitura Municipal de Porto Alegre realiza a captação da água para tratamento e consumo humano de parte da população da Capital de nosso Estado, que é estimada em 1,5 milhões de pessoas.

O segundo fato que observamos é a total despreocupação com a irregularidade praticada. Pois mesmo tendo sido divulgado. A ação irresponsável continuou a ser executada de forma escancarada. Demonstrando a arrogante certeza da impunidade. Como se o Estado, via seus servidores, estivessem acima da Lei. Tudo podendo fazer, sem nada temer.

IRREGULARIDADE NAS BARBAS DA POLÍCIA

O local aonde deste despejo, ou “bota fora” na linguagem popular, esta sendo realizado é de fronte da sede do Batalhão Ambiental da Brigada Militar – BABM. Que fica ao lado da sede do Núcleo Especial de Polícia Marítima – NEPOM, da Polícia Federal. Ou seja, estão fazendo um crime ambiental nas barbas da polícia. Fato que demonstra, e é bom repetir isto várias vezes, o tamanho da arrogância e da certeza da impunidade.

COMPREENDA O QUE AS FOTOGRAFIAS REVELAM

As fotografias aqui vinculadas mostram inicialmente a draga “Santo Amaro” carregando com os sedimentos retirados do rio Gravataí, o batelão “Rio Gravataí”. Ao fundo é possível de se ver os prédios das empresas Piratini. Com uma faixa verde na parede. E o telhado novo dos recém-recuperados armazéns da empresa Yara Brasil.

Terminado o trabalho, o rebocador “São Sepé” que estava amarrado às margens do rio Gravataí, no lado da cidade de Porto Alegre, e encoberto do nosso campo de visão, parte em direção das embarcações. O rebocador “São Sepé” se prende ao batelão “Rio Gravataí”. Que é desamarrado da draga “Santo Amaro”. Realiza o giro e parte do local.

Para comprovar que o local era o rio Gravataí. Apresento uma fotografia onde aparece o prédio da novíssima arena do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. E finalizo mostrando o batelão “Rio Gravataí” e o rebocador “São Sepé” descarregando as margens da ilha do Pavão. No exato momento em que passa remando um pescador artesanal. Nesta última imagem também é possível de ser visto dois catamarãs da empresa CATSUL atracados em sua base de apoio nas margens de uma das ilhas do Delta do Jacuí.

ALGUNS QUESTIONAMENTOS.

Feito a explicação que contextualiza toda a sequencia das fotografias aqui apresentadas. Algumas perguntas ficam em aberto.

A primeira delas é onde esta a fiscalização da Fundação Estadual de Proteção Ambiental – FEPAM. Pelo visto ela não esta se fazendo presente, acompanhando o serviço por ela autorizado. Isto nos faz lembrar de que o acompanhamento uma das realidades da FEPAM foi de ter se tornado RÉ de processos judiciais. Ao todo são mais de 70, segundo relata seu diretor em entrevista concedida ao jornal “Zero Hora” em 29/ABR/2014. Sendo que a principal delas foi a CONCUTARE. (veja link: http://www.vcvesteio.blogspot.com.br/2014/09/dragagem-do-rio-gravatai-um-fato-ser.html )

Segundo consta na Licença de Operação - LO que liberou a dragagem é informado que o material contaminado deve ser descartado em ATERRO SANITÁRIO. Esta determinação implica em saber quem analisou aquele sedimento que esta sendo retirado e levado para descarto no Delta?

Onde estão os laudos que atestam ser aquele material livre de contaminação?

É do conhecimento geral que o solo do fundo do rio Gravataí esta contaminado, entre outras coisas, com metais pesados. É de estranhar que num ambiente tão contaminado se encontra uma área livre de poluição.

Uma matéria publicada no jornal “Diário de Canoas” e reproduzida em 29/ABR/2014, pela página eletrônica do Sindicato Nacional dos Condutores da Marinha Mercante e Afins – SINCOMAM. (veja link: http://www.sincomam.com.br/index.php/operacao-ira-desobstruir-canais-para-melhorar-as-condicoes-de-navegabilidade-da-hidrovia/ ) É claro ao definir a situação.

“Em outra licença emitida, a Fepam autoriza que a Superintendência de Portos e Hidrovias realize a dragagem em outros quatro trechos de navegação. Os canais que serão desobstruídos se localizam na Foz do Rio Gravataí, Canal Tergasul, Canal Humaitá e Saco do Cabral”.

“O material resultante poderá ser usado em obras públicas dentro do município somente se as análises dos sedimentos mostrarem que os resultados são isentos de contaminação. Em caso de contaminação, o produto deverá ser disposto em aterro sanitário”.

“A extensão de área licenciada será de 2,3 quilômetros e a área de dragagem deverá estar devidamente sinalizada”.

Diante do fato é de se questionar se o Parque Estadual Delta do Jacuí”, uma área definida com de Proteção Ambiental foi transformada em ATERRO SANITÁRIO?

Outras perguntas que tem de ser feita, pois são muito importante. Para que nós possamos compreender como se chegou a uma situação desta ordem e grandeza, são:

Quem planejou a dragagem e a esta coordenando e executada pela Superintendência de Portos e Hidrovias – SPH? Em que setor interno da autarquia ela foi idealizada? E qual setor esta realizando a sua fiscalização e acompanhamento? Qual é o nome do responsável técnico pelo trabalho que esta sendo executado por esta autarquia?

Para quem desconhece o organograma da SPH ela possui a Divisão de Operações e Fiscalização – DOF e a Divisão de Estudos e Projetos – DEP. Ambas as divisões estão ligadas de forma direta Diretoria de Hidrovias – DH. Que faz parte da Diretoria Executiva. E que presta contas de forma direta ao Diretor Superintendente.

É por acaso o seu Diretor Superintendente, um coronel da Brigada Militar? A mesma força policial do qual o Batalhão Ambiental faz parte. E que sempre foi muito bem vista pela sociedade. Por que a sua ação esta ligada a defesa  e proteção da sociedade.

É o Diretor de Hidrovias, um funcionário concursado para preencher uma vaga de nível técnico. Que interessantemente fez a seguinte declaração, quando esteve no cargo de Diretor Superintendente da SPH. Conforme consta de matéria publicada, em 02/FEV/2013, no site oficial da Secretaria de Infraestrutura e Logística – SEINFRA, do Estado do Rio Grande do Sul. (veja link: http://www.seinfra.rs.gov.br/conteudo/66619/?governo_define_estrat%C3%A9gia_para_dragagem_do_Rio_Gravata%C3%AD )

"Para que a dragagem possa ser feita, algumas precauções devem ser tomadas a fim de evitar maiores danos ao meio ambiente. No entanto, as restrições não podem inviabilizar a operação", (...).

Sobre esta declaração temos de concordar que ela apresenta uma total falta de comprometimento com o meio ambiente. Meio ambiente no qual nós, seres humanos estamos inseridos. E que se contaminado vai nos prejudicar. Na verdade a insensibilidade é enorme.Ela coloca o interesse econômico acima do social. Acima da saúde pública, da segurança da população. Mas mesmo assim foi publicada e aceita como uma fala oficial. Representando o Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

A fala também demonstra uma limitação visível. Pois todos nós sabemos a melhor maneira de superamos os obstáculos são o estudo e tecnologia. É para isto que serve a engenharia, a ciência e a tecnologia. Para nos oferecer respostas capazes de superar as nossas dificuldades. Não ver isto é parar no tempo.

A mesma matéria vincula a ação da FEPAM e da SPH da seguinte forma:

“No encontro ficou definido que técnicos da SPH e Fepam buscarão, em conjunto, uma solução viável para a realização da dragagem de recuperação da hidrovia do Gravataí”.

Será que foi esta a forma encontrada para o problema da dragagem? Uma instituição faz de conta que fiscaliza e a outra instituição de que esta cumprindo a legislação e o projeto aprovado.

COMO FICA O NOSSO GOVERNO?

Diante do exposto, temos de saber como fica o nosso Governo do Estado? Qual vai ser a sua posição sobre um assunto tão importante e delicado como este? Vai por acaso por panos quentes e proteger seus funcionários? Muitos dos quais aliados políticos?

Vai aceitar que errou?  Ou vai fazer que não viu nem ouviu nada? Numa saída clássica, ao estilo Lula, da forma de administrar a coisa pública.

Na verdade a situação esta crescendo e tomando forma. E diante da gravidade. Associado ao fato de estarmos em um ano eleitoral. Não dá para abafar um problema desta grandeza. Que certamente vai ser tema de ação do Ministério Público.

Finalizo convidando ao leitor a pensar no assunto. Peço desculpas por ter sido tão extenso, mas a importância deste caso pedia um trabalho mais consistente..

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Fotos: Carlos Oliveira

“Eco Energia I” retorna com gasolina comum embarcada em Rio Grande.

A quinta embarcação que chegou na movimentada manhã ensolarada de sábado (09/AGO) foi a barcaça-tanque “Eco Energia I”conduzida pelo empurrador de barcaças “Hélio Sffair”. Este fato foi registrado às 10:16 quando a barcaça se aproximava do canal do Cristal, já em Porto Alegre.

Segundo foi levantado, a barcaça-tanque “Eco Energia I” atracou no terminal petroleiro da PETROBRAS, em Rio Grande às 10:35 da manhã de quinta-feira (07/AGO). E lá foi carregada, a partir das 14:30 com 4.700 toneladas de gasolina do tipo comum. Numa operação que durou até às 07:45 de sexta-feira (08/AGO). Momento em que ela foi liberada para seguir sua viagem rumo a Canoas. Local em que a PETROBRAS possui o Terminal Niterói, apto a operar o seu descarregamento com a mais completa segurança.

É desta forma que a navegação se insere em nossas vidas. Mesmo que nós não conseguimos identificar, a navegação possui um poder de influência enorme no cotidiano de todos nós. Conhecer esta realidade é o primeiro passo para que possamos ter um futuro melhor. E este futuro passa pela defesa do fortalecimento da navegação e da atividade portuária. Pensem nisso e me ajudem a divulgar esta causa.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

Navio mercante “Pantanassa” chega a Porto Alegre.

O quarto navio que chegou na manhã de sábado (09/AGO) e o primeiro graneleiro foi o navio mercante “Pantanassa”. Registrado no porto de Majuro, o navio ostenta a bandeira das Ilhas Marshall. Seu comprimento total é de 180,80 metros e sua largura máxima chega a 30,50 metros. Na sua viagem pela costa brasileira há registro de uma escala no porto de Vila do Conde, Espírito Santo e outra no porto de Rio Grande.



Em Rio Grande o navio atracou no Porto Novo às 23:30 da segunda-feira (21/JUL). No entanto a operação de descarga só iniciou-se a 01:40 da madrugada de terça-feira (22/JUL). Sendo que esta operação de descarga foi concluída às 20:40 de quinta-feira. E o navio veio a desatracar do Porto Novo às 10:50 de sexta-feira (25/JUL). Após desatracar o navio foi fundear fora da barra do Rio Grande para esperar o momento em que teria liberação para atracar junto ao terminal da empresa Yara Brasil Fertilizantes. Fato que só ocorreu às 18 horas da segunda-feira (04/AGO). E que envolveu a descarga de cerca de 20.000 toneladas de sulfato de amônio granulado. Enquanto no período em que esteve no Porto Novo o volume total descarregado chegou a 10.000 toneladas. Beneficiando a vários clientes.

A atracação do navio mercante “Pantanassa” em Porto Alegre ocorreu às 10:55, junto ao cais Navegantes. Sendo previsto o descarregamento de 8.100 toneladas de sulfato de amônio granulado e 1.500 toneladas de sulfato de amônio standard. Produtos estes utilizados no fabrico de fertilizante.

Como podemos observar. O porto de Porto Alegre ainda possui um potencial logístico considerável. Saber utilizá-lo é muito importante. Pois isto pode nos trazer inúmeros benefícios econômicos e sociais. Mas para que isto possa ocorrer. Uma coisa, somente uma é preciso acontecer. É o Estado manifestar a sua vontade política de que o porto de Porto Alegre volte a ser um porto dinâmico em suas atividades. Isto, somente isto, basta para que a atual realidade mude. Pois com vontade política tudo é possível de ocorrer. Pensem nisso e me ajudem a divulgar esta causa.

Muito Obrigado!

Vanderlan vasconselos

Fotos: Carlos Oliveira

“Taurogas” vem buscar petroquímicos em Triunfo.

Passava poucos minutos das 09 horas da manhã de sábado (09/AGO) quando o navio-tanque “Taurogas” foi avistado passando pela cidade de Guaíba. Seu destino era o terminal Santa Clara, de propriedade do Polo Petroquímico de Triunfo, e que atua de forma dedicada ao embarque da produção deste complexo industrial gaúcho. O “Taurogas” era o terceiro navio-tanque que estava chegando naquela manhã. E atrás dele vinha o navio mercante “Pastanassa”. O que mostra quando as águas do Guaíba podem ser movimentadas em certos dias.


Mas voltando ao “Taurogas”, sua atracação junto ao terminal Santa Clara não pode ocorrer naquele dia. Seguindo a programação estabelecida pelos operadores do terminal. E que esta vinculada ao processo produtivo do Polo Petroquímico. Ele teve de fundear na área CHARLIE do porto de Porto Alegre. Que se localiza no rio Jacuí, junto ao braço do rio que vai passar pela ilha da Pintada. E que por ser largo, possibilita a mais completa segurança para as embarcações ali fundearem, sem prejudicar ou comprometer o transito das demais embarcações no referido rio.

Foto: Carlos Oliveira

“Gas Haralambos” chega com GLP.

O segundo navio-tanque a chegar no sábado (09/AGO) foi o “Gas Haralambos”. Carregado com gás liquefeito de petróleo – GLP, seu destino era o terminal de gás do Sul – TREGASUL. Localizado no município de Canoas, as margens do rio Gravataí. E que é o único terminal marítimo do nosso estado apto para receber este tipo de gás. Daí a sua importância estratégica para o perfeito abastecimento de todo o Rio Grande do Sul. Por vir de um porto nacional, o mesmo não precisou passar pela inspeção dos órgãos federais. Podendo, desta forma navegar diretamente para o seu terminal.


Fotos: Carlos Oliveira

“Zeugman” chega para ser carregado em Triunfo.

A manha de sábado (09/AGO) iniciou com a previsão de muita movimentação de embarcações chegando a Porto Alegre e região metropolitana. O primeiro dos navios esperados foi o de bandeira turca “Zeugman”. Que estava sendo seguido de perto pelo navio-tanque “Gas Haralambos”.

O “Zeugman” tinha como destino o terminal Santa Clara, do Polo Petroquímico de Triunfo. No entanto antes, ele teve se passar pela inspeção dos órgão de fiscalização federal. Fato que o obrigou a fundear na área BRAVO, do porto de Porto Alegre. Que se localiza em frente ao cais Mauá, entre o portão central e a usina do Gasômetro. Sua atracação definitiva só veio a ocorrer às 12:30 no píer I do referido terminal de carga.

Fotos: Carlos Oliveira