terça-feira, 29 de janeiro de 2013

EXCLUSIVO – Retirado o primeiro navio paraguaio do porto da capital.



Em uma operação discreta, longe dos holofotes da imprensa, foi retirado na manhã de domingo (27) o casco do ex-navio mercante paraguaio “Mariscal José Felix Estigarribia”. No entanto, graças à dedicação e agilidade do Carlos César, podemos mostrar aqui com exclusividade e em primeira mão as imagens deste fato histórico. O Carlos César que é formado em História e é membro da Sociedade Amigos da Marinha desde 1996, demonstra com isto o porquê foi escolhido para ser meu Assessor Superior enquanto estive a frente da Superintendência de Portos e Hidrovias - SPH.

A embarcação que foi retida no ano de 1997 junto ao porto de Porto Alegre, por determinação da Marinha do Brasil, após ter sido vistoriada pelo port state control que identificou uma séria de correções necessárias a serem feitas. E condicionou sua partida do porto a realização das correções apontadas. Como este serviço não foi realizado, o navio ficou retido. E seu estado de conservação agravou-se com a partida de seus tripulantes e o saque sistemático a que foi submetido. Mesmo estando retido na área do porto público e sob guarda do Estado, via Superintendência de Portos e Hidrovias - SPH. Esta grave situação já era uma realidade no ano 2000, onde diversos equipamentos eletrônicos haviam sido furtados, além da destruição das acomodações internas e de parte da sala de máquinas do navio. Fato que inviabilizou o navio para uso comercial e o que é pior comprometeu sua segurança e a do meio ambiente. No ano de 2002, após uma operação de emergência o navio teve diversos de seus tanques esgotados. Naquela ocasião, também foi retirada a água que se encontrava no interior da praça de máquinas e dos porões, dando nova condição de flutuabilidade ao navio. A operação foi gerada pela ação do então delegado da Capitania dos Portos em Porto Alegre, Capitão de Mar-e-Guerra Péricles Vieira Filho, em parceria com a FEPAM, Ministério Público, SPH e Petrobras. Depois disso a situação ficou inalterada até o ano de 2011, quando finalmente o caso começou a ter seu desfecho. Após a entrega do navio, pela quitação das dívidas existentes junto ao porto. E a realização do processo visando sua venda em leilão público. Fato que foi concluído com sucesso no ano de 2012. Durante todo este ano o navio sofreu diversas intervenções visando a retirada de parte de sua estrutura metálica. Para reduzir seu peso e dar maior segurança a manobra de remoção do mesmo. Embora os prazos inicialmente estabelecidos, no processo de leilão, tenham sido vencidos, a retirada do casco do navio foi acertada para ocorrer no início deste ano.

O “Mariscal José Feliz Estigarribia” recebeu este nome em homenagem ao herói paraguaio da Guerra da Tríplice Aliança. Pertencia ao governo paraguaio e foi construído no ano de 1984, pelo estaleiro Mitsui Engineering & Shipbuilding Co. LTD. Sua finalidade era transportar cada geral e seu peso bruto era de 3.000 toneladas, sendo que o peso leva da embarcação era de 1.470 toneladas. Medindo 89,50 metros de comprimento, e com uma largura de 13,40 metros, o navio quando cheio calava no máximo 5 metros de profundidade. Seu casco em aço naval, com costado simples e fundo duplo. Possuía dois porões de carga e dois tanques para transporte de óleo vegetal. E sobre as tampas de seus porões existiam esperas de fixação de contêineres. Fato que dava ao navio uma capacidade de carga muito ampla e resultou numa estrutura muito sólida e robusta se comparado as suas pequenas dimensões.

Fotos: Carlos Oliveira

Polo Petroquímico recebe três navios em um dia.


A manhã de domingo (27) foi movimentada para o Polo Petroquímico de Triunfo. Este fato se deveu a chegada de três navios-tanques no começo da manhã. O primeiro navio a chegar foi o “Taurogas” de bandeira panamenha, seguido pelo “Zeugman” de bandeira turca e pelo “Forte de Copacabana” de bandeira brasileira.  Sendo que tanto o “Taurogas” quanto o “Forte de Copacabana” subiram direto para o seu destino final. Já o “Zeugman” teve de esperar fundeado em frente ao cais Mauá, o momento apropriado para subir o rio Jacuí.

Este fato demonstra o quando a navegação é importante para o escoamento da produção do polo petroquímico. Principalmente no que diz respeito aos produtos líquidos. Sem considerar o grande potencial de produtos sólidos que não são escoados pelos navios ou pelas barcaças que prestam este serviço na atualidade. E que são transportados por via férrea ou rodoviária. Pagando um preço mais elevado pelo frete e reduzindo nossa competitividade econômica.

Fotos: Carlos Oliveira

“Frederico Madörin” transporta cavacos de madeira para Rio Grande.

A barcaça-graneleira “Frederico Madörin” partiu na tarde de sábado (26) para o porto de Rio Grande. Em seus porões a mesma estava levando 1.800 toneladas de cavacos de madeira, produzidos pela empresa MITA, e embarcados em seu terminal de uso privado (TUP) no rio Taquari. A chegada da “Frederico Madörin” ocorreu às 12:45 de domingo (27) junto ao Terminal Marítimo Luiz Fogliatto, na área do Super Porto de Rio Grande. Contribuindo desta forma para que lá seja estocado este produto, a fim de possibilitar um embarque mais rápido quando da chegada do navio que o levará para seu destino final.

Foto: Carlos Oliveira

Barcaça-graneleira “Trevo Norte” retorna de Rio Grande com fertilizantes.

A barcaça-graneleira “Trevo Norte”, de propriedade da Navegação Aliança retornou na manhã de sábado (26) a Porto Alegre com um carregamento de fertilizantes. Ao todo o volume trazido é estimado em 3.600 toneladas. Valor equivalente a capacidade de 120 caminhões com 30 toneladas cada um. O produto foi embarcado no terminal da empresa Yara Brasil Fertilizantes S/A, que se localiza na área do Super Porto de Rio Grande. Como podemos constatar, é desta maneira que a navegação interior contribui positivamente para o nosso sucesso econômico. Transportando os insumos que nossa indústria tanto necessita, e que será vendido ao setor agrícola com um custo menor. Possibilitando desta forma um aumento em nossa competitividade.

Foto: Carlos Oliveira

Partiu vazio o navio mercante “Santa Ines SW”.

Partiu vazio na manhã de sexta-feira (25) o navio mercante “Santa Ines SW”. A embarcação que terminou sua operação de descarga na tarde de quinta-feira teve de fundear em frente ao cais Mauá e aguardar o dia seguinte para prosseguir sua viagem. Este fato se deve a impossibilidade de se navegar com grandes navios mercantes pelos nossos canais artificiais no turno da noite. E Como o percurso entre Porto Alegre e o início da Lagoa dos Patos leva aproximadamente 3 horas para ser percorrido, o navio não teve condições de fazê-lo com luz do dia.

Se para alguns basta melhorar a sinalização dos canais, para a Marinha do Brasil este fato é apenas um dos itens que fazem parte do processo de avaliação da liberação da navegação noturna. Pois também devem ser considerados a largura dos canais artificiais e os ângulos de suas curvas. Por sinal este questionamento foi feito à Superintendência de Portos e Hidrovias – SPH quando eu ainda era diretor superintendente no ano de 2011. E pelo que me consta, não foi dada resposta à Marinha do Brasil durante todo o ano de 2012. Demonstrando um silêncio assustador para aquele que é o órgão responsável pela navegação na maior parte de nosso Estado.

Concomitantemente tenho lido discursos otimistas, distantes da realidade, e que nada contribuem para a solução do problema. Já que maquiam a realidade e iludem ao administrador público (governador) sobre a real situação do problema. Impedindo que o problema seja tratado de forma adequada e efetiva. Atrasando nosso desenvolvimento econômico e comprometendo nosso futuro. Mudar esta situação é necessário, para não dizer imperioso. Pensem nisso!

Foto: Carlos Oliveira

Barcaça-tanque “Guaíba” reforça envio de diluente para Rio Grande.

A barcaça-tanque “Guaíba” de propriedade da Navegação Guarita realizou mais uma viagem para o porto de Rio Grande. Partindo do terminal que a estatal possui no rio Gravataí, ela levou para o píer petroleiro da Petrobras em Rio Grande um carregamento de 2.900 toneladas de OCLA diluente para combustível.  Sua atracação ocorreu às 22:15 da noite de sexta-feira (25). Com esta viagem ela reforça o envio de diluente, que esta sendo armazenado em Rio Grande e que em breve será embarcado em navios maiores e transportado para outras regiões do Brasil.

Foto: Carlos Oliveira

Partiu vazio navio mercante “Goldenstar”.

Repetindo uma realidade triste, partiu vazio na tarde de quinta-feira (24) o navio mercante “Goldenstar”. Este graneleiro que veio a Porto Alegre com um carregamento de fertilizantes partiu sem nada levar. Evidenciando a nossa pouca capacidade de aproveitar a sua passagem para parte de nossa rica produção agrícola. As causas para que isto ocorra são muitas: carência de equipamentos capazes de agilizar o embarque da produção; carência de pessoal no setor comercial para captar negócios e aproveitar as oportunidades; e principalmente pouca vontade política para investir na atividade fim do porto e torná-lo rentável comercialmente. Mudar esta situação é urgente. Pois do contrário a conta de sua manutenção acabará sendo muito mais pesada para nosso Estado. Já que a administração portuária não consegue se sustentar economicamente há muitos anos, drenando recursos públicos tão necessários à saúde, educação, segurança pública, apenas para Citar alguns exemplos. Pensem nisso!

Foto: Carlos Oliveira

Barcaça “Rio Grande do Sul” chega com carga de trigo.

A barcaça graneleira “Rio Grande do Sul”, de propriedade da Frota de Petroleiros do Sul – Petrosul retornou a região metropolitana de Porto Alegre com um carregamento de trigo. As 2.000 toneladas do produto foram embarcadas em uma operação de transporto ocorrida no Porto Novo de Rio Grande. Tendo como origem o navio mercante “VTC Ace” de bandeira vietnamita, e que trouxe o trigo da argentina. O destino final desta viagem do “Rio Grande do Sul” é o terminal da empresa Bianchini, instalado as margens no rio dos Sinos, no município de Canoas.

Um fato que também chamou a atenção foi poder constatar as condições de nossos cursos d’água. Na fotografia aqui vinculada é possível observar a existência de galhos encalhados, muito próximos ao canal de navegação. Demonstrando o perigo que é navegar em nossas águas, nem sempre bem sinalizadas. No qual qualquer erro pode acarretar o encalhe da embarcação.

Foto: Carlos Oliveira

“Trevo Roxo” parte do rio Taquari rumo a Rio Grande.

A barcaça-graneleira “Trevo Roxo” atracou às 10 horas da manhã de quinta-feira (24) no Terminal Marítimo Luiz Fogliatto, vindo do terminal de uso privado da empresa MITA, localizado as margens do rio Taquari. Em sua viagem ele transportou em seus porões 1.400 toneladas de cavacos de madeira. Que tem como destino final a exportação. Desde forma a nossa navegação interior efetiva a utilização de nossos rios interiores, mesmo que os mesmos não possuam sinalização e as melhores condições para a navegação em si. Baseados na prática e experiência, as nossas barcaças são conduzidas por tripulantes com todo o cuidado. E superam as dificuldades existentes como a falta de sinalização, dragagem e de cartas náuticas a sinalizarem o melhor e mais seguro, caminho a ser percorrido. Na ausência de um Estado forte e atuante, a iniciativa privada mostra o seu valor. Ocupando o espaço e fazendo de tudo para manter nossa economia atuante. Pois do contrário ela sucumbe. É por este motivo que devemos sempre valorizar a utilização de nossas águas interiores como meio de transporte de nossa produção. Pois se não o fizermos, certamente teremos um Rio Grande do Sul menor, mais pobre e triste. Pensem nisso!

Foto: Carlos Oliveira

“Germano Becker” transporta celulose para exportação.

A barcaça graneleira “Germano Becker” transportou para o porto de Rio grande 3.500 toneladas de celulose. O produto produzido no município de Guaíba, na unidade industrial da CMPC Celulose Riograndense Ltda, foi embarcado no terminal de uso privado da empresa, localizado ás margens do lago Guaíba. A atracação no Porto Novo de Rio Grande ocorreu às 07:15 de quarta-feira (23). E o produto ficará armazenado ai até a chegada, em breve, do navio mercante que a levará para o exterior.

Foto: Carlos Oliveira

Nova embarcação da Petrosul realiza testes de mar.

A barcaça-graneleira “Piratini” pertencente a empresa Frota de Petroleiros do Sul – Petrosul, realizou “testes de mar” no último dia 22 de janeiro, terça-feira. Com isto mais uma fase do projeto de construção da embarcação é concluído, possibilitando que em prevê ela possa entrar em serviço comercial. Os testes foram acompanhados por pessoal da Marinha do Brasil e do estaleiro, e servem para verificar e aferir as características de navegabilidade da embarcação, bem como se todos os seus componentes estão funcionando conforme planejado.

Para a navegação interior do RS a entrega de uma nova embarcação é motivo de alegria. Pois demonstra o fortalecimento do setor e a perspectiva de aumento na utilização de nossos rios e canais para o transporte de nossa produção.

Foto: Carlos Oliveira

Quando a larguras dos nossos canais artificiais é pouca.

Para algumas pessoas a largura de 80 metros de nossos canais artificiais é suficiente para a navegação. Para a Marinha do Brasil, esta largura deveria ser bem maior, em torno de 120 metros, no mínimo, considerando as características dos navios de longo-curso que por aqui navegam.

Na fotografia que apresento agora, chamo a atenção para um fato ocorrido no último dia 23 de janeiro, quarta-feira. Nela se vê a barcaça graneleira “Frederico Madörin” subindo o Guaíba no exato momento em que se cruza com o navio-balizador “Benjamin Constant” na altura do antigo Estaleiro Só. O interessante é que o “Benjamin Constant” cruzou com a barcaça passando por fora do canal de navegação. Fato que para esta embarcação é possível, mas que para outro navio, de maiores proporções é impossível de ocorrer.

Diante do fato fica aqui o questionamento se é válido a atual largura de nossos canais artificiais. Já que, se para algumas embarcações de menores dimensões ela já esta estreita. O que sobra para as embarcações de maior porte? Pensem nisso!

Foto: Carlos Oliveira

“Trevo Branco” embarca produtos com destino a Rio Grande.

A barcaça-graneleira “Trevo Branco” embarcou um carregamento de 1.700 toneladas de cavacos de madeira destinados ao porto de Rio Grande. Sua viagem iniciou-se no terminal de uso privado (TUP) da empresa MITA, localizado as margens do rio Taquari. E sua chagada ao Terminal Marítimo Luiz Fogliatto, na área do Super Porto de Rio Grande, ocorreu ás 12:20 de quarta-feira (23). Como pode ser observado, esta é mais uma viagem de barcaça no qual o produto principal são os cavacos de madeira. E este fato deve ser visto como o esforço que a indústria realiza para poder exportar sua produção a um custo menor. Garantindo desta forma não só o aumento de sua receita e lucratividade, mas principalmente a manutenção dos empregos que a cadeia produtiva possui. E que dependem deste esforço na redução de custos para sobreviver. É por este motivo que devemos valorizar o transporte de nossa produção e dos insumos que necessitamos por meio de navios e barcaças. Pois são estes os mais eficientes e os que produzem os melhores resultados para nossa economia. Pensem nisso!

Foto: Carlos Oliveira

Guaratan transporta diluente de combustível.

A barcaça-tanque “Guaratan” pertencente a empresa Navegação Guarita, atracou às 11:20 da manhã de quarta-feira (23) no pier petroleiro da Petrobras, localizado no Super Porto de Rio Grande. Em seus tanques ela transportava 3.000 toneladas de OCLA diluente para combustível, produzidos pela Refinaria Alberto Pasqualini – REFAP. E que foram embarcados no terminal que a Petrobras mantém as margens do rio Gravataí, no município de Canoas.

É desta forma que a Petrobras prioriza o transporte de seus produtos. Garantindo segurança e buscando o menor preço. Fato que reflete diretamente em nosso bem-estar. Com um meio ambiente mais limpo e puro e um custo final menor para os consumidores. E neste contexto a nossa navegação interior esta cumprindo seu papel de forma exemplar. Divulgar este fato é motivo de orgulho para mim. E eu o faço com o maior prazer.

Foto: Carlos Oliveira

“Goldenstar” atraca co carregamento de ureia.

O navio mercante “Goldenstar”, de bandeira cipriota e que mede 169 metros de comprimento e possui 27 metros de largura, atracou na manhã de quinta-feira (24) no porto de Porto Alegre. Vindo do porto de Rio Grande onde havia chegado às 14:17 da terça-feira (18), e lá ficou operando até sua partida às 06:50 de segunda-feira (21), o navio trouxe um carregamento de ureia. Ao todo, para a capital do estado, esta prevista um volume de 6.000 toneladas.

Construído no ano de 2001, pelo estaleiro Imabari Shipbuildng, da cidade de Imabari, no Japão. O navio pertence ao armador grego Seastar chartering, cuja sede da empresa fica em Atenas.

Fotos: Carlos Oliveira

“Trevo Oeste” leva cavacos de madeira para Rio Grande.

A barcaça-graneleira “Trevo Oeste” transportou 1.350 toneladas de cavacos de madeira para o porto de Rio Grande. O produto pertencente a empresa MITA, foi embarcado em seu terminal de uso privado (TUP), localizado as margens do rio Taquari, e teve como destino o Terminal Marítimo Luiz Fogliatto. Onde a barcaça atracou na terça-feira (22) às 19:30.

Na fotografia aqui vinculada vemos a barcaça “Trevo Oeste” no momento em que retornava vazia para Porto Alegre; por volta das 10 horas da manhã de sábado (26).

Foto: Carlos Oliveira

“Santa Ines SW” atraca em Porto Alegre.


O navio mercante “Santa Ines SW” atracou na manhã ensolarada de segunda-feira (21) no porto de Porto Alegre. O navio que possui bandeira do Panamá e que possui 185 metros de comprimento e 32 metros de largura atracou com um carregamento de 10.000 toneladas de cloreto de potássio, que é matéria-prima na fabricação de fertilizantes. Sua operação de descarga estará a cargo da empresa D&F Logística e Representação Ltda. Que combina a experiência de Luiz Carlos Daudt e a juventude de Rafael Feijó, como sócios. Na atual viagem do navio pela costa do litoral brasileiro o mesmo realizou uma escala no porto de Tubarão, estado do espírito Santo, de onde partiu às 13:45 do sábado 12 de janeiro. Após se dirigiu ao porto de Santos, em São Paulo, onde atracou na quarta-feira (16) às 08:30 e partiu no dia seguinte às 17:05.

A vinda do “Santa Ines SW” é importante pois ele é o quarto navio mercante de longo curso que atraca no porto da capital neste ano. Gerando emprego trabalho para os trabalhadores vinculados ao Órgão gestor de Mão-de-obra – OGMO. E principalmente, garantindo uma redução no custo de nossa produção. Pois o frete marítimo além de ser mais barato, evita a perda de mercadoria ao longo de sua viagem. Fato tão comum quando se opta pelo transporte rodoviário de cargas a granel.

Fotos: Carlos Oliveira

Barcaça-graneleira “Trevo Norte” leva cavacos de madeira para exportação.

A barcaça-graneleira “Trevo Norte” atracou no Terminal Marítimo Luiz Fogliatto, às 11:30 de domingo (20). Em seus porões a mesma transportava um carregamento de 1.500 toneladas de cavacos de madeira. Produto beneficiado pela empresa MITA, e embarcado em seu terminal de uso privado (TUP) instalado as margens do rio Taquari. Este tipo de produto visa o comércio exterior, e a operação de descarga foi concluída ás 13:50 de quarta-feira (23). Por ser muito mais volumoso do que pesado, seu transporte é realizado preferencialmente por barcaças. Fazendo com que se reduza o custo de transporte e as perdas tradicionais que o transporte rodoviário e ferroviário possuem ao longo do trajeto. Deste modo reafirma-se a vocação do transporte por meio de barcaças e navios das cargas a granel. Garantindo ao setor que os produz uma relação custo benefício muito melhor e mais vantajosa, se comparada aos demais modais existentes.

Foto: Carlos Oliveira

Barcaça-tanque “Guaíba” leva produção da REFAP para Rio Grande.

Partiu bem cedo, na manhã de sexta-feira (18), do terminal petroleiro da Petrobras as margens do rio Gravataí, a barcaça-tanque “Guaíba” de propriedade da Navegação Guarita. Sua chegada ao terminal petroleiro da Petrobras, na área do Super Porto de Rio Grande ocorreu às 19:15 de sábado (19). Sendo o início da operação de descarga registrado às 21:40 e seu término às 07:20 de domingo (20). Nesta viagem a barcaça-tanque “Guaíba” transportou 3.000 toneladas de OCLA, um diluente de combustível produzido na Refinaria Alberto Pasqualini – REFAP. Produto que será armazenado neste terminal para posterior embarque em outro navio que presta serviço para a Petrobras, para que possa ser transportado para outra região do Brasil ou se for o caso exportado.

Foto: Carlos Oliveira

Barcaça-tanque “Guapuruvu” escoa produção do Polo Petroquímico.

Partiu do terminal Santa Clara, pertencente ao Polo Petroquímico de Triunfo, na manhã de sábado (19) a barcaça-tanque “Guapuruvu”, pertencente a Navegação Guarita. Em seus tanque ela transportava 2.250 toneladas de Gasoil S500, 1.560 toneladas de Tolueno e 580 toneladas de Etil Tércio Butil Eter – ETBE. Rumando com destino ao terminal petroleiro da empresa Braskem, localizado na área do Super Porto de Rio Grande. A “Guapuruvu” contribui de forma efetiva para o escoamento da produção de nosso polo petroquímico, garantindo a manutenção de empregos, a geração de riquezas e a arrecadação de nosso Estado. Este esforço deve ser reconhecido e nele a navegação possui um papel importantíssimo. Por ser o meio de transporte mais eficiente a ser empregado pelo setor industrial gaúcho. Pensem nisso!

Foto: Carlos Oliveira

Navio mercante “Santa Anna” atraca em Porto Alegre.

O navio mercante “Santa Anna”, que mede190 metros de comprimento e possui 32 metros de largura atracou no porto de Porto Alegre na manhã de sexta-feira (18). Vindo originalmente do porto de Hamburgo – Alemanha, antes de chegar a capital de nosso estado sua viagem incluiu uma escala no porto de Santos (SP). Sendo que em Porto Alegre esta prevista o descarregamento de cerca de 10.000 toneladas de insumos para a indústria de fertilizantes. Esta operação estará sob responsabilidade da empresa Sirius, que é operadora portuária com larga experiência.



Foto: Carlos Oliveira

“BBC Balboa” um bom exemplo a ser seguido.


Com a partida do navio mercante “BBC Balboa” ocorrida na quinta-feira (17) fica o exemplo do potencial de nosso porto para a economia gaúcha. Em seus porões o navio levou parte da produção industrial de nosso estado. Demonstrando que quando se quer, é possível de se superar os entreves e utilizar o nosso porto para embarcar nossa produção. Fica também, o exemplo e a dedicação do pessoal da Agência Marítima Orion, que em parceria com a BBC Chartering viabilizaram a operação. Quem sabe deste exemplo de sucesso novas operações de embarque possam ocorrer. Mudando a dinâmica decadente que existe na atualidade, e podendo reviver os tempos de ouro do porto de Porto Alegre. Onde o fluxo de navios era muito mais intenso. Trazendo e levando produtos e mercadorias. Gerando empregos e tendo seus reflexos estendidos para todos os setores de nossa sociedade.

Foto: Carlos Oliveira

Chega a Porto Alegre o navio mercante “BBC Balboa”.



O navio mercante “BBC Balboa” atracou na manha de domingo (13) no porto de Porto Alegre. Pertencente ao armador alemão Briese Scniffahrt GMBH & Co. KG. a embarcação atracou com o objetivo de embarcar 75 bobinas com cabos para amarração de navios e plataformas.

O produto foi produzido em São Leopoldo, pela empresa Lupatech, e faz parte de uma encomenda realizada pela Petrobras. Cuja entrega será realizada no Rio de Janeiro. O peso total deste embarque ultrapassa um pouco a 2.020 toneladas. E este é um dos poucos produtos que são embarcados pelo porto da capital do Estado. Fato de revela a falta de estímulo a utilização deste modal por parte de nosso setor produtivo. Seja ele o industrial, agrícola ou comercial. Estimular e dar visibilidade ao fato é o mínimo que posso fazer. A operação de carregamento do navio esta a cargo do escritório local da Agência Marítima Orion. E é acompanhada pessoalmente pelo representante local da BBC Chartering, João Carlos Cabral.

Fotos: Carlos Oliveira

Barcaça-tanque “Guarita” transporta produção do polo petroquímico de Triunfo.

Atracou às 15 horas de quinta-feira (10), no terminal petroleiro da empresa Braskem, junto ao Super Porto de Rio Grande, a barcaça-tanque “Guarita”. Vinda do terminal Santa Clara, de uso exclusivo do Polo Petroquímico de Triunfo. A “Guarita” transportava em seus tanques 1.140 toneladas de Etil Tércio Butil Eter – ETBE; 1.050 toneladas de Xileno e 600 toneladas de Benzeno. Contribuindo para o escoamento de forma segura da produção de nosso polo petroquímico. De forma a permitir não só a segurança no transporte destes produtos, como de todas as pessoas ao longo do trajeto. Pois sua utilização reduz a circulação de veículos de carga pesada. Estimada, por alto, como equivalente a 93 caminhões. È desta maneira que a navegação contribui para o nosso bem-estar. Pensem nisso!

Foto: Carlos Oliveira

Barcaça "Trevo Roxo" busca fertilizantes em Rio Grande.

A barcaça graneleira “Trevo Roxo” de propriedade da Navegação Aliança, partiu vazia na manha domingo (06) com destino ao porto de Rio Grande. Lá sua atracação ocorreu no dia seguinte, às 07:30 no Terminal Marítimo Luiz Fogliatto. Ocasião em que iniciou a operação de carregamento de 3.200 toneladas de fertilizantes. Fazendo com que nesta simples viagem, ela possa transportar um volume superior ao de 106 veículos de carga pesada com 30 toneladas cada um. É nestas horas que se vê a grandeza do potencial de nossos cursos d’água no transporte de nossa produção. E o quanto ele pode auxiliar no nosso crescimento econômico e bem-estar social. Pensem nisso!

Foto: Carlos Oliveira

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

ESTEIO E AS ELEIÇÕES:

Na audiência de ontem(16) foram ouvidos prefeito, vice, testemunhas de acusação e defesa dos investigados. O Juiz e o Ministério Público determinaram a intimação do Empresário contratado pela prefeitura para realizar obras de construção dos postos saúde dos bairros: Cruzeiro e Tamandaré somente na semana eleição.

Audiência foi marcada para segunda-feira(21), as 17 horas.

A busca pela Justiça continua.

Um abraço e uma auspiciosa manha de quinta-feira

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    Vanderlan Vasconselos

domingo, 13 de janeiro de 2013

ATENÇÃO:


DESIGNADA AUDIÊNCIA  DA AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL - ELEIÇÃO 2012 - ABUSO - DE PODER DE ECONÔMICO - DE PODER POLÍTICO / AUTORIDADE - USO INDEVIDO DE MEIO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - CONDUTA VEDADA A AGENTE PÚBLICO - PEDIDO DE CASSAÇÃO DE DIPLOMA - PEDIDO DE DECLARAÇÃO DE INELEGIBILIDADE - DIA 16 DE JANEIRO DE 2013, QUARTA-FEIRA, ÀS 14 HORAS, SALA AUDIÊNCIA DE CRIMES, NO FÓRUM DE ESTEIO.

UM ABRAÇO E UMA ILUMINADA TARDE DE SEXTA-FEIRA
    Vanderlan Vasconselos

Uso da máquina pública pode invalidar eleições em Esteio


Ministério Público Eleitoral pede ao Juiz designação de Audiência.

Empresa vencedora de licitação para construção de unidades básicas de saúde recebeu ordem para colocar caminhões na rua e “fazer movimento” em dois bairros uma semana antes das eleições. Depois disso, licitação foi anulada e foi sugerido a um representante da empresa que “deixasse como estava, pois seria ressarcido de outra forma”. Além disso, a empresa teria convites facilitados em outros contratos.

Uma ação de investigação judicial eleitoral pode causar uma reviravolta no resultado das eleições em Esteio. Na semana passada, a coligação Esteio Merece Mais, formada por nove partidos – PSB, PDT, PPS, PP, PRB, PPL, PSL, DEM e PSDB –, apresentou denúncia contra Gilmar Rinaldi e Fladimir Costella, candidatos a prefeito e vice, respectivamente, pela coligação Frente por Esteio, composta por 11 partidos: PT, PMDB, PTB, PCdoB, PV, PSC, PHS, PR, PSD, PSDC e PRTB. A ação foi protocolada no final da tarde desta sexta-feira, dia 14, na Justiça Eleitoral de Esteio.

A ação foi gerada a partir de denúncia da empresa Lisboa & Cunha Ltda, vencedora da concorrência pública nº 10/2012, da Prefeitura Municipal de Esteio, cujo objeto da licitação foi a construção de unidades básicas de saúde nos bairros Tamandaré e Cruzeiro, naquele município. Conforme um representante da empresa, que lavrou termo de declarações perante o Ministério Público no dia 27 de novembro, após o empenho das obras, cerca de sete dias antes das eleições municipais ele recebeu ordem verbal para iniciar os trabalhos, colocar os caminhões na rua e fazer “movimento” nos referidos bairros.

Dias depois, em 24 de outubro, a empresa recebeu notificação de anulação dos procedimentos licitatórios, sob o argumento de que o Município não havia publicado o edital no Diário Oficial da União, já que a verba era federal.  Em reunião na Prefeitura, com os secretários da Fazenda, do Planejamento e da Saúde, o representante da empresa, que já havia investido mais de R$ 50 mil, ouviu a sugestão de que “deixasse como estava, pois seria ressarcido de outra forma”. Inclusive um dos secretários, com a concordância dos demais, teria sido explícito ao sugerir aditivos ou convites facilitados em outros contratos.

Vantagem eleitoral

Segundo o representante da empresa denunciante, foram os próprios prefeito e vice que determinaram, pessoalmente, o início aos trabalhos antes mesmo da ordem formal. “Eles disseram que as obras poderiam iniciar, pois tinham que ganhar as eleições”, afirma. Para a coligação Esteio Merece Mais, o depoimento deixa nítida a intenção de Rinaldi e Costella de obterem vantagem eleitoral valendo-se do poder de suas autoridades.

Mesmo sem a observância das formalidades legais, como ordem de início escrita ou homologação e ratificação pela Caixa Econômica Federal, por exemplo, determinaram o início das obras a fim de causar impacto visual e responder ao eleitor, ao qual haviam prometido as obras, porém até aquela data sem efetivo cumprimento da promessa de campanha.

Os autores da ação alegam que a conduta do prefeito e do vice foi uso indevido, desvio ou abuso do poder político e de autoridade. “Eles utilizaram seus cargos para obtenção de vantagem eleitoral em benefício de suas candidaturas; é o chamado, popularmente, uso da máquina”, afirmam.

Saiba mais:

- A ação busca apurar fatos que incorrem em inelegibilidade e cassação do diploma, conforme prevê o artigo 22 da Lei de Inelegibilidade, quando se refere a “...pedir abertura de investigação judicial para apurar uso indevido, desvio ou abuso do poder econômico ou do poder de autoridade, ou utilização indevida de veículos ou meios de comunicação social, em benefício de candidato ou de partido político...”

- A denúncia poderá incorrer na inelegibilidade dos candidatos eleitos pelos oito anos subsequentes. Além disso, eles poderão ter cassados seus registros ou diplomas em função da interferência do poder econômico, desvio ou abuso do poder de autoridade. Os autos ainda poderão ser remetidos ao Ministério Público Eleitoral, para instauração de processo disciplinar e ação penal.

Mais informações:

Advogado Vanir de Mattos

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A história de Vanderlan Vasconselos confunde-se com a de Esteio, pois ele foi Vereador e duas vezes Prefeito.
 Acredita que ESTEIO MERECE MAIS.

ACOMPANHE:



quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Taurogas é o primeiro navio a chegar no ano de 2013.



Com a chegada do navio-tanque “Taurogas”, pouco antes da 9 horas da manhã desta quinta-feira (03), abriu-se a temporada de 2013 da navegação de longo curso junto a região de Porto Alegre. O navio-tanque que presta serviço à empresa Braskem, chegou da Argentina. Realizou uma rápida parada na área de fundeio “Bravo”, do porto de Porto Alegre, e que se localiza defronte ao Cais Mauá; ocasião em que sofreu a vistoria dos órgãos de fiscalização federal. Após liberado, seguiu sua viagem cujo destino final era o terminal Santo Clara, de uso exclusivo do Polo Petroquímico de Triunfo, onde atracou às 12 horas.

Na área do Polo Petroquímico o “Taurogas” se juntou a mais dois navios-tanque que lá se encontram, a saber: “Gas Puffer” e “Norgas Orinda”. Que se encontram fundeados na área “Charles”, localizada no rio Jacuí, a espera do momento correto de partirem.

Desta forma o nosso polo petroquímico mostra a força de sua dinâmica. Fato que garante uma intensa movimentação de cargas perigosas por nossa hidrovia, com plena segurança, e eficiência. Nas fotografias aqui apresentadas vê-se dois momentos de sua chegada. No primeiro a aproximação do navio, tendo ao fundo a presença do navio mercante “Loyalty” que chegou mais tarde. Na segunda imagem vê-se o “Taurogas”navegando rumo ao rio Jacuí, após ter sido liberado pelos órgãos de fiscalização federal.

Fotos: Carlos Oliveira

Polo Petroquímico de Triunfo recebe o navio “Forte de Copacabana”.


O navio-tanque brasileiro, “Forte de Copacabana” chegou na manhã de domingo (06) a Porto Alegre, tendo como destino o polo Petroquímico de Triunfo. Este é o segundo navio que chega para ser carregado no terminal de uso privado (TUP) do Polo Petroquímico neste início de ano. Fato que demonstra o quanto é dinâmico este terminal. E principalmente sua importância para a nossa economia.

Foto Carlos Oliveira

Partiu vazio, no início da tarde de sábado, o navio mercante “Loyalty”.


Por volta das 14 horas da tarde de sábado (05) o navio mercante “Loyalty” partiu do porto público de Porto Alegre. Seguindo rumo à Argentina, o navio mercante partiu com seus porões vazio. Mesmo sendo o nosso Estado um grande produtor agrícola, e possuindo em sua área portuária uma estrutura de silos para o armazenamento e embarque de nossa produção rural.

Como podemos constatar, há muito trabalho para ser feito se queremos realmente ter um porto dinâmico em nossa capital do Estado. Capaz não só de receber os produtos que nós necessitamos, mas também de embarcar a nossa produção. Reduzindo custos do setor importador e do exportador. Agregando com isto, maior poder de competitividade à nossa economia. E alavancando o progresso de toda a área sob sua influência. Que pode ir muito além de Porto Alegre e da Região Metropolitana. Pensem nisso!

Foto: Carlos Oliveira

Navio mercante “Loyalty” atraca com carregamento da sal.



O navio mercante “Loyalty”, de bandeira liberiana, e que mede 176 metros de comprimento e possui 26 metros de largura atracou no porto de Porto Alegre na manhã de quinta-feira (03/JAN). Este foi o primeiro navio de bandeira estrangeira a atracar no porto público da capital do Estado. E em seus porões o mesmo trouxe cerca de 8.500 toneladas de sal marinho. Produto extraído e embarcado no estado do Rio Grande do Norte.

Realizando uma viagem de cabotagem, deste o porto de Areia Branca – RN até Porto Alegre – RS. A princípio a chegada do “Loyalty” havia sido anunciada, pela administração do porto, para a semana do Natal de 2012. No entanto, nesta época ele recém estava chegando ao porto de Paranaguá. Onde fundeou às 12:06 de sexta-feira (21) para aguardar o momento de se dirigir ao porto para descarregar. Este fato veio a ocorrer na sexta-feira (28) sendo que sua saída efetivou-se às 19 horas de domingo (30).

O “Loyalty” é um navio novo. Sua construção data do ano de 2011. E foi realizada pelo estaleiro chinês New Century Shipbuilding, da cidade de Jingjang. Pertence ao armador grego Cosmo Shipmanagement, cuja sede da empresa localiza-se em Atenas.

Fotos: Carlos Oliveira

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Por quê? 40 x 1

PODERIA SER DIFERENTE MAS A MAIORIA TEM QUE QUERER!!!
PRIMEIRO SABER... AI ENTRA VOCÊ CURTINDO E COMPARTILHANDO.
Várias poderiam ser as histórias (Ali Baba e os quarenta ladrões,...Carga tributária brasileira...) mas este titulo ou placar é único e verdadeiro no Brasil em 2013.

Com todos reajustes possíveis e imagináveis o SALÁRIO MÍNIMO NACIONAL, QUE PELA CONSTITUIÇÃO DEVE SER SUFICIENTE PARA COBRIR AS SUAS  NECESSIDADES  vitais básicas e às de sua Família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social. PARA ISTO PASSA A PARTIR DE JANEIRO DE 2013 = R$ 678,00 (SEISCENTOS E SETENTA E OITO REAIS), por mês.

JÁ O SALÁRIO DOS MINISTROS DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), que foi publicado dia (31/12/2012) no Diário Oficial da União. Desta forma, eles passam a receber a partir de janeiro de 2013 o valor R$ 28.059,29 (VINTE OITO MIL CINQUENTA NOVE REAIS COM VINTE NOVE CENTAVOS), por mês.

Dividindo um pelo outro, ou VENDO QUANTOS CABEM UM D'OUTRO, chegaremos ao placar de 40 por um.
Claro todos envolvidos são seres humanos com as mesmas necessidades, mas entender isto é falar de cidadania, igualdade,  fraternidade e humanidade.
AFINAL, TODOS SOMOS IGUAIS PERANTE A LEI ou UNS SÃO MAIS IGUAIS QUE OUTRO$.
VOCÊ DECIDE.
PARTICIPE DA SOCIEDADE, AFINAL VOCÊ É SÓCIO CONTRIBUINTE.

Um abraço e uma iluminada manha de quarta-feira