A barcaça graneleira “Trevo Norte” realizou mais uma viagem transportando 1.500 toneladas de cavacos de madeira. A carga embarcada na cidade de Taquari, e pertencente a empresa MITA. Chegou ao seu destino, o terminal marítimo Luiz Fogliatto, às 14:30 da tarde de domingo (21/DEZ). Aonde deverá ser descarregada e armazenada para posterior envio ao exterior. Cujo destino normalmente é o mercado asiático.
Diferentemente das cargas de celulose produzidas em Guaíba, e enviadas para o mercado europeu. Neste caso o que se esta exportando são cavacos de madeira. Que receberam apenas um beneficiamento inicial. Muito primário. E que não chega a agregar um valor muito maior ao produto. Como é o caso do que ocorre em Guaíba.
Incentivar a exportação é sempre bom. No entanto quanto maior for o grau de beneficiamento desta exportação, maior será o seu valor agregado. E mais riqueza será produzida e transferida para a nossa cadeia produtiva. Incentivar que isto aconteça, é trabalhar para que tenhamos um futuro melhor.
Pensem nisso!
Vanderlan Vasconselos
Foto: Carlos Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário